Ir ao conteúdo

Preciso ajuda - apagar Linux e instalar XP

cbsgrillo

Posts recomendados

Postado

É o seguinte...minha prima é marinheira de primeira viagem em pc e comprou um pc básico que veio com Linux instalado....agora eu quero instalar o WinXP pra ela e desinstalar o Linux Kurumin....só que eu não manjo nada de Linux e queria uma ajuda aí de como fazer isto.....pensei que era só fazer o boot a partir do cd de instação do XP , formatar o HD e instalar normal, mas quando fiz o boot o pc ficou travado na tela preta e nada aconteceu.....depois tentei rodar o setup do xp a partir do cdrom com o Linux aberto e nada dele rodar também.....então, eis o meu apelo aqui....como faço isto?????

Valeu pela ajuda...obrigado

Postado
Postado Originalmente por cbsgrillo@18 de fevereiro de 2006, 18:06

É o seguinte...minha prima é marinheira de primeira viagem em pc e comprou um pc básico que veio com Linux instalado....agora eu quero instalar o WinXP pra ela e desinstalar o Linux Kurumin....só que eu não manjo nada de Linux e queria uma ajuda aí de como fazer isto.....pensei que era só fazer o boot a partir do cd de instação do XP , formatar o HD e instalar normal, mas quando fiz o boot o pc ficou travado na tela preta e nada aconteceu.....depois tentei rodar o setup do xp a partir do cdrom com o Linux aberto e nada dele rodar também.....então, eis o meu apelo aqui....como faço isto?????

Valeu pela ajuda...obrigado

cara, é tranquilo! existem várias formas, uma delas é ter em mãos um programa de particionamento e apagar as particoes linux e criar uma ntfs, mas uma maneira rápida e que não exige conhecimento é essa:

Veja qual é a fabricante do hd da sua prima e vá no respectivo site baixar o programa de reparo do hd. Tu vais precisar de um disquete formatado. Alguns programas instalam tudo o que precisa no disquete automaticamente, mas se não for o caso, formate um disquete com a opção "arquivos de sistema" marcada, depois largue o conteúdo do download dentro do disquete. Reinicie o pc e digite na linha de comando o nome do programa principal, no "A:". Ex: o HD samsung utiliza um programa chamado hutil.exe, e ele não cria um disquete sozinho, foi preciso formatar com arquivos de sistema e colocar o hutil e extras dentro do disquete. Depois é barbada, procure a opção de zerar o hd, ou fill zero, ou low format e zere o hd! Todas as partições irão sumir. Aí é só reiniciar com o cd do XP no drive.

Postado

Pra que deletar o Kurumin??? Tão bom o SO de seu Marimoto...

Cria uma nova partição com o Kurumin (acho q dá suporte a FAT32) e instala o XP nesta nova partição.

Dê uma olhada neste fórum específico:

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/119/

Além do que, não sei qual o seu plano, mas me parece que ao substituir o SO nativo destes PCs perde a garantia, precisa verificar no contrato.

falou...

• 1 ano depois...
Postado
Já tentou pelo fdisk(só no win98),formatar,criar unidade lógica,depois tira o cd do 98 e entra com o boot do xp,espero ter ajudado,boa sorte :-BEER

William,

Me ajuda e fazer esse negocio de fdisk/mbr????

valeu,

Renata.

Postado

Renata.

Se o disco de boot do XP fica na tela preta, é provavel que seja algum problema de hardware. Isso aconteceu muito comigo quando um cabo do hd estava com problema. O hd funcionava na boa, sem problema algum, mas não reinstalava o xp (ficava na tela preta). Depois que troquei o cabo, o disco do xp "voltou" a funcionar sem qualquer problema (ele até funcionava antes, mas eu precisava ficar mexendo no cabo quando dava boot no cd. Como era mais fácil trocar o cabo do que ficar fazendo mandinga, foi simples de resolver).

Tente o seguinte:

Consiga um disco de boot do windows 98 (disquetes em http://www.bootdisk.com), dê o boot usando esse disquete (ou outro que você conseguir).

Após dar o boot, quando tiver carregado o prompt do DOS, digite o comando fdisk, e delete todas as partições que existirem. O programa é bem simples e fácil de usar. Crie outra(s) partições pra instalar o windows. Depois coloque o cd do windows xp, dê o boot e instale normalmente na partição que você tiver escolhido.

Postado

Bruno já que você me ajudou muuuuito, vou te contar minha historia.Bem, comprei um PC com linux. Formatei e coloquei o XP. Estava tudo lindo até que um dia, ele deu pala e não reinicia. Cai em uma tela preta falando que o computador pode ter sido desligado incorretamente e tal. Pergunta se você quer iniciar da mesma forma anterior, entrar no modo de segurança e outros lá. Só que qualquer opção que você escolhe, não entra. Fica num looping e não sai. Dai me sugeriram que pode ser problema no gerenciador de boot(porque o linux tem um diferente e tal). Dai entrou o fdisk com boot no win 98. ´Só queria ajuda porque nunca fiz isso e me senti insegura!!!!

valeu,

Renata.

Postado

Boa tarde Galera.

Estou com esse problema, eu não consigo instalar o XP e não sei o que fazer, pois o meu computador não tem o Drive de disket, ele não deixa eu executar nenhum CD, ele ate encherga o mesmo mas não executa. O que eu faço.

Obrigado;

Postado
uma duvida... meu PC nao tem disket pra dar boot do win 98. POde ser pelo CD? Eu posso comprar um CD piratão normal?

pelo pouco q entendo você pode dar boot com o cd sim , n precisa ser d fato um disquete n........quanto ao fdisk da uma olhada nesse tutu ae [email=http://www.pcforum.com.br/cgi/yabb/YaBB.cgi?board=Hardwareemgeral;action=display;num=1113943383]http://www.pcforum.com.br/cgi/yabb/YaBB.cgi?board=Hardwareemgeral;action=display;num=1113943383, talvez possa te ajudar....t+

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!