Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

como calcular conversores dc-dc


carlos_240@

Posts recomendados

ola pessoal já procurei na net toda estou precisando urgentemente de um conversor dc-dc que me forneça 30 vdc a partir de uma bateria de carro por favor se alguem souber como calcular e tiver algum circuito por favor me ajudem ficarei muito grato............. qualquer coisa meu email ta ai ( [email protected])...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola pessoal já procurei na net toda estou precisando urgentemente de um conversor dc-dc que me forneça 30 vdc a partir de uma bateria de carro por favor se alguem souber como calcular e tiver algum circuito por favor me ajudem ficarei muito grato............. qualquer coisa meu email ta ai ( [email protected])...

Olá.

Qual a potência do inversor?

O que você vai ligar nele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola amigo eu preciso de +-35vdc com 5 amperes (se possivel ) a partir de uma bateria de carro. há eu vou ligar um amplificador que vou montar. eu li sobre esse tipo de conversor quando estava pesquisando amplificadores para auto e descobri que eles usam esse tipo de conversor.

Vai ligar o Amplificador sem fonte né?

Então. Você pode fazer o seguinte inversor.

Com um 555, coloque para ele oscilar a 60 Hz.

Depois coloque uma etapa de alta potência na saída do 555 e ligue um trafo elevador de tensão 12V para 35V.

Para testar e calibrar, faça o seguinte:

Na saída do Trafo, você liga uma carga de uns 5A e ligue um multimetro em paralelo, para medir a tensão.

A tensão mínima é de uns 28V, com carga máxima.

Aí você vai aumentando a freqüência de oscilação do 555 até você encontrar a freq. de operação ideal.

Isto é, quando você tem a MENOR queda de tensão.

Se você quiser, pode tentar fazer um oscilador em ponte de Wien, que te fornece ondas senoidais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara não consegui entender bem sua resposta me explique melhor

Qual parte você não entendeu?

Vamos lá:

Quando se pensa em elevar, isolar ou abaixar tensões, qual a primeira coisa que nos vem à mente?

- TRANSFORMADORES.

Como todos nós sabemos, o transformador NÃO funciona com corrente contínua, apenas com a corrente alternada ou corrente contínua pulsante.

Então, se desejamos elevar a tensão de uma bateria, qual a primeira modificação que deve ser feita?

- Transformar a corrente contínua da bateria em alguma forma de corrente oscilante (ou CA ou CC Pulsante).

E como fazer isso?

- Bom, para isso precisamos de um oscilador. Para isso vamos utilizar transistores de baixa potência (pois são baratos) ou CI's.

Bom, você sabe que os elementos oscilantes não são capazes de manipular grandes potências:

Potência = 175W

Secundário = 35V @ 5A

pra mim. = 12V @ 14,6A

A saída do 555 não passa dos 500mA, um BC548 não consegue manipular mais que 500mA.

-Então, o que precisamos para fazê-lo?

Precisamos de uma etapa de alta potência, composta por transistores capazes de manipular altas potências, tais como os 2N3055.

Depois que você construir o circuito, é necessário calibrar.

-Qual será a carga máxima dele?

5 Ampères, ou seja, um resistor de 7 Ohms.

Você vai ligar esse resistor de 7 ohms no secundário do transformador (35V). Ligue um multímetro em paralelo, para medir a tensão.

Aí você vai variando a freqüência do oscilador, até encontrar uma freqüência que faça o seu transformador trabalhar com o rendimento máximo: Quando você tiver a maior tensão medida no multímetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, rsfjr, sua tese está correta! mais existe um oscilador de alta potencia, muito bom e custo baixícimo! Calcule uma ponte de diodo de qualquer amperagém q você quiser, e pegue outra ponte na mesma caracteristica e a coloque inversamente em paralelo com a saida da primeira. O que podemos analisar ai, é que, a primeira dará meia honda e a segunda completará, e ai é só trabalhar o sinal de saída!!! Valeu?! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, rsfjr, sua tese está correta! mais existe um oscilador de alta potencia, muito bom e custo baixícimo! Calcule uma ponte de diodo de qualquer amperagém q você quiser, e pegue outra ponte na mesma caracteristica e a coloque inversamente em paralelo com a saida da primeira. O que podemos analisar ai, é que, a primeira dará meia honda e a segunda completará, e ai é só trabalhar o sinal de saída!!! Valeu?! :-BEER

Mas você tem certeza que vai oscilar?

Como ela vai oscilar se a entrada da ponte é corrente contínua?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...