Ir ao conteúdo

Tutorial: Criando Transição no DVD Architect

Posts recomendados

Postado

Pessoal, desenvolvi uma técnica para fazer transição no DVDA. Esta técnica serve para outros programas de autoração, desde que haja possibilidade de criar os links. E pode usar qualquer plugin do Premiere.

Os programas utilizados são:

- DVD Architect

- Camtasia

- Premiere

Vou partir do princípio que todos sabem utilizar estes programas, pois não cabe aqui ficar dando detalhes de uso dos mesmos.

Primeiramente criamos os dois menus que vamos utilizar:

A seguir, entramos no preview de cada menu e capturamos uns 2 ou mais segundos de cada um deles usando o Camtasia. Quando for motion menu, podemos capturar todo o menu e na edição trabalhar com a parte final do menu 1 e a parte inicial do menu 2. Após a captura nomeamos os arquivos como cliptrans1 e cliptrans2. Abaixo temos o Camtasia em ação.

Agora, chegou a vez do Premiere. Importe os arquivos cliptrans 1 e 2 para a timeline, faça as edições necessárias, inserindo uma transição qualquer entre os dois. Use qualquer plugin (Hollywood, Adorage, Explode, etc). Não esqueça de colocar o áudio, que pode ser diferente dos áudios dos menus, Já vi isso num DVD comercial e ficou legal.

Feito isso, você renderiza para um arquivo transição.m2v. Volta ao DVDA e insere este arquivo no projeto.

No menu 1, você linka o botão de capítulos para esse arquivo. E no end action desse arquivo você chama o menu 2.

Acho que ficou muito curto o tutorial, mas como disse no início, parti do princípio que você sabe usar os softs relacionados.

Pessoal, isto é o básico. Daqui prá frente o que manda é a sua imaginação. Por exemplo, o arquivo de transição não precisa, necessariamente, ser com os dois pedaços dos menus. Pode ser um pequeno clip do filme principal. Também já vi em DVD comercial.

Qualquer dúvida estou à disposição.

post-2378-13884909335653_thumb.jpg

post-2378-13884909336585_thumb.jpg

post-2378-13884909337489_thumb.jpg

post-2378-13884909338384_thumb.jpg

• 3 semanas depois...
Postado
Postado Originalmente por edin214@10 de abril de 2006, 15:16

Pessoal, desenvolvi uma técnica para fazer transição no DVDA. Esta técnica serve para outros programas de autoração, desde que haja possibilidade de criar os links. E pode usar qualquer plugin do Premiere.

Os programas utilizados são:

- DVD Architect

- Camtasia

- Premiere

Vou partir do princípio que todos sabem utilizar estes programas, pois não cabe aqui ficar dando detalhes de uso dos mesmos.

Primeiramente criamos os dois menus que vamos utilizar:

A seguir, entramos no preview de cada menu e capturamos uns 2 ou mais segundos de cada um deles usando o Camtasia. Quando for motion menu, podemos capturar todo o menu e na edição trabalhar com a parte final do menu 1 e a parte inicial do menu 2. Após a captura nomeamos os arquivos como cliptrans1 e cliptrans2. Abaixo temos o Camtasia em ação.

Agora, chegou a vez do Premiere. Importe os arquivos cliptrans 1 e 2 para a timeline, faça as edições necessárias, inserindo uma transição qualquer entre os dois. Use qualquer plugin (Hollywood, Adorage, Explode, etc). Não esqueça de colocar o áudio, que pode ser diferente dos áudios dos menus, Já vi isso num DVD comercial e ficou legal.

Feito isso, você renderiza para um arquivo transição.m2v. Volta ao DVDA e insere este arquivo no projeto.

No menu 1, você linka o botão de capítulos para esse arquivo. E no end action desse arquivo você chama o menu 2.

Acho que ficou muito curto o tutorial, mas como disse no início, parti do princípio que você sabe usar os softs relacionados.

Pessoal, isto é o básico. Daqui prá frente o que manda é a sua imaginação. Por exemplo, o arquivo de transição não precisa, necessariamente, ser com os dois pedaços dos menus. Pode ser um pequeno clip do filme principal. Também já vi em DVD comercial.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Edin,

saudações.

Você deixou bem claro que partiria do princípio de que todos saberiam lidar com o programa DVDA. Eu não sei, e notei que você tem bastante conhecimento do programa.

Ganhei esse programa de um amigo.

Gostaria de lhe pedir uma ajuda referente ao DVDA.

Peço uma explicação simples, como puxar um arquivo MPEG exportado pelo Adobe Premiere 6.5 e gerar um link "iniciar filme" com um fundo estático ou em movimento.

Acredito que conseguindo realizar isso posso pegar a característica do programa e seguir em frente.

Considerando que tirarei outras dúvidas com você.

Se tudo isso for possível eu aguardo a sua resposta.

Muito obrigado.

Abraços

Postado
Postado Originalmente por edin214@30 de abril de 2006, 09:38

Wilson, clique no link. Tem o tutorial dele e outros:

http://paginas.terra.com.br/informatica/tutoriais/

Edin,

muito obrigado.

Fiquei assustado com tutorial, tem muita informação.

Ele começa com um arquivo de DVD com legendas,extras e etc...

Complicou minha cabeça.

Eu preciso mesmo trabalhar com um arquivo simples, como eu disse, e fazer somente um Iniciar Filme.

Vou insistir, até achar um jeito de mexer!!!

Agradeço muito.

Abraços.

Postado
Postado Originalmente por Wilson954@30 de abril de 2006, 12:08

Edin,

muito obrigado.

Fiquei assustado com tutorial, tem muita informação.

Ele começa com um arquivo de DVD com legendas,extras e etc...

Complicou minha cabeça.

Eu preciso mesmo trabalhar com um arquivo simples, como eu disse, e fazer somente um Iniciar Filme.

Vou insistir, até achar um jeito de mexer!!!

Agradeço muito.

Abraços.

Edin,

desculpe por estar te amolando.

Eu consegui descobrir algumas coisas no DVD Architect 3.0.

*Montar o Menu Principal com um Backgraund em movimento.

*Criar Loop

*Iniciar filmes.

*Separar em capítulos,(3)

*Colocar os botões de capítulos em movimento.

*Outras coisinhas mais.

Comecei com um filme de 30sgs

e separei em 3 capítulos de 10sgs,

só para observar o resultado.

Depois de tudo pronto ficou assim;

Se apertar o botão do 1ºcapítulo roda o filme todo

0 2º 0 3º e assim por diante.

Gostaria de saber o seguinte;

Tem como escolher o capítulo,

rodar somente seu conteúdo

e voltar para a página de capítulos

para escolher outro?

Notei que rodando o último capítulo

volta automaticamente para o Menu Principal.

Achei isso legal!

Eu acho que rodando o filme todo, na escolha de capítulos,

perde o sentido de criar capítulos.

Já fucei em tudo, não consegui mudar isso.

Outra coisa, eu trabalhei com filme MPEG.

Dá para trabalhar com AVI?

Ele converte em MPEG?

Se você puder me ajudar mais uma vez

eu ficarei muito satisfeito.

Muito obrigado

Abraços.

Postado

Wilson, para fazer voltar ao menu no final do capitulo você tem que fazer um clip para cada capítulo. Ou seja, no editor (eu uso o Premiere) você renderiza cada capítulo para um arquivo independente.

Então no DVDA você seleciona o arquivo do capítulo e no lado direito em Properties na aba "End Action" você indica o menu.

Postado
Postado Originalmente por edin214@02 de maio de 2006, 10:33

Wilson, para fazer voltar ao menu no final do capitulo você tem que fazer um clip para cada capítulo. Ou seja, no editor (eu uso o Premiere) você renderiza cada capítulo para um arquivo independente.

Então no DVDA você seleciona o arquivo do capítulo e no lado direito em Properties na aba "End Action" você indica o menu.

Edin, você respondeu rápido.

Está me ajudando muito.

Vou fuçar outra vez.

Alias, estou com o programa aberto direto

desde sábado, para achar o que eu achei.

Achei melhor assim,

porque posso lhe fazer perguntas

mais objetivas.

Espero poder continuar contando com você.

Muito obrigado.

Abraços.

Postado
Postado Originalmente por Wilson954@02 de maio de 2006, 12:30

Edin, você respondeu rápido.

Está me ajudando muito.

Vou fuçar outra vez.

Alias, estou com o programa aberto direto

desde sábado, para achar o que eu achei.

Achei melhor assim,

porque posso lhe fazer perguntas

mais objetivas.

Espero poder continuar contando com você.

Muito obrigado.

Abraços.

Edin, agora pirei!!!

Fiz no Premiere 3 arquivos separados.

Salvei numa pasta.

Abri o DVDA.

Acessei os arquivos

e o máximo que conseguir foi visualizar

os arquivos no "explore"

A partir daí fucei o que eu pude,

mas não consegui criar capítulos.

no arquivo inteiro eu consegui separar os capítulos

e dividir em cenas na página azul,

mas não consegui fazer o Loop

como eu disse prá você.

Consegui Loop nos filme de fundo

mas nos capítulos não.

Agora com os arquivos separados

eu não consigo fazer nem os capítulos.

Não sei se estou complicando, peço desculpas.

Faço o Menu Principal.

Coloco o filme no fundo com Loop.

Anexo o filme inteiro.

Escrevo Iniciar Filme e até aí tudo bem.

Como criar os capítulos?

Obrigado.

Abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!