Ir ao conteúdo

Desativar o arquivo de paginação do Windows

vegidio

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Antes de mais nada deixa eu falar a configuração do meu computador para que vocês possam avaliar minha situação a tentar me ajudar: eu tenho um PC Intel P4 Hyper-threading, 2.8 Ghz e 512 MB de RAM DDR400.

Eu já li em vários sites e fóruns na Internet que pessoas que tem um computador com um processador razoável (usem a configuração do meu como exemplo) e que tem 1 GB ou mais de memória RAM podem desativar tranquilamente o arquivo de paginação do Windows (usado para memória virtual) que o desempenho do computador será melhor desta maneira, porque 1 GB de memória é o suficiente para lidar com todas as operações do sistema operacional.

Como eu tenho "apenas" 512 MB de RAM eu mantenho o arquivo de paginação do Windows (meu Windows é o XP Professional) ativado e configurado para ser gerenciado automaticamente pelo sistema operacional. Desta maneira meu arquivo de paginação tem um tamanho médio 768 MB em disco.

Bem, agora as minhas dúvidas:

1- Estou pensando em comprar mais 512 MB de RAM e ficar com 1 GB por isso gostaria de saber de vocês se essa história de poder desativar o arquivo de paginação é realmente verdade quando se tem mais de 1 GB ou mais de memória e se isso vai realmente melhorar o desempenho do meu PC.

2- Minha segunda dúvida é um complemento da primeira: se esta história de que desativando o arquivo de paginação em computadores com mais de 1 GB aumenta a performance for verdade, isso também vale para usuários que usam programas extremamente pesados? Eu por exemplo, trabalho numa empresa de informática que usa uma ferramenta de desenvolvimento de programas chamada RAD (Rational Application Developer) e este programa é muito, mas MUITO pesado... Para vocês terem um ideia, quando eu estou usando ele em casa eu costumo deixar apenas ele aberto (nada de Winamp tocando músicas ou Messenger conectado) caso contrário fica muito difícil trabalhar. Portando gostaria de saber de vocês se mesmo em situações como essa (em que o usuário usa programas que exigem muito da máquina) o arquivo de paginação pode ser desativado se o PC tiver 1 GB ou mais de RAM.

Obrigado pela ajuda,

Vinícius Egidio

Postado

Acho um 1Gb pouco p/ desativar o arquivo de paginação. Tem jogos que usam muita memória e podem ser prejudicadas. Tem um pessoal que com 2Gb desativa a paginação . . .

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...