Ir ao conteúdo

Adaptador ide para usb como fazer?

neimaremerim

Posts recomendados

Postado

Seria para ligar um hd (externo) ao pc, através da porta usb?

Nesse caso, não é só um cabo, mas precisa também de um microcontrolador dedicado, como por exemplo o TUSB6250 da Texas, ou o µPD720130 da NEC, e vários outros, que não são muito fáceis de se encontrar no varejo.

Eu acho que não compensa fazer, já que tem esse tipo de adaptador no mercado por cerca de 100 reais, e já vem com fonte e tudo o mais. A menos que voce queira montar um só por hobby.

[ ]s

Postado

voce tem o tusb6250? Então seria interessante tentar botar pra funcionar! :)

Realmente a TI não está mais enviando samples pra cá, pelo menos pelo formulário do site não.

[ ]s

Postado

você poderia postar o link deste produto, também tenho interesse. :D

Postado

Barato mesmo... eu tinha visto um por 100 reais, com o 'case' para hd de 3.5" em aluminio e fonte.

Só se for só o adaptador usb <--> ide, sem mais nada.

[ ]s

Postado
Postado Originalmente por Linuxer@29 de março de 2006, 11:45

voce tem o tusb6250? Então seria interessante tentar botar pra funcionar! :)

Realmente a TI não está mais enviando samples pra cá, pelo menos pelo formulário do site não.

[ ]s

tenho sim.. mas por enquanto não tenho condiçóes pra fazer ele funcionar... so conheço uma pessoa com equipamento pra solda SMD, e esta se encontra em minha cidade natal xD

Postado

Problema é que mandam do exterior, sempre há chance de ser taxado... "a Receita Federal tem cobrado este imposto em aproximadamente 20% dos casos", texto tirado do próprio anúncio.

[ ]s

Postado
Postado Originalmente por neimaremerim@04 de abril de 2006, 16:00

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-412...books-preto-_JM

esse é o link, mas é só o adaptador ide/usb

valeu!!!

Tenho um adaptador desse tipo que pode funcionar com discos ide PC e notebook e que tem ainda alimentação .

Só um alerta :

Não funciona com todos os discos .

A questão está na alimentação.

Por exemplo com alguns discos Pc tem de se usar a alimentação do próprio PC com as fichas Molex.

Com alguns discos de notebook mais antigos não funciona pois a alimentaçao é feita pelo usb.

post-68653-13884908456729_thumb.jpg

• 2 anos depois...
Postado

Será que existe o contrário também? ou seja, um adaptador IDE para se ligar um dispositivo USB (pendrive, câmera digital...), ou mesmo um cartão SD, pois antigamente, existiam adaptadores que eram verdadeiras "acrobacias" eletrônicas, como por exemplo, um "disquete" que a Sony tinha que "simulava" um disquete, e possuía um cabo que se conectava em seus memory sticks.

Acredito que seria muito mais fácil criar uma unidade "multi entradas", além das existentes no mercado hoje, com acesso padrâo USB, mas para se utilizar as portas do IDE que estão ficando praticamente sem uso, devido ao advento dos pendeives, CD e DVD rom. Assim. poderia existir um dispositivo que a BIOS reconhecesse como sendo um floppy, ou mesmo HD, mas que internamente fizesse a conversão dos sistemas USB e demais cartões de memória, sem aquela "gambiarra" dos tais "disquetes" adaptadores, e teríamos um canal de tráfego de dados com boa velocidade, deixando mais portas USB livres, e não deixando setores da motherboard sub utilizados.

[]´s!

• 11 meses depois...
Postado

tambem procuro esse adaptador

gostaria de fazer eu mesmo

alguem nao poderia tirar uma foto do seu adaptador?

depois, poderiam falar o nome dos componentes??

assim fica fácil fazer uma placa

XD

• 1 ano depois...
Postado

gostaria d saber se da para fazer um cabo de uma pnta de usb e de outra ponta entrada de IDE que da para ligar hd ou dvd... sera que daria p/ fazer

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!