Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

conectiva linux do computador para todos


rafafelix

Posts recomendados

pessoal boa noite. estou muito interessado em aprender linux. meu amigo comprou o computador para todos e ele vem com linux, alem disso o micro vem acompanhado de um cd da positivo e diz que funciona apenas como um backup do sistema operacional.

a duvida é a seguinte. teria como eu instalar esse sistema em meu micro? tenho uma hd 80gb sata samsung, dividida com 2 partições ambas em ntfs, sendo que na "c" está o winxp e na "d" nenhum sistema.

tentei dar o boot pelo cd. consegui, mas ao continuar ele diz que vai recuperar o sistema operacional e que perderei toda a configuração existente, não me dando a opção de escolher em qual partição instalar.

acho que isso acontece porque ele não deve reconhecer o formato ntfs, somente fat32 eu acho. estou correto?

espero ter ajuda!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo o seu PC sendo tipo um Dell, que vem com CD de restauração do OS, você pode instalar outro OS, que não tenha vindo com a máquina.

Na instalação do Windows, crie duas partições de 40 GBs (38154 MBs) C e D.

Instale o Windows no C e pronto.

Depois, instale o Linux, no caso o Conectiva, com uma partição swap, geralmente o dobro da sua memória RAM e a partição onde o Linux ficará.

Ficaria assim:

/dev/hda1 (Windows - NTFS)

/dev/hda2 (Linux Swap)

/dev/hda3/5 (ReiserFS)

Note, que o Linux não trata unidades como C ou D... Sempre /dev/hdx onde "x" é o seu dispositivo.

/dev (devices)...

Espero ter ajudado! ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por shang_tsung+19 de abril de 2006, 01:26-->
Mesmo o seu PC sendo tipo um Dell, que vem com CD de restauração do OS, você pode instalar outro OS, que não tenha vindo com a máquina.

Na instalação do Windows, crie duas partições de 40 GBs (38154 MBs) C e D.

Instale o Windows no C e pronto.

Ok. no meu caso eu já possuo duas partições, ambas formatadas com ntfs e o windows xp instalado na partição C.

shang_tsung@19 de abril de 2006, 01:26

Depois, instale o Linux, no caso o Conectiva, com uma partição swap, geralmente o dobro da sua memória RAM e a partição onde o Linux ficará.

Ficaria assim:

/dev/hda1 (Windows - NTFS)

/dev/hda2 (Linux Swap)

/dev/hda3/5 (ReiserFS)

Note, que o Linux não trata unidades como C ou D... Sempre /dev/hdx onde "x" é o seu dispositivo.

/dev (devices)...

Espero ter ajudado! ;-)

Beleza amigo. Eu coloco o cd de instalação no drive, coloco para dar o boot pelo cd e ele inicializa, mas como criar essa partição swap? dizem que para instalar o linux a partição de destino tem que estar formatada em fat32. o que me diz? :help:

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rafafelix@16 de abril de 2006, 02:08

pessoal boa noite. estou muito interessado em aprender linux. meu amigo comprou o computador para todos e ele vem com linux, alem disso o micro vem acompanhado de um cd da positivo e diz que funciona apenas como um backup do sistema operacional.

a duvida é a seguinte. teria como eu instalar esse sistema em meu micro? tenho uma hd 80gb sata samsung, dividida com 2 partições ambas em ntfs, sendo que na "c" está o winxp e na "d" nenhum sistema.

tentei dar o boot pelo cd. consegui, mas ao continuar ele diz que vai recuperar o sistema operacional e que perderei toda a configuração existente, não me dando a opção de escolher em qual partição instalar.

acho que isso acontece porque ele não deve reconhecer o formato ntfs, somente fat32 eu acho. estou correto?

espero ter ajuda!! :D

Primeiro: Como o seu HD é sata é melhor você esquecer o CD do seu amigo e baixar/comprar uma distribuição atualizada, escrevo isto pois algumas distribuições oferecem dificuldades para a instalação em HD sata. Você pode acabar tendo trabalho por nada, veja este tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=385085

Segundo: Para instalar o sistema no seu pc, o modo mais fácil seria deletar a partição "d" (não se esqueça de fazer um backup :P ) e dela fazer 3 partições, uma para o sistema, outra para troca (memoria virtual) e uma última em fat32 para trocar arquivos com o windows pois embora o linux consiga ler NTFS (você não terá problema em acessar arquivos que não precisam ser modificados, como músicas e videos, na partição "c") ele só consegue escrever em FAT32.

MAS seria melhor você tentar usar uma distribuição que funcione como live-cd, kurumin e ubuntu são bons exemplos, antes de instalar o sistema. Já imaginou você perdendo horas na frente do PC instalando e configurando o linux para descobrir que "não precisa" dele? E mais, com o seu pc seria conveniente que você tivesse uma distribuição compilada para 64 bits (o aumento no desempenho é consideravel, tenho um Sempron 2600+ de 64 bits).

Falô!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mog@19 de abril de 2006, 09:49

Primeiro: Como o seu HD é sata é melhor você esquecer o CD do seu amigo e baixar/comprar uma distribuição atualizada, escrevo isto pois algumas distribuições oferecem dificuldades para a instalação em HD sata. Você pode acabar tendo trabalho por nada, veja este tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=385085

Segundo: Para instalar o sistema no seu pc, o modo mais fácil seria deletar a partição "d" (não se esqueça de fazer um backup :P ) e dela fazer 3 partições, uma para o sistema, outra para troca (memoria virtual) e uma última em fat32 para trocar arquivos com o windows pois embora o linux consiga ler NTFS (você não terá problema em acessar arquivos que não precisam ser modificados, como músicas e videos, na partição "c") ele só consegue escrever em FAT32.

MAS seria melhor você tentar usar uma distribuição que funcione como live-cd, kurumin e ubuntu são bons exemplos, antes de instalar o sistema. Já imaginou você perdendo horas na frente do PC instalando e configurando o linux para descobrir que "não precisa" dele? E mais, com o seu pc seria conveniente que você tivesse uma distribuição compilada para 64 bits (o aumento no desempenho é consideravel, tenho um Sempron 2600+ de 64 bits).

Falô!

caramba. mesmo em fat32 não dá certo? uma pena. quanto a rodar diretamente do cd realmente é uma saida, mas gostaria mesmo é de instala-lo em minha maquina.

não acho viavel, mesmo trocando o meu micro futuramente comprar uma hd ide pra poder instalar o linux, ainda mais agora que já se encontra no mercado os hds sata 2 que são um pouco mais velozes que os satas atuais.

valeu amigo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mog@19 de abril de 2006, 09:49

E mais, com o seu pc seria conveniente que você tivesse uma distribuição compilada para 64 bits (o aumento no desempenho é consideravel, tenho um Sempron 2600+ de 64 bits).

somente esta parte que não entendi direito. o meu processador é 64bits, mas que distribuição compilada é essa? <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rafafelix@21 de abril de 2006, 22:25

somente esta parte que não entendi direito. o meu processador é 64bits, mas que distribuição compilada é essa? <_<

Veja bem...

Já ouvi falar de INSTRUÇÃO interna de um processador?!

A cada nova geração de processadores, eles não apenas simplesmente ficam mais rápidos, como também adquirem novas funções! Novas instruções para fazer determinados cálculos mais rápidos!

Acontece que se você utilizar programa para um processdor 386, seu computador o rodará sem problemas, porém, você estará sub-utilizando o processador!

Então, o que ocorre é que determinadas distros lançam várias versões cada uma para um determinado processador! E quando se usa uma distro compilada para determinado processador... ele fica mais rápido!

Mas, por exemplo, se você usar um software compilado para um Penthium III e querer rodá-lo no seu 486 dará erro! Os processadores atuais são todos retro-compatíveis, ou seja, aceitam código antigo! Mas os processadores antigos não existe meio para eles lerem os novos códigos!

Certo?!

Felicidades!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!