Ir ao conteúdo

Antes de postar qualquer dúvida... (F.A.Q)

BuZz

Posts recomendados

Postado

Vou tentar fazer uma pequena F.A.Q dessa seção devido a muitos tópicos repetidos e até cansativos pra quem gosta de ajudar o pessoal nessa seção como eu, gostaria que acrescentacem mais itens na medida do possível também.

Então vamos la:

Geral

1. Antes de postar alguma dúvida atualize o driver de vídeo com pelo menos 2 versões diferentes da sua atual, de preferência uma mais recente e outra antiga.

2. Tela azul em 99% dos casos indica falhas de hardware, você deve verificar se a memória está ok, se o processador e a placa de vídeo não estão trabalhando com temperaturas elevadas.

3. Existe diversos modelos e variações de cada modelo a venda, se sua placa tem clock abaixo possivelmente ela é uma dessas variações, para identificar se uma placa é falsa, retire o dissipador e dê uma olhada no chip(integrado) da placa, baixe um driver oficial da nVidia no site, se ele não instalar já é 90% de certeza, Riva Tuner também poder ser usado.

4. Para saber se sua placa é 32bits, 64bits, ou 128bits basta contar quantos integrados de memória existe na placa, sendo que; 2 integrados igual a 32bits, 4 integrados igual a 64bits, 8 integrados igual a 128bits(cuidado para não confundir existem placas que tem 4 ou 2 integrados de cada lado) ou então pegue o Riva Tuner que ele idêntifica.

Geralmente placas de 64bits são vendidas como SE que significa "Special Edition" que de especial não tem nada, você pode ver pelo preço também, custam em média 50-80 reais a menos do que uma placa normal no mesmo modelo.

5. Borrões na tela ou instabilidade muito grande no FPS provavelmente é um problema de temperatura, se o caso não for temperatura infelizmente sua placa está indo embora, não confundam defeito de renderização com os pequenos pontos coloridos que podem ser encontrados em todos os games quando se joga em 16bits de cor.

Links

Drivers nVidia

Todos os drivers oficiais da nvidia podem ser encontrados aqui (ftp oficial)

Drivers nVidia Modificados

Diversos drivers modificados para download, (guru3d.com)

Utilidades para OverClock e Otimizações

Programas de overclock e otimizações para placas de vídeo nVidia, entre eles o Riva Tuner, PowerStrip e o Coolbits (guru3d.com)

Programas para BenchMark e Demos

Programas de bench e demos, para pontuar comparar sua placa (guru3d.com)

Perguntas e Respostas

P: Qual a diferença do AGP 4X pro 8X?

R: A diferença do AGP 4X pro AGP 8X é muito pequena, apenas um pequeno acréscimo na velocidade real, pela especificação parece que o AGP8X tem o dobro da velocidade, mais não é isso.

P: Placa AGP 8X funciona com slot AGP 4X?

R: Funciona normalmente, a partir do AGP 2X o slot se tornou universal aceitando todas as placas AGP, ou seja slot 4X funciona com qualquer placa mais nova, slot 8X funciona com qualquer placa mais antiga. Você deve tomar alguns cuidados somente se sua placa for muito antiga mesmo e o slot AGP 2X nessa época ainda havia problemas.

P: O que é PCI-E? Placa PCi-E fucniona no AGP?

R: PCI-E = PCI-Express novo padrão para slots criados pela Intel que oferece uma velocidade de 16X até o momento, acredito que esse 16X realmente seja o dobro ou quase isso em relação ao AGP8X não tenho certeza.

Placa PCI-E não funciona em slot AGP de jeito nenhum.

P: Minha GF4 MX4000 só da problemas o que eu faço?

R: Tente várias versões de drivers, isso é essencial e básico, o modelo MX4000 da GF4 foi o pior já lançado pela nVidia tenha isso em mente, procure não forçar a placa e verificar as temperaturas.

Além de que elas podem ser 32bits ou 64bits e em casos raros 128bits.

P: O que é 3Dmark?

R: 3Dmark é um programa para medir e pontuar(BenchMark) as capacidades de sua placa, podendo assim fazer um comparativo entre outras mais potentes e até do mesmo modelo, ele roda uma aplicação 3D no seu PC como se fosse um jogo, com isso ele vai medindo os frames por segundo e no final da uma pontuação para sua placa.

Você pode aumentar essa pontuação fazendo overclocks e otimizações no drivers, uma das grandes utilidades do programa é também auxiliar nessas melhorias, você ficará sabendo mais exatamento o quanto melhorou suas otimizações e overclock.

Também é um ótimo indicador de problemas, se sua pontuação estiver muito abaixo por exemplo, pode ser algum problema.

OverClock

O que é OverClock?

Overclock significa acima do Clock, frequência acima do padrão, o overclock conssiste em aumentar a frequência de um processador ou memória acima do normal tendo em vista um aumento considerativo no desempenho do sistema.

É seguro?

Dependendo do ponto de vista sim, geralmente não, como você vai colocar o seu produto acima da capacidade padrão dele, você poderá ter problemas, o risco sempre existe, porém se você fizer uma boa refrigeração nada de grave pode acontecer, os riscos do OverClock é de longo prazo, muito dificilmente você vai estragar sua VGA em 10minutos por causa de um overclock mal feito, o segredo é aumentar de 20mhz em 20mhz para não ter problemas.

È só lembrar que o grande vilão é a temperatura.

Como posso fazer um OverClock na minha VGA?

Tem dois caminhos, um pela BIOS fixando como padrão a frequência desejada, outro via software's (Recomendado) via software é mais tranquilo e mais seguro, programas mais usados para overclock;

Riva Tuner

PowerStrip

Coolbits

Você pode baixar esses programas nos links acima...

Drivers Modificados

O que são drivers modificados?

Como o próprio nome já diz, são drivers modificados por terceiros sem nenhum compromisso para que se obtenha melhor desempenho ou qualidade de imagem das placas, geralmente você pode optar por qual otimização o driver vai fazer.

Eles podem danificar meu sistema ou minha placa?

Danificar o sistema é totalmente possível até em drivers oficiais beta, porém pouco provável, danificar a placa de vídeo eu não creio ser possível pois é um software, e são apenas drivers oficiais reconfigurados.

Para baixar drivers modificados veja "Links"

----

Por enquanto é só, adicionem outras dúvidas mais básicas, e me corrigem no que estiver errado beleza?

Falou gente, espero que isso reduza os cansativos e muitos tópicos repetidos.

Faloussss :joia:

Postado

só pra aumenta um pouco mais aqui

antes de condenar a sua placa ou pensa-lá q já era faça sempre teste com ela

você pod pega a sua placa testa-lá em um outro micro e ver os resultados ver se num acontece o mesmo problema q acontece com você se talvez o problema ocorre oem outro micro entaõ sabe que o problema é a placa ou até mesmo drivers e aquecimentos como foi citado

teste também pegando uma outra placa emprestada preferencialmente uma q seja da msma linha q a sua e teste em seu micro veja se acontecerá o mesmo problema pois pode haver variações

em jogos por exemplo tnete sempre procurar pra ver se há atualizações pois as vezes na versao do game pod haver rejeitação do game para sua placa e com as atualizações feita esse problema pode acabar

e num sempre veja as atualizações como a limpeza de seu micro que também é um fator muito importante

falou :-BEER

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!