Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Remover o Pendrive sem segura queima ou não queima

edneypezao

Posts recomendados

EXPLICANDO MELHOR...

O problema mais comum que já me relataram foi:

1) Desplugando o pendrive direto, sem "remover com segurança" ele deixa de ser reconhecido, e as vezes, ao tentar acessar, o Windows reconhece como um drive não formatado (igual a um disquete não formatado por ex). Inserindo o pndrive em outro computador e formatando USANDO O SOFTWARE FORNECIDO COM O PENDRIVE ele volta a funcionar normalmente, às vezes apresenta pequenos problemas em uma ou outra função (tela embaralhada as vezes, leds da tela que não mudam mais ou mudam sozinhos,etc )

2) alguns usuários, tendo esse problema acima, FORMATAM o mp3 player através do recurso do Windows. Aí, até onde sei, a ######## está feita, porque formatando assim você perde o firmware, ou seja, o "programinha" embutido que controla o playback de mp3, display e todas as funções do aparelho. Geralmente esse problema não ocorre com pendrives "simples" que apenas armazenam dados (nunca soube de algo parecido).

Me parece que é possível RECUPERAR pendrives (pelo menos as principais funções voltam) reinstalando o firmware copiado de um aparelho igual. Seja como for, se seu PENDRIVE der problema, não hesite e formate usando o software FORNECIDO COM ELE.

Finalizando, tenho 2 palms e um MP4 da JXD, geralmente não "removo com segurança" e nunca tive problemas. Um dos palms é um Clié, e já usei tanto que me arrisco a afirmar que esse tipo de problema não deve ocorrer nele. No meu palm mais novo parece que tambem não afeta em nada. Meu MP4, é até engraçado: se você despluga o USB do micro, ele se desliga sozinho (não morre, aparece a tela de "power off..."). Se você remove com segurança, ele desliga, liga sozinho e se conecta de novo a maquina. Deduzo que os chineses tenham feito assim para evitar problemas: o aparelho é feito para ser desplugado "direto", o software/hardware dele aceitam isso perfeitamente.

Ah, e já soube de um ipod que deu esse problema identico aos pendrives baratos...

Na dúvida, e pela minha experiencia, eu recomendo os MP4 da JXD, eu comprei um já fazem umas semanas e é show de bola, o preço é ok, melhor do que pagar R$200 num mp3 que morre, ou uma fortuna num ipod que preste (os baratos são fraquinhos) e correr o risco do ladrão levar seu investimento...

abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 3 semanas depois...

"Remover com Segurança" tem como principal finalidade, se não for a única, garantir que você não remova o dispositivo, com algum arquivo dele aberto.

Se você tiver certeza que não tem nenhum arquivo aberto, não deverá ter problemas em remover diretamente o dispositivo.

Link para o comentário

Utilizar a função "remover hardware com segurança" garante sim uma "segurança" maior, pois o que ele faz é "desligar" o dispositivo que está conectado ao USB, tanto é que depois desse procedimento, alguns aparelhos que possui alguma luz (mp3, leitor de cartões etc...) ela se desliga, porque se corta a energia. Retirar o dispositivo sem este processo é como se você tirar o fio da tomada do seu pc, puxar o fio da televisão quando tá ligada...Não necessáriamente queima na hora, mas com o tempo vai danificando podendo queimar sim...

[]'s

Link para o comentário

• 3 anos depois...

Gostaria apenas de consertar esse absurdo dito acima.

Remover com segurança é apenas para interromper o fluxo de arquivos, como leitura/gravação. Se retirar um pendrive sem fazer isso, o que pode ocorrer é de corromper arquivos, danificando as vezes o processo de reconhecimento do pendrive, onde pessoas dizem que "queimou", como daniel31337 relatou acima, que as pessoas resolvem formatando.

Quanto à energia da porta USB, ela NÃO é desligada, sem um LED de leitura/gravação apaga ou não, isso não tem nada a ver com a energia da USB desativada e, definitivamente, a energia não é cortada, portanto, remover como segurança não previne queima.

Para prevenir queima, deve-se sempre ter cuidado ao colocar/retirar o pendrive, pois ao retirar, por exemplo, não se deve puxar de um lado para o outro, e sim puxar "reto", sem fazer movimentos laterais. Deve-se observar se os conectores estão limpos, sem qualquer tipo de partícula dentro. Quanto a queimar, só pen drives de marcas ruim que deixam de funcionar do nada mesmo, ou se uma determinada porta USB de um PC estiver com problemas, em curto, algo do tipo.

Link para o comentário

Gostaria apenas de consertar esse absurdo dito acima.

Remover com segurança é apenas para interromper o fluxo de arquivos, como leitura/gravação. Se retirar um pendrive sem fazer isso, o que pode ocorrer é de corromper arquivos, danificando as vezes o processo de reconhecimento do pendrive, onde pessoas dizem que "queimou", como daniel31337 relatou acima, que as pessoas resolvem formatando.

Quanto à energia da porta USB, ela NÃO é desligada, sem um LED de leitura/gravação apaga ou não, isso não tem nada a ver com a energia da USB desativada e, definitivamente, a energia não é cortada, portanto, remover como segurança não previne queima.

Para prevenir queima, deve-se sempre ter cuidado ao colocar/retirar o pendrive, pois ao retirar, por exemplo, não se deve puxar de um lado para o outro, e sim puxar "reto", sem fazer movimentos laterais. Deve-se observar se os conectores estão limpos, sem qualquer tipo de partícula dentro. Quanto a queimar, só pen drives de marcas ruim que deixam de funcionar do nada mesmo, ou se uma determinada porta USB de um PC estiver com problemas, em curto, algo do tipo.

Assino em baixo.

Só complementando: alguns sistemas operacionais utilizam uma espécie de cache do núcleo do sistema para fazer o pendrive executar mais rápido - com isso é mais fácil de ter seus dados corrompidos se não aparecer "remover hardware c/ segurança", se no seu sistema o cache relacionado a esta "artimanha" não estiver habilitado, o corrompimento de dados deverá ser bem menor.

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!