Ir ao conteúdo

Over em Sempron 2.8+

Diogo Rodrigues

Posts recomendados

Postado

Eu tenho um Sempron 2.8+, Socket A 462 (o clock real é: 1992.0 MHz e a FSB 166.0 MHz), montado em MB ASUS A7V400-MX, com mem. DDR PC2700 - 512 MBytes, vídeo agp onboard em 64mb, HD d 40 Gb da maxxtro a 7.200rpm, Gravador d DVD LG, a minha fonte é d 450w original do gabinete, o gabinete é um Maxxtro série Áries AR-46. bom acho q não esqueci nd, eu gostaria das seguintes informações:

1º como posso descobrir qual é a potencia da minha fonte e 'avaliar' c ela suporta ou não um over.

2º quero fazer um over nd d muito absurdo gostaria principalmente d alterar a FSb dele q é 166x2 dois pulsos por clock e a BIOS da minha MB é totalmente limitada quanto a esse tipo d alteração.

Bom pessoal acho q é só, m deêm essa moral aí q ta #@*% complicado esse micrinho aq em casa. valeu

Postado

Não é a Bios que limita, é a propria MB. Ela é por jumpers, dificilmente vais achar um, biosmod pra fazer over, é mehor fazer on-fly, com um programa. Ou usar os jumpers dela e por em 200MHz o FSB de vez, mas aí tem que dar um jeio de aumentar o vcore pois esses processadores quase nunca aguentam isso tudo de over.

Quanto à fonte, troque ela antes de fazer um over, pois fonte de gabinete é um lixo.

Postado

É isso aí. Troque de fonte para ter segurança no over. Vai que você queima alguma coisa? Depois da fonte, se preocupe com a frequência da memória e do barramento PCI. Me parece que sua placa-mãe não suporta PCI Lock, pois é de série inferior à minha, que também não tem. Então um over deve ser feito com cuidado!

Lembre-se ainda da temperatura: Semprons para Socket A utilizam a tecnologia de 130nm, que são conhecidos por alta dissipação de calor, em alta tensão (algo em torno de 1.6V). É perigoso esse processador chegar a 80º (ou seja, ele queima!)

Eu tive sucesso em over de memória. Baixei a frequência para 333 e aumentei as latências para 2-3-3-6. A memória ficou mais rápida que em 400 Mhz! :ZZZ:

Valeu!

Postado

Bom primeiramente eu quero agradecer a boa vontade d geral aí e dizer também q eu descobri q não entendo po... nd d overclock.

gostaria q continuem m ajudando aí e por favor m explikem esses termosq vocês usam, o que significa 'BIOSMOD'? 'ON-FLY'? V CORE? Q programas posso usar p/ fazer over? em q influencia a freqüência da pci e como alterar? o q é 'PCI LOCK'? O q é 'LATNCIA' e como usar? e p/ finalizar, q fonte vocês m aconcelham p/ essa máquina?

depois dessas dúvidas todos vai aí + informações p/ vocês não sei c vão fazer alguma diferença mas...

entrei no setup e vi as informações q lá estavam e eram as seguintes:

Sistem temperature{o que é exatamente?} 36ºC/96ºF

Cpu temperature 56ºC/137ºF

Cooler Cpu 3245 RPM e

V CORE {q vocês tanto falam, + não dava p/ alteram e tinham vários valores?} 1.58V

+3.3_____________3.21

+5_______________4.81

+12______________11.49

Fico grato c puderem m ajudar e esclarecer essas dúvidas.e c houver outras coisas q eu deva saber m informem também, valeu pessoal. :joia:

Postado

Ok, mas por favor, arrume esse linguajar que está difícil de entender... Assim muita gente (especialmente os veteranos) simplesmente não lêem por causa desse "dialeto".

Vcore é a tensão do processador.

Stock é quando algum valor está no padrão de fábrica.

Bios é um programa, o tal "Setup". Bios mod é uma outra Bios, criada por alguém para dar algum outro recurso ao usuário.

On-Fly é quando se faz alguma alteração depois de carregado o SO (no seu caso, o Windows XP)

Postado

Foi mal pelo linguajar é q sou novato em lance d fórum e overclock, + q parte vocês não entendem o Técnico? ou as palavras cortadas? e valeu pela ajuda aí c puder esclareça as outras q estão na outra mensagem. fuii

Postado

Rapaz, que você é novo em over, tudo bem. Mas o idela é que você leia e pesquise antes, pois assim você já terá uma noção do que a gente fala. Agora o que não passa mesmo é esse tal de "Internetês".

Postado

Tudo bem, esses 'internites' são só um vicio, e quanto a peskisar eu até to pesquisando e muito mais fica difícil quando não se entende os termos e não acho nada específico sobre a minha situação, eu pensei q fosse mais simples mas é um conhcimento muito válido ainda sou muito limitado pelo q estou vendo.

bom eu vi que todos os que postam algo sobre over falam muito de fontes e eu gostaria de saber como posso identificar uma boa fonte, gostaria também d saber em q o over afeta a PCI que eu também não descobri. e todas aquelas duvidas que eu já disse mais eu vou aprendendo na boa. Valeu pela paciencia aí. ah e o linguajar ta legal agora? fuii

Postado

Tudo bem agora.

O Over pode afetar a freqüencia PCI/AGP se ela não for travada (locked). Sendo assim, a MB vai utilizar um divisor para o FSB (4, 5 ou 6, respectivamente a partir de 133, 166 e 200MHz no FSB). Ou seja, de 133 a 165 a Freqüencia PCI vai ser definida por FSB/4, entre 166 e 199, FSB/5 e a partir de 200, FSB/6, mas este último, só se sua MB der suporte (se não me engano dá sim). A PCI não deve passar de 37MHz (AGP é PCI x2), sob grande risco de queimar.

Quanto às fontes, só comprando uma de marca boa, como Enermax, Vcom, Seventeam, Thermaltake... Nada de Satellite!

Postado

Valeu aí Aladin, estou pertubando por 2 motivos: 1 eu simplesmente quero entender como c faz e como funciona; 2c tiver um tópico bem detalhado com dúvidas d uma pessoa q simplesmente não entende nd a respeito d over, esse tópico vai servir imediatamente para outras pessoas leigas se basearem. Bom voltando as dúvidas, como eu faço esse tal d pci lock? é por jumpers tambem? as minhas voltagens que coloquei em uma mensagem anterior estão normais? e por que vocês falam sempre em Vcore como um único valor d tensão e no setup tem vários? e como se altera o Vcore? fuii

Postado

Se não queres :priv: no teu pc e depois ter que jogar ele no lixo, dê uma vasculhada aqui pelo fórum, cara. Quanto mais tu leres, mais tu vais aprender. E isso não dá pra ser substituído por deixar algo esmigalhado aqui...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!