Ir ao conteúdo

RAM DATABASE - Overclock em memórias

Rostev

Posts recomendados

Postado

Peguei uma kingston Value com chip Mosel até que boazinha.

O danado é que no chip da memória só tem numeração mas tem o simbolo da Mosel. Fiz alguns testes com ela e consegui 562Mhz com Cas 3,4,4,8 2T na boa mas fiquei com medo de queimar a danada tão boa. Estou usando ela no dia a dia a 491Mhz ela esta a Cas 2.5,3,3,5 1T e tensão de 2.5v na boa e deixar passar o prime e fiz o superPI 32m perfeito. Com elas agora meu SuperPI 1M esta em 33seg. Quando vi que ela era essa beleza fui correndo até a loja pegar outra e só achei com chip Elpida que não acompanhou essa então devolvi e vou procurar outro igual. Será que uma Samsung UCCC acompanha essa ai já que não acho esse outra Kingston com o mesmo chip?

post-6075-13884939394617_thumb.jpg

• mês depois...
  • Membro VIP
Postado

Fiz uns testes aqui somente com um único módulo de minhas memórias Corsair e alcansei um over muito bom se tratando de memória Value, nem eu sabia que ela chegava a isso hehe.

A bendita atingiu 252MHz e mais alguma coisa com 2,5-3-3-8, em 250MHz foi de boa em 2,5-3-3-5, os testes foram feitos com 2,9v.

O interessante disso tudo e que me levou a postar esses resultados, é que a memória só conseguiu atingir esse clock usando os timings padrão usado em 200MHz, se relaxase isso ai ela não ia nem com os 3v (máximo que a placa libera), alguem sabe e pode dizer o porque disso?

Depois pretendo acertar as coisas aqui e rodar um SuperPi caprixado para ver no que dá.

http://img208.imageshack.us/my.php?image=memo777bz8.jpg

• Membro VIP
Postado

É, na verdade eu nunca tinha colocado uma única memo desse meu kit para fazer teste e também só fiz esses nessa madrugada, vou fazer mais alguns depois e tentar isso que você falou.

O que percebi nessa memo e que ela não é muito chagada em divisor diferente ao do processador ((10) no meu caso) quando estão dual.

E por falar em samsung CB3, vou TENTAR superar meu over de 50% com a minha que esta guardada, acho que por esses dias terei tempo e coragem. Abraço Alan.

• Membro VIP
Postado

Isso é competição desonesta! Eu consegui 52% nas minhas, mas sem overvolt (2,6V). Se a MB desse mais opção... Se o Cas 3 funcionasse...

hehehe faze Ok o negócio é overcloca, ainda acho pouco 3V se tivese mais um kadinho iria ser melhor, a memo nem esquentou da ultima vez que fiz esse 50%.

Levanta aquele tópico lá, porque ai, fico em primeiro depois de você hehehe.

• mês depois...
Postado

Se eu deixar o processador (3200+ core venice soquete 939) a 2720mhz o FSB fica a 544mhz. As memos vão estar a 544mhz? Pergunto isso porque na bios da minha placa mãe não dá pra mexer manualmente no processador e nas memos ao mesmo tempo. Só da pra ajustar um ou outro. Então deixo o clock do processador no talo(2720mhz x10). A minha dúvida é se as memos acompanham automaticamente. Se eu por as memos a 500mhz, por exemplo, o processador fica preso a 1650mzh x 7.

E mais uma duvida.

Vale a pena pegar um x2 4400+ soquete 939? Não vou trocar o sistema todo porque peguei essas memos da assinatura esses dias e gastei um bom dinheiro rsrsrs.

Abraços!

• Membro VIP
Postado
Se eu deixar o processador (3200+ core venice soquete 939) a 2720mhz o FSB fica a 544mhz. As memos vão estar a 544mhz? Pergunto isso porque na bios da minha placa mãe não dá pra mexer manualmente no processador e nas memos ao mesmo tempo. Só da pra ajustar um ou outro. Então deixo o clock do processador no talo(2720mhz x10). A minha dúvida é se as memos acompanham automaticamente. Se eu por as memos a 500mhz, por exemplo, o processador fica preso a 1650mzh x 7.

E mais uma duvida.

Vale a pena pegar um x2 4400+ soquete 939? Não vou trocar o sistema todo porque peguei essas memos da assinatura esses dias e gastei um bom dinheiro rsrsrs.

Abraços!

Amigo a frequência da memória sera sempre o dobro do que o que você setar no processador estando o divisor em 1/1, no seu caso deixar em 400MHz na bios a memória, nesse caso ai você colocou O HTT em 272 esse permanece igual não em 544 as memórias sim dobram esse valor pois elas são DDR 272*2=544, as memórias acompanham automaticamente o processador, mas o processador não acompanham as memórias.

Se você setar manualmente qualquer valor para a memória na bios acima da frequência base padrão do processador que no caso é 200 o sistema vai abaixar o multiplicador e se ele (o sistema) setou o multiplicador em 7 deveria estar em 1750MHz, 7*250 tem certeza que esta 1650MHz?

Você não consegue overclocar o processador através da frequência da memória, mas você consegue overclocar a memória através do processador.

Se você quiser que sua memória trabalhe em 500MHz redondinho, você tem que por o HTT em 250 na bios ou deixar em 272*10=2720 e memória em 544MHz como você disse ja ter colocado logo acima.

Minha explicação esta baseada nos testes que eu fiz, não sei dar explicação técnica a respeito do porque o sistema setar um multiplicador tão baixo, se alguem puder explicar com mais clareza também vou agradecer.

Postado

Deixei o processador a 2666mhz x 10. As memos estão trabalhando a 533mhz e o hyper transport a 2x . Não consigo coisa melhor que isso. Eu li que da pra deixa as minhas memos a 600mhz, mas o meu processador não chega lá rsrsrs.

Tava pensando em pegar um 4400+ com 1mb cache L2 @2,4ghz. Será que consigo chegar lá (memos @600mhz)? Ou devo ficar com o meu mesmo? Eu li também que dava pra deixar as minhas memos a 1T, mas aqui eu não consegui. Nem inicia o windows, fica reiniciando toda hora.

• Membro VIP
Postado

Se você quiser arriscar e tentar fazer sua mamória trabalhar em 600MHz não há necessidade de trocar o processador, é só você colocar o HTT em 300 em vez de 266 e deixar a memo na bios em 400MHz.

Mas para você deixar seu processador com o Htt em 300 na bios é melhor abaixar o multiplicador para 9 por exemplo e os timings da memo é bom relaxar, deixa tipo 3-3-3-8-1t ou relaxa mais ai se ela for beleza aperta mais esses timings, dependendo do comportamento da memória, você tem que aumentar um pouco o vdimm 2,7v por exemplo até mais, é relativo.

Os ajustes corretos tanto para processador como para memória é um pouco mais trabalhoso e complicado, para isso, tem que dar uma bela lida nos tutorias sobre o assunto para se enteirar e familharizar-se mais beleza e não se esqueça também que nem todo conjunto mesmo que seja igual tem o mesmo comportamento e tolerância.

Essas cinfigurações acima pode danificar seu PC ou parte dele, se o fizer faça por sua conta e risco ok. Boa sorte

Ps: não esqueça de deixar o HT em 3X.

Postado

Postei uma screen da minha configurão atual. Não vou forçar mais porque já encomendei um x2 4200+ . Dai eu brinco mais um pouco. Rodei testes de stress do sistema e não travou. quando eu deixei a 2720mhz x 10 dava erros aleatórios no sistema. Agora consegui deixar o hyper transport a 4x. Mas as memos não ficam a 1T nem a pau. Ja ouvi dizer que a minha mobo não é boa pra over.

post-5966-1388494336078_thumb.jpg

• Membro VIP
Postado
Postei uma screen da minha configurão atual. Não vou forçar mais porque já encomendei um x2 4200+ . Dai eu brinco mais um pouco.

Beleza posta os resultados ai quando chagar a criança nova ok. Abraço;)

Postado

Bom dia meus caros amigos do C.H.,

=> CrazyDjow - Sempron64 3000+ | Asus K8N | 200@247Mhz, 2.5-3-3-8, 2.7v, Kingston, Nº série: 7439C739h -969357684, Data de fabricação: Semana 8 / 2007

Estava observando no site artigos sobre overclock e me interessei muito por este aqui,

como eu tava fzndo overs no meu pc constantemente pra testes e tirando duvidas na net, resolvi colocar aqui o q eu consegui,

obviamente passível de erros porque num sei muito não, mas consigo sobreviver....hehehehe

Hoje possuo um pc marromeno, não como esses monstros q alguns possuem, mas também me divirto muito com ele, como diz um companheiro do C.H., bem, agora eu tenho uma Asus K8N, 512mb DDR400 Kingston e a partir da semana q vem será 1gb de novo...urrruuuuu...

Eu apanhei muito no começo quando adquiri essa MB porque ela tinha muitas otras opções de O.C. q a minha outra Fastfame 8vtaa+ que foi muito guerreira com um A. XP Palomino 1600+, então pesquisei bastante sobre overs. Tenho um gabinete Troni 4 baias, fonte genérica 500w (evidentemente não reais), um cooler de 3 pinos de K62-500 no chipset dela e um cooler 12v também de um K62-500, de importante aqui acho q isso ta bom.

A Asus K8N, como li em alguns artigos, apesar de não ser toooooop de linha tem boas opções de overclock, como controlar o fsb, ht ratio, multiplicador e outras, bem, eu sofri um pouco pra aprender a overclockar ela de uma forma adequada, mas to indo no caminho certo, como eu tinha muitas duvidas antes e hje grande parte delas foram resolvidas e gostaria de postar aqui alguma coisa também, sou mais um, mas to fzndo minha parte .... hehehe

Quando instalei a DDR400, antes eu usava uma DDR333 q meti o pé nela, o pc nem iniciava, num sei como mas tive de resetar a bios q eu tinha atualizado, resetei e inciei, coloquei ela como 333, funcionou belez igual antes, ae fui aumentando o fsb dela, q vem padrão 200, até chegar a 290, mas com o ht ratio igual a 3 e o multiplicador igual a 9,mas não iniciava o S.O., já q ouvi falar q o hypertransport num pode chegar a 1.000. A Asus K8N vem por padrão com fsb=200, htratio=4 e multiplicador igual a 9 e para que ela trabalhe bem, é aconselhável instalar umas memo DDR400 para que o hypertransport tenha mesma taxa de transferência que as memo ou vice-versa, tanto faz.

Vou explicar dando exemplo a minha K8N, quando se coloca o fsb igual a 250, o hypertransport chega a 1.000, assim: 250x4=1.000 (fsb x ht ratio = Hypertransport), com esse over de 25% (250÷200 = 1,25), fica fácil do pc dá um pití nele, então quando for fzr overclock e colocar o fsb de 250 ou acima disso, o ht ratio tem de ser reduzido a 3 (“fsbx3=hypertransport” menor q 1.000).

O hypertransport é uma ponte de comunicaÇao entre o processador e a o chipset da MB, é bom que os 2 trabalhem na mesma taxa de transferencia, como isso pode acontecer?

Fazendo um over de modo que o ht ratio não seja reduzido a 3 ou menos, por exemplo 240x4=960 de hypertransport, agora, você pega esse valor, multiplica por 32 e divide por 8, porque isso?

porque a ponte de comunicação está trabalhando em 32 bits na transferência de dados (eu espero estar certo disso) e convertendo em bytes, divide-se por 8 este valor, ficando assim a transferência do hypertransport: 960x32÷8=3.840MBps, se as memos estão a 400mhz, então vai ficar 400x1,20 = 480mhz, sendo que esse 1,20 é o 20% do over que estou fazendo agora (240÷200=1,2 ou 20%) que é 20% a mais da memoria adicionado a ela, então prosseguindo, 480x64÷8 = 3.840MBps, (o 64 é porque a memo DDR transfere 64 bits por vez, já q não trabalha em dual channel minha MB, o 8 é pra converter em bytes) logo a transferência da memo é igual a transferência do hypertransport, então você aumentando o fsb até 250 com o ht ratio igual a 4, você chegará a transferências iguais entre memória e hypetransport. Eu consegui só 247, acima disso o pc num inicia nessas condições ......hehehehe.....

Seguindo o exemplo acima (fsb=240, ht ratio =4), só que com DDR333, seria mais ou menos assim: 333x1,20=399,6mhz, logo, 399,6x64÷8=3.196,8MBps que é diferente de 3.840MBps do hypertransport e se você reduzir o ht ratio pra 3, vai ficar assim: 240x3 = 720 de hypertransport que transfere 2.880MBps (720x32÷8), nada de sincronia entre o hypertransport e as memo, ficando um dos dois ociosos, dependendo do caso.

Uma opção interessante, seria aumentar o over, mantendo as memos 333, por exemplo, aumentando o fsb para 280, teria um over de 40% (280÷200=1,4), então, 333x1,4 = 466,2mhz que daria uma transferência de 3.729,6MBps da memo, bom eim, mas não esquecendo q o hypetransport é aumentado também ficando 280x3 = 840 (se fosse 280x4=1.120, algo q não convém), então 840x32÷8 = 3.360MBps de hypertransport, e como conseqüência dados vão ficar ociosos,mas isso é outra história para explicar.

Outra coisa seria alterar o clock do processador através do multiplicador, caso o pc não inicie e é nesse caso q conta o over do seu processador, no meu caso, usando um Sempron (Palermo) 3000+ (1.800mhz) tendo o multiplicador variando de 4 a 9, passando por valores de 0,5 em 0,5.

Pode-se aumentar o clock das memo e do hypetransport até um ponto sem alterar o valor do multiplicador e até ele não iniciar mais, mas se você reduzir o valor padrão que é 9 para 8 ou 8.5 ou menos, você pode conseguir aumentar mais ainda o fsb e iniciar o pc, mas conscientemente que o processador não vai ficar com um over bruto, tipo, você coloca o fsb igual a 280, ht ratio igual a 3 e as memo a 333 ae você deixa o multiplicador igual a 9, o pc num inicia, dae você segura o botão de ligar pra desligar e depois liga ele e os valores estarão em defaut, você pode reduzir para 8.5, ficando seu processador a 280x8,5 = 2.380mhz (32% de over, 2.380÷1.800=1.3222, lembrando q o 0,3222 é a porcentagem de aumento, logo, 32% e 1.800 é a velocidade original do processador). você também pode colocar o multiplicador igual a 8, ficando 280x8 = 2.240mhz, caso não haja sucesso. Havendo algum sucesso, agora seria hora de colocar as memo a 400, ae ele inicia ou não também, no meu caso não....hehehe..... Ah!, se sua memo é DDR333, não adianta botar em 400 q não funcionarão como DDR400.

Eu consegui com sucesso, iniciando o S.O. e jogos, meu pc com fsb de 289, ht ratio 3, multiplicador 8,5 e memo a 333@485, mas a latência da memo ficava alta, já consegui também, não lembro como, overclockar as memo até 560, mas elas a 400 e não 333, ae eu resolvi deixar ele com fsb 247, ht ratio 4, multiplicador 9 e as memo a 400, num é um bruto over, mas ta bom, também nem ta esquentando assim ficando um Sempron 3.000+ @3.700+, [email protected], DDR400@494mhz, “2.5-3-3-8” e com cool’n quiet ativado pra não esquentar muito e desfrutar de todas as virtudes desse recurso.

Uma coisa, eu coloco a memo com 2.7v e o processador com 1.625v quando eu faço over, nunca deu problema, mas se der problema, é só alterar um pouco a tensão do processador, como pra mim nunca deu problema com esses valores então deixo estes quando tá em over, não sei se é certo.

Com certeza você vai aumentando o fsb de 1 em 1 ou mais até o pc num iniciar, usando as memo a 333, vai alterando o valor do multiplicador quando ele num iniciar, depois se quiser bota as memo em 400 pra ver no q q dá, uma hora você consegue...hehehe....

Eu queria um tutorial assim ou mais ou menos desse jeito quando eu comecei a fzr overs, mas, nunca achei explicadinho assim, ta certo q num ta tãaaaao explicado assim, mas ajuda, pensei q já q eu não achei, vou fzr minha parte para alguns que venham a precisar um dia de algo assim.

Fugi um pouco do assunto pra explicar o porque o pc pode num ligar ou qualquer outro problema dependendo do q for feito na memo.

Num consegui enviar a imagem pelo link q o Rostev sugeriu, mas ajeitei de outro..:P Espero q no problem....Flows

Espero q tenha sido útil pra vs’s. Boa tarde galera.

.

.

post-112306-13884943639628_thumb.jpg

Postado

Por enquanto ta assim, depois quando a pasta térmica estiver no pto eu tento aumentar mais rsrsrs. Com essa config eu fiz testes de stress do sistema e rodou legal. A cpu chegou a 61º e não passou disso.

O que vocês acham? To bem na foto? rsrsrs

post-5966-13884943664714_thumb.jpg

• 2 meses depois...
Postado

A minha configuração é essa não sei c ta certo. ai vai!!!!!!!!!

=> cro_argenton

1 x 512MMb PC3200 - 200Mhz - 3-4-4-8/3T - 3.18v

PIV 3000Mhz Prescott

ASUS P4S800

LINK

Agora como eu faço pra overcloka a memória???????????

• 2 semanas depois...
Postado

Fala moçada,

não encontrei lugar melhor pra perguntar isso, portanto, aqui vai:

fiz um OC no meu cpu e quando finalizei a obra notei que o pc estava bem mais espertinho mesmo, embora o OC tenha sido de meros 15%. No entanto, quando rodei jogos notei que a velocidade estava fora do normal, como um filme em velocidade alta. Isso aconteceu depois que mudei o parâmetro CMD da memória de T2 para T1.

Isso é normal?

Há alguma forma de eu manter em T1 sem sofrer esse "fastforward"? Visto que menos ciclos de clocks, menor tempo usado, maior velocidade, não?

Abraço a todos!

• 4 semanas depois...
  • 3 meses depois...
Postado

Boa tarde galera!! Gostei muito do tópico mas ainda não encontrei o que eu quero!!!

Quero tirar o maximo possivel de desempenho com overclock, e para isso ja brinquei bastante com isso. Minha configuração atual hoje é esta:

Athlon 64 x2 4200 [email protected] lembrete é um socket 939

DFI LanParty NF4 SLI DR

Corsair TwinX 2048 PC3200C2 Pro 2,5 3 3 6 1T a (3,0 v)

Seventeen 550Watts

O cooler é novo que não lebro o nome agora, mas é um coolermaster nervoso e ta aguentando bem!!

Acontece que quero mais e pra isso não to conseguinto aumentar mais minhas memórias hoje estou operando assim:

Memórias a 235 Mhz, 3,0 v e latencia de 2,5 3 3 6 1T ta em 1:1

Multiplicador HT em 4 x 235 = 940

Multiplicador de CPU em 11 x 235 = 2585

Quero mais o que devo fazer? quero na verdade chegar aos 3.0Ghz no X2 mas sem perder o HT é possivel?

E outra pergunta essa minha memória já vi em um benkmark e ouvi dizer que chega no maximo a 249 Mhz mas não consigo por que? Me ajudem, se é que tem alguem que sabe disso né!!!

• 2 anos depois...
Postado

Geste, desculpe por ressucitar o tópico, mas alguem tem informações desta memória:

Kingston KVR400X64C3A

não achei nenhum modelo compativel na lista da primeira pagina.

desde já agradeço.

Postado

4 GB CORSAIR DOMINATOR PC5800 1066MHZ DUAL

CORE 2 QUAD 2.83

ASUS P5Q-E

Galera

Alguem pode me ajudar, dizendo como posso deixar minha RAM e a minha CPU ainda melhor através do OverClock??

Na verdade, eu gostaria de um passo-a-passo, pois nessa parte de clocks, eu sou bem fraquinho. rsrsrsrsrs:D:D:D

Não quero ser abusado, mas é que eu até fiz um clock para 3.0, mas a temperatura da CPU ficou em 49 e a da Mobo ficou em 50.

A parte boa da coisa, é que não precisei sujar a frigideira, pois usei o gabinete para fritar ovos rsrsrsrsrs

Podem me ajudar ????:(:(:(

• 2 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!