Ir ao conteúdo

Lubrificantes bons e baratos para coolers

Posts recomendados

Postado

Uma coisa que fiquei curioso e ainda não vi ser discutido abertamente num tópico foi lubrificante pra cooler. É uma coisa barata e que pode reduzir o barulho do cooler e aumentar seu desempenho.

quando soube que se podia fazer abri meu cooler, limpei com alccol isopropílico e lubrifiquei com óleo Singer. Depois soube que esse óleo não é muito indicado porque seca rápido. Após li que vaselina é uma das melhores soluções boas e baratas. Aqui em casa também tenho um lubrificante chamado MaxLub GP, que fala que é à base de Lítio, hidrorepelente, indicado pra rolamentos, cubos de roda e lubrificação em geral.

O óleo singer é o mais líquido, a vaselina um pouco mais viscosa e esse último que eu falei tem a viscosidade parecida com a de um creme dental daqueles Tandy (usei muito quando era moleque :looka: ). Qual desses é melhor para um cooler ou tem otras opções boas e baratas?

Postado

Bom cara, não posso te dizer um específico para a fan, mesmo porque ainda não foi inventado, mas existem muitos tipos que cumprem muito bem a função. Alguns recomendados são o óleo Singer, mas como você mesmo disse, ele deve secar rápido. Tem a vaselina, que é até que razoavel. Tem pessoas também que usam Bardahl, deve ter um ótimo desempenho também.

Acho melhor você ir testando um a um, e ver o que melhor se adapta a você e ao clima da sua região (se é que o clima tem algo a ver, tem?).

Boa Sorte!

Abraços!

• Membro VIP
Postado

A melhor solução que encontrei foi algumas gotas de Bardhal B12 em óleo Singer,

o Bardhal é muito viscoso e o óleo Singer tem pouca viscosidade, então resolvi

juntar as caracteristicas do B12 com o Singer. Primeiro experimentei em uma

ventoinha de fonte, já bem surrado e a redução do ruído foi considerável e outra

coisa que notei foi o aumento perceptível da rotaçãp, a partir daí virou meu óleo

padrão para ventoinhas, principalmente as com mancal de bucha. Para as com

mancal de rolamentos ainda acho que o ideal é uma graxa para rolamentos bem

fina, aplicada com uma seringa de injeção munida de agulha grossa.

Depois da vaselina só falta usarem o KY GEL, ele é vendido em farmacias e

tem aplicações multiuso.

Boa sorte

adcarvalho

• Membro VIP
Postado

Testei sim, mas observei que havia dificuldade para o Bardhal, devido a sua alta

vicosidade penetrar entre a bucha e o eixo, dai parti para dissolve-lo com óleo Singer.

adcarvalho

Postado

No meu caso foi so tirar um adesivo e depois uma estrutura de espuma redonda que cobria o local do eixo. aí você tem que retirar uma pecinha de plastico que funciona como uma trava de segurança, depois de retirar ela sai facinho.

Postado
Postado Originalmente por Vinyborges+23 de abril de 2006, 14:23-->
aí gostei da ideia, vou experimentar aqui, mas tem um problema... como tiro a hélice do corpo da fan?

falou...

Dê uma olhada neste tutorial aqui: http://www.casemodbr.com/tutoriais/visualizar.php?id=9

leobosa@24 de abril de 2006, 14:56

Qual a proporção de Bardahl e Singer que você mistura? Quanto de cada?

Sds.

Leonardo.

Fiquei tambem com esta duvida!

falou

• Membro VIP
Postado

A proporção exata nunca medi para saber, mas foi aproximadamente 10% de

Bardhal e 90% de óleo Singer, se colocar uma mistura com mais Bardhal vai ficar muito viscoso e vai ser difícil fazer com que penetre entre o eixo e a bucha, como

já escrevi acima neste tópico. O importante do Bardhal B12 é o dissulfeto de

molibidenio que existe na sua formula, que produz uma pelicula, que mesmo

seca ainda assegura a lubrificação. Quando o Bardhal foi lançado no Brasil (decada de 50) faziam uma demostração interessante, havia um motor elétrico

cujo eixo tinha um cone com a base oca voltada para fora e no mesmo dispositico,

outro cone fixo com a base oca voltada contra a base oca do cone do motor,

entre esses cone colocavam uma esfera , pingavam óleo lufrificante de motor e

ligavam o motor elétrico e se marcava o tempo até fumegar e crimpar (travar),

depois se fazia o mesmo pingando uma gota de Bardhal e enxugando com um

pano o Bardhal antes de colocar a esfera, ai ligavam e se marcava o tempo, a

diferença era incrível, daí minha atração pelo produto até hoje.

Boa sorte

adcarvalho

Postado

Bem, eu pus Bardahl puro hehe, fiquei curioso pra ver como ficava, e como lá dizia que era pra rolamentos. Aqui ficou bom mesmo so com Bardahl, o cooler tá um pouco mais silencioso e mandando bem o vento...dá proxima experimento a mistura pra ver se faz diferença.

Postado
Postado Originalmente por adcarvalho@24 de abril de 2006, 23:54

A proporção exata nunca medi para saber, mas foi aproximadamente 10% de

Bardhal e 90% de óleo Singer, se colocar uma mistura com mais Bardhal vai ficar muito viscoso e vai ser difícil fazer com que penetre entre o eixo e a bucha, como

já escrevi acima neste tópico. O importante do Bardhal B12 é o dissulfeto de

molibidenio que existe na sua formula, que produz uma pelicula, que mesmo

seca ainda assegura a lubrificação. Quando o Bardhal foi lançado no Brasil (decada de 50) faziam uma demostração interessante, havia um motor elétrico

cujo eixo tinha um cone com a base oca voltada para fora e no mesmo dispositico,

outro cone fixo com a base oca voltada contra a base oca do cone do motor,

entre esses cone colocavam uma esfera , pingavam óleo lufrificante de motor e

ligavam o motor elétrico e se marcava o tempo até fumegar e crimpar (travar),

depois se fazia o mesmo pingando uma gota de Bardhal e enxugando com um

pano o Bardhal antes de colocar a esfera, ai ligavam e se marcava o tempo, a

diferença era incrível, daí minha atração pelo produto até hoje.

Boa sorte

adcarvalho

Eu já vi este teste, é bem legal mesmo... só que não faz tanto tempo assim, faz uns 2 anos. Fiquei bem impressionado com o resultado.

Abraços!

• Membro VIP
Postado

LightSpeed

Estamos falando de produtos diferentes da linha Bardhal, eu usei o B12 que é

um aditivo para o óleo de motores a gasolina e acredito que voce utilizou outro produto que é indicado para rolamentos. Será que voce poderia me dizer qual

é esse produto que usou, ele me pareceu mais adequado.

adcarvalho

Postado

O que eu usei se chama MaxLub GP, da Bardahl. É um tipo de graxa (não é nem de longe parecida com graxa comum, parece, como tinha dito, com um creme dental amarelo transparente) à base de lítio, hidrorepelente, para múltiplas aplicações. Indicada para rolamentos, cubos de roda e lubrificação em geral. Boa parte do que disse agora foi retirado do rótulo do produto.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por adcarvalho@23 de abril de 2006, 00:36

Depois da vaselina só falta usarem o KY GEL, ele é vendido em farmacias e

tem aplicações multiuso.

Boa sorte

adcarvalho

:lol:

KY é a base de água.. serve pra lubrificar outro tipo de coo ler uauahahuahuahuahuauaauuauahauahua

A temperatura pode influenciar, porque em óleos automotivos o óleo atinge sua viscosidade ideal em uma dada temperatura.

Seria interessante saber essa tempertura, mas não precisamos de tanta lubrificação assim, e um cooler vai estragar bem antes de um motor..

Abrass !

Postado

Eu uso oleo de ricino... Eu usava ele em motores 2 tempos, quando me dei conta que ele não seca comecei a usar nos coolers etc...

mas tem que ser o oleo de ricino vendido em quimicas não o da farmacia que tem açucar etc...

aqui ta 8 pila o litro...

Postado

Eu uso a vaselina, e o funcionamento é bom... Mas minha dúvida maior é mesmo quanto à durabilidade desses lubrificante, e quanto à progressão de seus usos.

Pensem no seguinte: Por melhor que se lubrifique a ventoínha, há sempre ainda um pouco de atrito. Então com o passar do tempo, a caixa da ventoínhas que é mais mole que o eixo de metal, acaba relaxando e ficando mais larga. Na primeira, segunda e talvez terceira aplicação de um lubrificante deve ir tudo bem, mas depois a ventoínha passa a exigir lubrificantes cada vez mais densos e viscosos para poder continuar funcionando...

Quanto tempo dura uma aplicação dessas de Bardhal? Quantas vezes dá para recuperar uma ventoínha assim? Alguém tem essa experiência?

Minha experiência:

Duas ventoínhas dum cooler de pentium 3 de cartucho... Elas ficaram rodando num PC dum laboratório, até travarem. Era pesado mesmo de rodá-las com os dedos. Aí eu limpei bem (sem álcool nem nada... só com papel higiênico). Passei graxa amarela da lubrax (graxa multi-uso comum). As ventoínhas funcionaram aparentemente mais lentas do que deveríam, mas estavam legais. Funcionou bem assim por 2 anos, até que esgotou. Depois puz vaselina no lugar. aí elas rodaram que foi uma beleza, mas durou só cerca de 1 ano. Apliquei vaselina novamente, e durou mais uns 6 meses. Acho que a folga entre o plástico e o eixo acabou ficando muito grande para a vaselina no final das contas. (outras fans que tenho vem durando já mais de ano com vaselina, sem problemas).

Então acho que é legal saber disso... Uma ventoínha pode ainda dar gaz por muito tempo. E não é só questão de preço de compra, mas principalmente de geração de lixo. Aí, encontrar a solução que dura mais e dá mais vezes para reformar, e de repente saber uma sequência ideal, tipo - primeiro tal lubrificante, depois quando fica ruim para ele, tal outro e por aí vai, acho que podemos estabelecer uma técnica legal de reforma de ventoínhas.

Postado

qarcanjo pena q 99% da populacao não pense na questao do lixo então todos usam e jogam fora.... estamos na era dos descartaveis... barato e vida curta...

Postado

É sim, lubrificar também significa garantir que menos coisas que podem ser úteis vão pro lixo. Aqui em casa eu nunca botei um componente fora, a maioria do meu pc antigo eu passei pra amigos que tinham pcs mais antigos e precisavam, o resto ficou com a loja no upgrade (sistema de troca).

quanto ao Bardahl, não notei diminuição da rotação. Eu apliquei ele no cooler frontal, no da processador já tinha aplicado óleo singer, por isso não quis abrir de novo para aplicar Bardahl. o frontal está girando macio, sem nenhum barulho fora o normal das pas cortando o ar. Agora o do processador, que usei óleo singer, apresenta, de vez em quando, um barulhinho que, depois de um tempo ligado, passa. Acho que o óleo já começou a secar. Logo, quando for abrir ele, testo a mistura de Bardahl e Singer.

• Membro VIP
Postado

LightSpeed

já comprei a graxa Bardhal que voce indicou, MaxLub GP, vou desmontar uma

fonte antiga AT que está com a ventoinha fazendo ruído e lenta para retirar a

ventoinha e lubrifica-la com a MaxLub para experimentar, depois posto se o

resultado foi bom, igual ou melhor do que com a mistura de B12 c/Singer.

Boa sorte

adcarvalho

• 3 meses depois...
Postado

LightSpeed

já comprei a graxa Bardhal que voce indicou, MaxLub GP, vou desmontar uma

fonte antiga AT que está com a ventoinha fazendo ruído e lenta para retirar a

ventoinha e lubrifica-la com a MaxLub para experimentar, depois posto se o

resultado foi bom, igual ou melhor do que com a mistura de B12 c/Singer.

Boa sorte

adcarvalho

Já tem o resultado???

Postado

Pessoal eu já arrumei alguns coolers que passaram por mim lubrificando eles. Mas eu acho que fiz da maneira errada.

Até a parte de tirar aquele adesivo beleza, mas depois acho que já fiz errado hehe.

Eu pingo umas duas gotas de óleo singer direto ali, sem desmontar nada.

E todos os coolers que eu fiz isso melhoraram o barulho e se estavam emgripados melhoraram.

É muito errado isso?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!