Ir ao conteúdo

Gradiente pro 2000 MK-II e OPAMP TL072

Attumsp

Posts recomendados

Postado

Aê Galera... Eu montei um circuito para fazer amplificadores funcionarem em ponte... Eu utilizo um Subgrave aqui em casa de 800 Wrms de 18 Polegadas em 8 Ohms...

Meu amplificador é um simples, eu trabalho com festas e eventos, porém em casa, utilizar uma potência de 6000 WRMS é uma ignorância na conta de luz... por isso utilizo um Gradiente PRO 2000 MK2 (Acredite, foi um dos amplificadores mais fortes na era dos amplificadores da gradiente, até ser lançado o A1)...

O Circuito encontra-se nesse site: http://sound.westhost.com/project14.htm

Utiliza um OPAMP TL072, eu montei esse circuito... porém nas saídas, acaba oscilando um sinal senoidal de 60 Hz.... Sinal de que o problema era a fonte... Ele utiliza uma fonte de +15-15 (linear)... Eu utilizei uma fonte de PC com o fio azul (-12) e amarelo (+ 12), uma leve variação de tensão não iria modificar nada em seu desempenho final, mesmo porque o sinal de saída somando os dois terminais de saída não podem ser maior que 4 volts porque há risco de queimar o estágio de entrada do amplificador.... tentei aterrar a fonte, mesmo assim o ruído continua =/...

Um técnico me disse para botar capacitores em série com o circuito... Mas em que parte do circuito devo botar esses capacitores??? Qual o valor desses capacitores??? Quantos volts???

Emfim, e outra coisa... Gostaria de melhorar a amplificação do meu Pro 200 Mk2... tenho o esquema do circuito dele, gostaria de saber se alguém me sugere algo, do tipo trocar os retificadores de ponte, aumentar o valor dos capacitores de filtro, trocar alguns resistores em prol do aumento da potência dos transistores... emfim, deixá-lo mais potente!!!

Qualquer coisa mandem-me um e-mail attum_newba@hotmail.com ...

Espero que alguém me ajude^^

Abraços!

Postado

Fonte de PC é muito ruidosa para essa aplicação.

Recomendo voce montar uma fonte regulada linear só para alimentar o circuito adaptador. Pode usar um trafinho 15+15 500mA (barato), ou derivar a tensão da própria fonte do amplificador, se esta não for muito alta.

A regulagem pode ser feita por reguladores 78xx/79xx.

No proprio site onde está publicado este circuito adaptador (ESP) há dois projetos de fonte simétrica própria para preamplificadores e afins, pode montar um desses tambem.

[ ]

Postado

Valeu linuxer.... Eu gostaria de utilizar a fonte do próprio amplificador se fosse possível, mas como eu posso diminuir os +42/-42 do amplificador para +15-15??? utilizando resistores

Enquanto ao amplificador... o que você me sugere para ele ficar mais potente??? Bombar mais???

Postado

E alguém me recomenda usar transistores de saída mais fortes??? Sabe algum que pode ser usado no lugar desse do Pro 2000 MK-II ??

Postado

Se for retirar a alimentação dos +42 -42V do ampli, utilize, para cada "rail', zener de 15v 500mw, em série com resistor de 1K 1w. Se usar só resistores não fica bom, a tensão vai oscilar muito.

Isso pode alimentar até 20mA, você precisa verificar qual vai ser o consumo do TL072 nesse circuito.

Quanto a aumentar a potencia, não posso dizer nada porque não conheço esse ampli.

[ ]

post-28654-13884912835238_thumb.gif

Postado

Certo Valeu linuxer... Bom vou procurar o diagrama desse amplificador, e logo mais postarei aqui nesse tópico, aí você analiza e me diz o que eu posso mudar ok??? Ele tem um espaço interno tremendo, dá para fazer muita coisa com ele.. Obrigado! :-BEER

estava vendo... qual o valor daquele capacitor na imagem??? ou aquilo é fictício?? devo usar um zener no sentido da corrente e um resistor??? haahAH to perdido aHaHuahuaH

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!