Ir ao conteúdo

Jeito de Segurar a memória, pode queimar ela?

Andre Micro Agil

Posts recomendados

Postado

:tantan: aqui tenho uma pequena dúvida que me atormenta a uns seis meses, já não sei mais em que acreditar, porque alguns de meus colegas me dizem que é mito e outros dizem que é verdade.

A minha dúvida é a seguinte, a forma como você pega a memória não a segurando pelos lados, pode influenciar ou danificar a memória.

Postado

De todos os comentários que já ouvi de técnicos sobre o assunto, achei notável o de um que trabalha em uma loja no InfoCentro, no Rio. Perguntei a ele: “Porque vocês, técnicos, normalmente não se preocupam com eletricidade estática? Acham que ela não existe?” Ele respondeu que acredita nela, que é mesmo uma questão de mau hábito. Disse ainda que na frente do cliente, segura as placas pelas bordas laterais, mas no laboratório, segura de qualquer jeito. Com uma exceção: os módulos de memória. É que certa vez ele retirou um módulo de um computador para instalar em outro, e não funcionou. Ao reinstalar o módulo no computador original, viu que ele também não funcionava. Queimou o módulo e teve que pagar do próprio bolso, um Kingston de 512 MB. Daí em diante, memórias só com o máximo cuidado, como manda o figurino.

Obs. O trecho acima foi retirado Dessa matéria.

Para saber mais sobre Eletricidade estática.

Abração.

Postado

que sorte, eu não sabia disse e nunca tive cuidados, mesmo lá no trampo os pente de memória fica até 'jogado' por ai, nem sabia desses de toma cuidado! =OOOOO

e como é a parada de se descarrega de elestrecidade, é verdade q segura numa maçaneta de ferro te 'descarrega'?

Postado
Postado Originalmente por flexiy@19 de abril de 2006, 22:16

que sorte, eu não sabia disse e nunca tive cuidados, mesmo lá no trampo os pente de memória fica até 'jogado' por ai, nem sabia desses de toma cuidado! =OOOOO

e como é a parada de se descarrega de elestrecidade, é verdade q segura numa maçaneta de ferro te 'descarrega'?

Com certeza, queima!

E não vai nessa, é preciso se aterrar!

O único "terra" que eu conheço é a Terra! eheh

E mesmo quando não queima, pode danificar, muitos pcs tem problemas "indecifráveis" ou dão erros só depois de um tempo, e nada mais foi do que uma descarga estática!

Felicidades!

:bandeira:

• Membro VIP
Postado

Eu me "descarrego" pondo a mão na parede..

Teoricamente ela é um terra, não é isolante como tacos de madeira..

Faço isso porque ta meio frio, ando sempre calçado e não corto a crina faz uns anos.. <_<

Já fizeram aquela experiência com seu irmão/primo/amigo onde você usando calçado com sola de borracha, desliga um monitor ou TV mais antigos, passa a mão na tela (da aqueles estalinhos) e sem encostar em nada mete o dedo na sua "cobaia" ?

Ambos levam choque e as vezes da pra ver a faísca.. dói um pouco, é engraçado pacas :D (a reação da pessoa..), e não importa se a pessoa está aterrada ou não, você está mais caregado que ela então ocorre a transferência de cargas.

Quando tirei as memorias tomei muito cuidado pra não encostar nos contatos, sorte que não aconteceu nada (aparentemente). Mas fixar os dissipadores sem encostar nos chips é duro..

Postado

danifica sim, por causa da electricidade estatica.

para nos libertarmos da electricidade estática podemos usar umas pulseiras, luvas de silicone ou deixar as maos alguns segundos na parede ou noutra superficie de metal q também pode ser a tampa to pc quando retiramos p consertar um computdor.

:rolleyes:

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por rando-@20 de abril de 2006, 10:08

"Eu me descarrego pondo a mão na parede"

Dá para fazer isso, também, colocando as mãos em cima do gabinete do computador.

Isso se o micro for aterrado, o que não é meu caso :looka:

No meu 586 se fizesse isso levava choque heehhehe

Postado

tô com uma dúvida...

eu sempre descarrego a estática numa parte metálica do PC, foi assim que eu aprendi, as vezes na parede... mas a dúvida é:

Pulseira anti-estática, funciona???

Postado
Postado Originalmente por valdisnei@30 de abril de 2006, 22:09

tô com uma dúvida...

eu sempre descarrego a estática numa parte metálica do PC, foi assim que eu aprendi, as vezes na parede... mas a dúvida é:

Pulseira anti-estática, funciona???

Com certeza.

Porém, não é simplesmente a pulseira que resolve!

Ela é ligada em uma mesa aterrada... e por isso é que a coisa é diferente!

Ela por si só não faz nada!

Lá no outro tópico tudo isso foi discutido!

Felicidades!

:bandeira:

• 1 ano depois...
Postado

Na verdade, não é somente uma pulseira que resolverá o problema de ESD (electrostatic discharge - descarga eletrostática). Existe uma série de equipamentos, normas, métodos e procedimentos a serem adotados em uma APESD (área de trabalho protegida contra ESD), observando a necessidade para cada caso:

- pulseira anti estática;

- manta anti estática;

- aterramento;

- vestimenta;

- umidade do ar;

- embalagens;

- biqueiras, calcanheiras;

- pisos;

- móveis;

- método de manuseio e transporte dos itens sensíveis a ESD;

- ferramentas;

- conscientização;

- treinamento;

- outros.

* os itens destacados em vermelho são obrigatórios em todos os casos.

Engana-se quem acha que o simples toque das mãos no gabinete é suficiente para a descarga eletrostática, se este "técnico" estiver vestindo uma roupa não condizente com o ambiente APESD (ver série triboelétrica).

Infeliz o profissional que crê na lenda e apenas toca a parede a fim de descarregar a ESD.

Existem muitos mitos criados em torno do assunto e as pessoas por comodidade, julgam o procedimento plausível, inclusive muitos técnicos.

Infelizmente é um assunto tratado em poucas escolas técnicas e de engenharia, quando não o é superficialmente.

Quantos são os profissionais que sabem relacionar a série triboelétrica com a ESD?

Vocês sabiam que em um ambiente sem um controle de umidade (call centers, CPDs, laboratórios de computação, laboratórios de mantenção eletroeletrônica...), o simples atrito do ar frio do condicionador contra a bancada ou outra superfície não protegida contra ESD, pode carrega-la com uma carga suficientemente alta, a ponto de danificar um equipamento eletrônico ali depositado?

Pode mensurar a carga eletrostática armazenada naquela lateral acrílica do seu "casemode"? Pode imaginar o dano que ela pode causar ao seu "amiguinho computador"?

Quem por acaso já trabalhou ou visitou alguma fábrica de equipamentos como: telefone celular, main-board, HD, sabe o que estou dizendo.

Segue abaixo exemplos de geração de carga eletrostática (comparação entre ambientes secos e úmidos):

- Andar sobre o carpete:

RH

10% ~ 25% = 35kV

65% ~ 90% = 1,5 kV

- Andar sobre piso de vinyl:

RH

10% ~ 25% = 12kV

65% ~ 90% = 250V

- Levantar de um assento de espuma de urethane:

RH

10% ~ 25% = 18kV

65% ~ 90% = 1,5kV

- Deslizar uma caixa de styrene em um carpete:

RH

10% ~ 25% = 18kV

65% ~ 90% = 1,5kV

- Remover uma fita de Mylar de uma placa de circuito impresso:

RH

10% ~ 25% = 12kV

65% ~ 90% = 1,5kV

- Acionar o gatilho de um dessoldador à vácuo:

RH

10% ~ 25% = 8kV

65% ~ 90% = 1kV

- Trabalhar em uma mesa:

RH

10% ~ 25% = 6kV

65% ~ 90% = 100V

- Pegar uma embalagem de polietileno sobre uma mesa:

RH

10% ~ 25% = 20kV

65% ~ 90% = 600V

- Usar spray resfriador de circuito:

RH

10% ~ 25% = 15kV

65% ~ 90% = 5V

- Pegar uma Poly bag sobre uma mesa:

RH

10% ~ 25% = 20kV

65% ~ 90% = 1,2kV

* RH = relative humidity = umidade relativa

Quantos não são os usuários que transportam main-boards, memórias, controladoras diversas e HDs sem a devida proteção anti estática (embalagem plástica - geralmente escura)? Descartam-na a primeira oportunidade após a instalação do gabinete. Isto quando já não sai da loja sem a devida proteção.

Existem muitas empresas especializadas no assunto, aptas a ministrarem cursos/treinamentos e consultorias.

Um dos problemas encontrados na implantação de um programa de controle contra ESD em uma empresa, é a justificativa para o investimento (custo/benefício).

Estas e outras informações podem ser encontradas no livro:

Conceitos básicos para proteção contra eletricidade estática

- O problema das descargas eletrostáticas em componentes eletrônicos -

Alexandre Pinhel Soares

ou no site (artigo incompleto):

www.nei.com.br/artigos/verArtigo.aspx?id=41

e nas normas técnicas -

www.abnt.org.br

NBR 14163 - Descargas eletrostáticas - Terminologia.

NBR 14164 - Símbolos gráficos utilizados no controle das descargas eletrostáticas.

NBR 14544 - Requisitos básicos para proteção de componentes sensíveis às descargas eletrostáticas.

Tutoriais da ESD Association.

Tutoriais da ESD Systems.

Artigos na internet

www.forumpcs.com.br/coluna.php?b=129453

www.termatec.com.br/dicas/descarga_eletro.pdf

http://www.vestclean.com.br/pag%206.htm

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...