Ir ao conteúdo

Nota de falecimento: ECS N2U400 PC não inicia mais

qarcanjo

Posts recomendados

Postado

Eu não consegui ainda encontrar o que significaria este código... Luz de power piscando.

A placa mãe não dá boot mais. Já troquei fonte e verifiquei o processador em outro Pc, e está tudo bem. É a placa mãe mesmo. Depois de uma tentativa frustrada de overclock, o PC não reiniciou. Zerei o setup e reconfigurei o PC. Entrei no Windows, e pouco tempo depois o sistema travou. Aí mais duas travadas, uma com tela azul. Não estava em casa na hora, e não vi o que havia escrito. Pedi por telefone que desligassem o estabilizador, que eu veria depois. Depois disso o PC nunca mais ligou, e fica só piscando a luz de power. Ventoínhas funcionam e tal, mas sem apitos, sem video, nem nada.

A placa mãe é uma ECS N2U400 e está ligada completamente certinho. Tanto memória quanto processador já foram testados e aprovados em outra máquina, depois do incidente.

Informo que a placa-mãe estava já com defeito, pois não funcionava a IDE primária, e fazia um zumbido tipo elétrico enquanto executava certas operações. Mas a placa era estável.

O processador é um Athlon XP 2600+ barton que dá conta de funcionar com fsb400 com vcore normal na minha kt6V (não 100% estável, mas entra no Windows e dá para usar normal. Se forçar, dá boot.).

O problema aconteceu depois de elevar o FSB a 400Mhz, situação em que clock PCI e todo o resto estão normais. O sistema não iniciou, e o resto da história vocês já sabem.

Será que meu chipset terminou de ir para o saco, ou pode ter queimado algum outro componente substituível? O zumbido parecia vir ou do northbridge ou do controlador de tensão que fica logo ao lado. A placa não tem danos físicos nem capacitores estufados. Não há meleca marrom nos capacitores, mas alguns deles tem alguma coisa raspenta e esbranquiçada naquela tampinha de cima, como se tivesem vazado, ou passado cola, mas não estão estufados. (vou até verificar isso com meu irmão que entende um pouquinho de eletrônica)

Se alguém tiver dicas ou sugestões, eu agradeço.

T+!

Postado

Olha só, isso pode ser mau contato da memoria, retire-a e passe uma borracha nela mais com força (apenas no contato dela) e coloque-a no slugar novamente, se ligar bem, se não ligar ai o negocio fica mais feio... se ele não ligar posta aqui que a galera te ajuda ou eu mesmo!!

Leonardo

Postado

ihhh! Essa placa é dessas com bios soldada... :cry: Mas a placa deu até uma ligadinha depois de ficar piscando o led de power. Ligou, piscou o led três vezes, estabilizou e deu video... Só que aí eu resetei, pois estava mesmo é desligando ela naquele momento. Mas até agora isso não se repetiu.

Mau contato de memória já está descartado há muito tempo. A memo é nova (dois meses, estava bem firme, foi retirada, replugada e tal. Isso várias vezes. Só não testei mudá-la de banco, o que farei hoje ainda. O estado da placa é de novo. Mas valeu pela resposta. Do mais, para tentar qualquer outra coisa eu terei de esperar o final de semana. Mas podem dar suas sugestões, que no final de semana estarei testando tudo, e na segunda posto as respostas.

Valeu, gente!

Cara, o que era, terminou de ser foi agora!!! A placa já nem mais pisca a luz de power! Agora debugar ficou impossível! Será que isso é o chipset, bios  corrompida ou alguma coisa no sistema de alimentação - somente na placa-mãe, pois a fonte está 100%... tirei ela ontem de outro PC funcionando, e a fonte é de qualidade. E quanto aos capacitores com a coisa raspenta por cima? Tirarei uma foto, quando der.
Postado

É, agora eu não sei... Acho que essa placa-mãe matou meu Athlon XP 2600+. Que ele morreu, morreu, pois já é o terceiro sistema que testamos ele e não dá mais sinal de vida. Nem liga luz de power se é ele que tá lá! Mas não aconteceu mais nada para isso ocorrer. Não trincou, não super aqueceu, e funcionou bem na minha MSI depois dessa tentativa de over. Mas como era o processador mais fraco que eu tinha, voltei ele prá essa placa-mãe para fazer os testes, e não deu em nada. Depois o processador não funcionou mais em placa-mãe nenhuma. Já são três PCs de teste, todos funcionando ok com outros processadores. Taí, maior preju... :cry::cry::cry:

Postado

Cara se tinha uma borrinha branca sobre os capacitores é por que eles vazaram e, pelo jeito, levaram sua placa embora.

Tá com jeito de ser o circuito MOSFET (transistores reguladores de tensão) em curto, nessa condição ele leva embora qualquer coisa que você bote nele inclusive o processador.

Creio que eu já li um post de alguém que disse ter comprado uma n2u400-a com problema na IDE...

Bom dificilmente o chipset queima, quer dizer ele até pode queimar mas isso é muito raro, o mais comum é o MOSFET ir embora por causa dos capacitores, realmente acredito que este foi o seu caso.

Tem gente que conserta placas mãe por apenas R$ 45,00 no Mercado Livre.

inté+

Postado

É, estou desconfiado disso mesmo. Se for, espero que as PCIs e a memória tenham aguentado. A placa eu vou mandar para o conserto. Só ainda não decidi onde, mas vou tentar. Reza por mim, que tem umas PCIs caras e uma VGA carinha também por lá. Nada top de linha, mas um prejuizão se acontecer algo. :cry::cry::cry:

Postado

Calma Rapáz temos ainda muitos testes pra tentar ligar essa maquina sua, eu vou lhe indicar algum,

você pode trocar de processador, pois o mesmo pode estar queimado e ai não liga mesmo,

outra, pode ser sim mal contato da memoria, se no caso você bateu no gabinete sem querer pode ter abalado a memoria,

quando o HD esta com problemas as vezes a maquina não liga, então tente despluga-lo para ver se o problema esta nele,

quando você liga o pc o cooler roda???? então não é problema com sua placa mãe, agora se ele não roda ai você vai fazer o seguinte, coloque sua mão perto da ventoinha da fonte, (isso quando ligado) se estiver fazendo vento é que a fonte esta funcionando agora se não estiver rodando é que já era é a fonte que não liga.

se tudo o que você fez ai acima estiver funcionando mesmo depois dos testes, tente baixar os hertz do processador por junpers da placa mãe que talvez possa funcionar.

LEonardo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...