Ir ao conteúdo

RAM DATABASE - Overclock em memórias

Rostev

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Ahhhhh... Estava esquecendo de dizer...

Fiz alguns updates nos posts sobre os chips e agora onde estão os módulos que trazem estes chips, coloquei links para poder ver a foto real de cada um deles, além de uma melhor organização do texto.

Agora ficou bem mais completinho... :)

Postado

Ahhhhh... Estava esquecendo de dizer...

Fiz alguns updates nos posts sobre os chips e agora onde estão os módulos que trazem estes chips, coloquei links para poder ver a foto real de cada um deles, além de uma melhor organização do texto.

Agora ficou bem mais completinho... :)

isso aí rodrigo!! suando a camisa ein cara!! novamente belo trabalho!!

geralmente nos vemos esse tipo de coisa em forum gringo!! porque aqui no BR também não podemos ter um banco de dados sobre memoria ??heheh tambem somos filhos de deus!! e aqui existem tantos overclokers (*****) como lá fora!!!

mais uma vez parabens rostev!!

Postado

Com todo respeito...

Não pense que estou duvidando de você, mas com certeza você está equivocado.

Só ver que via SPD a 200Mhz essas memórias operam a 3-4-4-8 e ainda mais com 2,5v... Isso é simplesmente impossível para memórias winbond. ;)

Elas usam latências extremamente baixas e se na maioria dos módulos usar 3 no tRCD/tRP elas nem ligam... A máquina começa a apitar igual louca...

Elas costumam usar 2-2-2-X ou 2-3-3-X e variações dentro disto...

Dá uma olhada melhor pois BH-5 eu tenho certeza que elas não são... :joia:

puts...não estou certo do q postei mesmo até porque ó só...minhas memos estão com dissipador da akasa...e quando tirei o dissipador pra olhar os chips..tipo uma borrachinha cinza q fica por dentro do dissipador está colada nos módulos....daí fiquei com medo de tirar...daí dei uma afastadinha em um q estava mais solto...e o q vi se parecia com bh-5 mas vou olhar com mais calma quando chegar em casa....e quanto á tensão eu olhei no everest ultimate...na screen q eu postei mostra 2.5v...está certo .?

valeu pela dica....vou providenciar regularizar o post.....abraço

Postado

-------------------

ELIXIR

Maluf - 450,4DDR

450,4MHz (CPU/11) 3-4-4-8/2T 3,0V

Elixir PC3200 (200Mhz)

1x512Mb slot *4

ASUS A8N-E

AMD Athlon64 3200+ <Venice s939> @ 2476.73Mhz (291.4 x 8.5)

Windows XP + SP2

http://img87.imageshack.us/img87/9225/elixir9fl.jpg

-----------------------

Isso foi o maximo que consegui , não chega nem pertos das memo genricas PH 2x256mb que postei... :joia:

• Membro VIP
Postado

Isso foi o maximo que consegui , não chega nem pertos das memo genricas PH 2x256mb que postei... :joia:

Nossa... Memória sofrível essa. :(

Isso é bom pra mostrar pro pessoal porque essas Elixir são bem mais baratas...

Ela está no limite de praticamente tudo (volt altas, latências extremamente relaxadas e ainda usando CR de 2T) e mesmo assim fez uma frequência final bem pequena de 225Mhz.

De qualquer forma, valeu pela participação

Está na parte de chips Nanya (como o próprio part number mostra :joia:

Postado

outro dia precisei abrir o meu PC praarrumar uns negócios e por curiosidade olhei o chip da memória RAM ...

Estranhamente é "UJC" ... que raios é isso ?? Memo genérica ??

o *##*&%#*% que me vendeu o PC disse que as memórias eram Kingston ... mas com esse chip estranho ??

é genérica ?

• Membro VIP
Postado

outro dia precisei abrir o meu PC praarrumar uns negócios e por curiosidade olhei o chip da memória RAM ...

Estranhamente é "UJC" ... que raios é isso ?? Memo genérica ??

o *##*&%#*% que me vendeu o PC disse que as memórias eram Kingston ... mas com esse chip estranho ??

é genérica ?

Olha... Nunca ouvi falar desse chip.

Pelo menos não está na lista de memórias "overclockables".

Como ela se porta em overclock? Testou?

Postado

Bem, nunca testei a fundo a memória não ...

mas pelos overclocks que eu fiz, eu ví que com certeza ela chega a:

214: 2.5-3-3-7

204.5 : 2.5-3-3-6

225: 3-3-3-8

194: 2-3-3-8

todos com 1T, e elas são 200: 3-3-3-8 2T

mas posso testar as memos pra ver até onde vão ...

Alguém lembra onde tem aquele link com os multiplicadores e clock base das memórias ???

• Membro VIP
Postado

Bem, nunca testei a fundo a memória não ...

mas pelos overclocks que eu fiz, eu ví que com certeza ela chega a:

214: 2.5-3-3-7

204.5 : 2.5-3-3-6

225: 3-3-3-8

194: 2-3-3-8

todos com 1T, e elas são 200: 3-3-3-8 2T

mas posso testar as memos pra ver até onde vão ...

Alguém lembra onde tem aquele link com os multiplicadores e clock base das memórias ???

então soca no teste, pois a ideia é buscar os maiores overs nos módulos... :joia:

Postado

Rapaz, não lembro mais qual é o tópico, mar usa esse programa, que calcula a frequência bem direitinho das memórias.

AQUI!

Observe que devido à controladora de memória ser agora parte do processador, as memórias não são baseadas no FSB (HTT), mas no clock da CPU.

Postado

valeu !!!

daqui a pouco vou pra casa pra brincar e ver qualé que é desse chip estranho das minhas memos ...

e talvez aproveitar o friozinho pra rodar uns benchs ...

valeu Rostev e Aladdin Lee

• Membro VIP
Postado

Hmmm...

valendo salientar que as BH-5 ainda aceitam CAS 2.5, o impossível é CAS 3.

E assim como a AMD faz pondo ano e semana de fabricação dos seus processadores.. a WinBond também põe série de fabricação em seus chip´s, assim, quando você ver 346WF ou coisas do tipo acima dos chip´s, não é nada mais que uma informação também muito valiosa, pois em um antigo forum encontrei um bom trabalho de um usuário que pôs a classificação de vários chips CH-5/6 e BH-5/6 de acordo com a numeração e o poder de over de cada um deles.

Vou ver se encontro pra completar mais aqui, afinal, é sem dúvida alguma um chip fantástico de memória.

Opa.. e não demorou muito pra que eu achasse alguma coisa.

Aqui vai uma breve relação sobre as semanas de cada dos chips da Winbond.

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=35598

Me foi bem útil quando comprei minhas BH-5, pois já deu pra ver que podia esperar boa coisa a respeito das memórias. E não deu outra!! :)

Aqui também tem mais um texto a respeito dos chips de memória da Winbond, e pelo que se fala, parece que houve o BH-4 :wacko: .. Mas esse nunca cheguei a ver pessoalmente, que pena.

http://xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=43707

Bom.. abraço aee!

• Membro VIP
Postado

Muito interessantes essas informações Engenheiro...

Estou inserindo estes links no tópico principal das BH-5.

Lendo o texto, realmente impressiona que a winbond tenha chegado a fabricar uma pequena leva de BH-4.

Imagina... Seria uma memória de 4ns, num processo de fabricação ainda mais apertado... Quem sabe uma dessas não passa dos 300Mhz com 2-2-2-5?

Deveria ser coisa linda, mas infelizmente a Winbond não viu ser vantajoso competir no mercado overclocker com uma memória que possuia processo de produção que deveria ser ainda mais caro do que as BH-5 (que já tiveram sua produção interrompida pelo alto custo de produção).

Pelo menos é interessante saber que eles já possuem tecnologia para tanto... Infelizmente a winbond tem se mostrado nula nas memórias DDR2, que estão em franca expansão para os sistemas que estão finalmente fincando lugar no mercado (como o AM2, LGA 775, etc...).

Essas DDR2 ainda tem que muito que evoluir, porque em desempenho direto não tenho visto elas baterem chips como TCCD, BH e UTT...

Quem sabe isso ainda vira... :joia:

Valeu!!! :joia:

Postado

Parabens pela iniciativa Rostev , ótimo e muito bem organizado topico !!!

bom to sem as minhas ex mesmos 2x512 khiperx BH5 !!! monstrinhas ehehee ,

mas to com 2 kits de 2x1GB :

1 da samgung

1 da corsair

vou fazer uns testes aqui , to usando um opteron e se forem +- eu posto !!

abraços e parabens !!

Hmmm...

valendo salientar que as BH-5 ainda aceitam CAS 2.5, o impossível é CAS 3.

E assim como a AMD faz pondo ano e semana de fabricação dos seus processadores.. a WinBond também põe série de fabricação em seus chip´s, assim, quando você ver 346WF ou coisas do tipo acima dos chip´s, não é nada mais que uma informação também muito valiosa, pois em um antigo forum encontrei um bom trabalho de um usuário que pôs a classificação de vários chips CH-5/6 e BH-5/6 de acordo com a numeração e o poder de over de cada um deles.

Vou ver se encontro pra completar mais aqui, afinal, é sem dúvida alguma um chip fantástico de memória.

Opa.. e não demorou muito pra que eu achasse alguma coisa.

Aqui vai uma breve relação sobre as semanas de cada dos chips da Winbond.

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=35598

Me foi bem útil quando comprei minhas BH-5, pois já deu pra ver que podia esperar boa coisa a respeito das memórias. E não deu outra!! :)

Aqui também tem mais um texto a respeito dos chips de memória da Winbond, e pelo que se fala, parece que houve o BH-4 :wacko: .. Mas esse nunca cheguei a ver pessoalmente, que pena.

http://xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=43707

Bom.. abraço aee!

boa engenheiro !!! essa relação das BH5-BH6 eu tamberm vi mas já tem algum tempo , na epoca eu usava as bh5 da khiperx !! elas eram monstras se não me engano achei o link desse forum num topico do forum do guru3d , so pra verificar mesmo se a semana de fabricação das minhas eram boas , e por isso não quis me livrar delas depois , so vendi porque me ofereceram bem mais do que elas valiam , mas senao me engano era no oczone que estava a lista de testes

Postado

۞۞ 1T ۞۞

=> Aladdin Lee - 228,4Mhz - 2.5-4-3-5/1T - 2.60v

1 x 512Mb Samsung PC2700 (M368L6523BTN-CB3)

AMD Sempron64 2600+ (Palermo) @ 2.284Mhz || ASUS K8U-X

ddr4575ho.th.jpg

Bom lembrar que ele ficou mais lento do que com o PC em 2280MHz, cerca de 0,3s no superpi. Até acho que a Screen que deveria figurar era a de 2280MHz, mas não tenho ela rodando o A64 Tweaker, embora os timings estejam exatamente iguais que nessa screen.

Ah, se eu pudesse deixar mais uns décimos de volt pra elas...

Postado

۞۞ 1T ۞۞

=> Aladdin Lee - 228,4Mhz - 2.5-4-3-5/1T - 2.60v

AMD Sempron64 2600+ (Palermo) @ 2.284Mhz || ASUS K8U-X

ddr4575ho.th.jpg

Bom lembrar que ele ficou mais lento do que com o PC em 2280MHz, cerca de 0,3s no superpi. Até acho que a Screen que deveria figurar era a de 2280MHz, mas não tenho ela rodando o A64 Tweaker, embora os timings estejam exatamente iguais que nessa screen.

Ah, se eu pudesse deixar mais uns décimos de volt pra elas...

۞۞ 1T ۞۞

=> Aladdin Lee - 233,9Mhz - 2.5-4-4-5/1T - 2.60v

AMD Sempron64 2600+ (Palermo) @ 2.104Mhz || ASUS K8U-X

http://img103.imageshack.us/img103/7243/mem4683aa.jpg

Novo resutado graças ao A64 Tweaker. No setup eu tenho a opção de botar 183, mas mesmo assim não aceita por ser originalmente pra 166. Já no Tweaker...

To contente, ainda mais por ter conseguido, na config anterior, bater 40,625 no PI. não testei nessa config ainda, só vou testar sexta, por causa da facul

[]s!

Postado

estava mexendo nas minhas tralhas hoje e achei um pente de 128 mb ddr 266 Samsung CHIPS TCB0

resolvi testar o garoto, e fiquei impressionado com o over do pente!! nunca tinha visto esse chip.

coloquei em 140 mhz e rode um pi ate ai beleza!! resolvi subir para 150 e tudo normal!!! fui logo pra 180 mhz :ahh: rodou o pi tranquilo!!! ate ai já tinha um ganho realmente muito grande pois já tinha uma memo 266 rodando a 360mhz, subi para 200 tive que aumentar a tensão para conseguir bootar, pensei que já havia chegado no limite, rodei um pi e o teste de leitura do everest tudo ok, coloquei em 210 não deu boot, relaxei um pouco a latencia e conseguir bootar pi ok e leitura também ok!!! fui para 220mhz :ahh: rodei o teste de banda do everest e tudo normal!!!!!

mais que isso não ia, nem relaxando as latencias

Dados sobre essa memoria:

Chips Samsung K4H280838C - TCB0

PC 2100 (DDR 266)

Latencias: 2.5-3-3-6 / 1T

tensão: 2,6v

Leitura da Memoria (everest): 2190 mb/s

Em teste:

freqüência maxima: aprox. PC3600 (DDR 440)

Latencias: 2,5-4-4-8 / 1T

tensão: 3v

Leitura da Memoria (everest): 3420 mb/s

rsrsrs rostev depois mando o teste com as UTT, segue a foto se quiser colocar na tabela, é uma pena que seja pente de 128mbs so da pra usar mesmo pra teste!!!

Abraços!!

post-4651-13884912767394_thumb.jpg

• Membro VIP
Postado

Novo resutado graças ao A64 Tweaker. No setup eu tenho a opção de botar 183, mas mesmo assim não aceita por ser originalmente pra 166. Já no Tweaker...

To contente, ainda mais por ter conseguido, na config anterior, bater 40,625 no PI. não testei nessa config ainda, só vou testar sexta, por causa da facul

[]s!

Maravilha Aladdin!!!

Já atualizado... :joia:

estava mexendo nas minhas tralhas hoje e achei um pente de 128 mb ddr 266 Samsung CHIPS TCB0

resolvi testar o garoto, e fiquei impressionado com o over do pente!! nunca tinha visto esse chip.

coloquei em 140 mhz e rode um pi ate ai beleza!! resolvi subir para 150 e tudo normal!!! fui logo pra 180 mhz :ahh: rodou o pi tranquilo!!! ate ai já tinha um ganho realmente muito grande pois já tinha uma memo 266 rodando a 360mhz, subi para 200 tive que aumentar a tensão para conseguir bootar, pensei que já havia chegado no limite, rodei um pi e o teste de leitura do everest tudo ok, coloquei em 210 não deu boot, relaxei um pouco a latencia e conseguir bootar pi ok e leitura também ok!!! fui para 220mhz :ahh: rodei o teste de banda do everest e tudo normal!!!!!

mais que isso não ia, nem relaxando as latencias

Ehehehehe...

Esse chip é antiguinho mesmo...

Por isso nem busquei informações dela.

Mas mostrou-se ótima para over, já que ganhou quase 100Mhz a mais em cima da frequência nominal.

Uma boa surpresa... :D

Ahhhhh... Gostei muito da screen que você fez.

Queria uma igualzinha aqui com as suas Mushkin RedLine... ;)

[]'s

Postado

<span style="font-family:Arial">Ola a todos!

Rostev me perdoa se o lugar deste post que vou colocar não for aqui você tem toda liberdade de tranferir para outro lugar, bem havia testado um par de memos que tenho aqui e eles haviam chego ate 249mhz 2,5-3-3-5 c/ 2,9v ao relaxar 3-4-4-8 não subiram nem por reza braba eu acreditava que poderiam pois relaxando a latencia teoricamente teria de subir, mas não foi o que aconteceu o que posso estar fazendo de errado? ou o que pode estar errado nestes valores?

[]s </span>

• Membro VIP
Postado

Agora que eu vi este tópico ...

Ficou bacana e com muita infomação. Parabéns...

Não estou mexendo mais com over por limitações da minha placa mãe.

• Membro VIP
Postado

<span style="font-family:Arial">Ola a todos!

Rostev me perdoa se o lugar deste post que vou colocar não for aqui você tem toda liberdade de tranferir para outro lugar, bem havia testado um par de memos que tenho aqui e eles haviam chego ate 249mhz 2,5-3-3-5 c/ 2,9v ao relaxar 3-4-4-8 não subiram nem por reza braba eu acreditava que poderiam pois relaxando a latencia teoricamente teria de subir, mas não foi o que aconteceu o que posso estar fazendo de errado? ou o que pode estar errado nestes valores?

[]s </span>

Se relaxando as latências ela não sobe mais, você deve ter batido no limite delas.

Isso é muito normal de acontecer... Eu mesmo consigo valores apertados a 273Mhz nas minhas UCCC, primed e depois disso, mesmo relaxando tudo eu não consigo por a 278Mhz para primar.

Daí entra o alguma limitação, que no seu caso deve ser no chip de memória, já que o PCB da sua é BP.

[]'s

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...