Ir ao conteúdo

programa para testar o set de instrucoes?

bitcom

Posts recomendados

Postado

pesoal, tenho presenciado ao longo dos meus anos de experiencia com manutencao de pcs que programas que funcionam perfeitamente com um processador não funcionam com outro (da mesma marca ) sempre achei que iso se devese a atualizacao do set de instrucoes do porocesador de um modelo para outro, alem do mais quem me garante que todas as instrucoes de codigo de maquina funcionam perfeitamente e tambem os registradores internos do processador, sabemos como testar a memoria cache mas miuto pouco sobre o set de instrucoes, bem que poderia existir um programa que estresasse o processador jogando todas as instrucoes do set para cima dele e fazendo operacoes de memoria ate descobrir se tudo funciona bem.

se alguem souber de tal programa por favor avisem por que eu acho que seria de muita valia para um tecnico.

obrigado

• Membro VIP
Postado

Testar todas? Acho que não existe,

Mas existe um instrução especial (CPUID) que informa quais instruções estão disponíveis, e existem muitos programas que leêm essa instrução.

Postado

Mmmmmmmmm.....

Acho que você não entendeu, eu estou falando de Assembler, a linguagem dos processadores.

você sabe como funcionam os processadores???

• Membro VIP
Postado

Li de novo o seu post, me parece que sua preocupação é essa:

quem me garante que todas as instrucoes de codigo de maquina funcionam perfeitamente e tambem os registradores internos do processador

O fabricante garante, se o processador é "x86-compatibile" e uma instrução AAM não faz o que deveria fazer o fabricante é um incompetente e você deve pedir seu dinheiro de volta, se os registradores não funcionam o maquina nem liga, e se mesmo assim você esta preocupado se uma ADD vai realmente somar dois números pode fazer uma aplicação em assembly e testar.

Postado

agora sim estamos falando a mesma linguagem, claro que o problema e esse mas o tema e como faco para testar um sistema para saber se não e o processador que ta com problema por que não consegue executar direito todas as instrucoes, eu poso fazer um programa em assembly mas na verdade queria saber se já não existe algo pronto, pois nexiste tanta coisa para os PCS neste mundo...

eu sou tecnico, e se tiver que fazer um porograma para testar faco tambem mas perco tempo e deixo de trabalhar e alem do mais quanto tenho que cobrar do cliente para levar a cabo um teste deses que eu tenho que fazer a propia ferramenta...

obviamente depois que eu constatar o defeito no processador irei reclamar a garantia pois eles sao garantidos por 3 anos, mas primeiro tenho que constatar o defeito e ter certeza de que não e a placa-mãe ou outra coisa.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!