Ir ao conteúdo

Como deletar o windows XP de uma partição sem formatar?

Espartano

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Eu tenho uma instalação do Windows XP e fiz uma outra instalação, pra testar umas coisas, num outro HD. Só que agora o XP entrea direto no outro XP que eu não quero mais usar, mas também não quero formatar a partição porque copiei algumas dezenas de gigas pro HD. Será que posso simplesmente deletar as pastas Windows, Arquivos de Programas e Documents and Settings?

Valeu!

Postado

Pode apagar todos arquivos do outro HD MAS verifique se o HD normal está apto a fazer boot... retire seu HD secundário e verifique se no HD principal o BOOT.INI está assim:

[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect

Postado

Olá amigo, obrigado!

Então, eu não achei o arquivo boot.ini na partição do windows que quero usar, mas decidi apagar mesmo assim o outro Windows. Claro que deu erro :P, e agora ele fica falando que faltam arquivos pra inicializar o windows (na verdade, faltam todos heheh), mas eu contorno isso usando o F8 pra entrar no HD primário, onde está o windows que quero usar.

mas queria saber se tem como arrumar isso?

Valeu!

Postado

Olá amigo, obrigado! Mas quais são os arquivos necessários? É que na verdade é assim, eu quero iniciar pelo windows que já estava instalado na minha máquina, tudo configuraod e etc. (vou chamar de windows 1).

Mas a máquina só iniciava com o windows que eu instalei pra testar, (windows 2), e não dava opção pra usar o windows 1.

Aí eu entrei pelo windows 1 (usando a tecla F8 na inicialização) e apaguei o windows 2 do HD.

Agora ao invés de ele tentar bootar com o windows 1, ele continua tentando com o windows 2, e dá erro, falando que falta arquivos (claro, eu apaguei todos os arquivos hehe).

Preciso fazer voltar a bootar somente com o windows 1, como fazer no caso?

Valeu!

Postado

o boot.ini é protegido pelo sistema operacional... digite no executar NOTEPAD.EXE C:\BOOT.INI que dá pra editar... tenta por o que eu escrevi ali e ve se funciona ;)

Se o arquivo não existir... crie \o/

Postado

Olá amigo, vou ter que criar mesmo, mas só uma dúvida, o meu windows está no hd primário mas na partição E:, não tem problema? basta copiar e colar o arquivo e salvar no e:\?

Valeu!

Postado

Bem. copiei parte do post que fiz...

é só você entrar no console de recperação, usar o comando bootcfg /default e definir qual particção vai sera a padrão para inicar primeiro.

(ele vai te perguntar qual partição você quer tornar a padrão)

caso não saiba como fazer vai uma dica abaixo. (este é o caso que um carinha queri ter dois windows xp na mesma máquina usando um dos HDs removíveis)

.

.

Como configurar qual sistema padrão da máquina e o meu?

É simples, existe uma função no Console de recuperação do CD de instalação do windows xp, você deve ser o administrador da máquina e saber a senha (se for o caso).

deixe no setup da BIOS a opção de BOOT ainda no CD-ROM, quando sair do setup ele vai te pedir para pressionar qualquer tecla para iniciar o CD, pressione qualquer tecla e á emfrente.

Vai aparecer algo como como:

Pressione ENTER para iniciar uma nova cópia do windows...

Pressione R se preferir usar o console de recuperação.

Pressione ESC para sair sem instalar.

No seu caso você vai pressionar a letra R.

Se você é familiarizado com o DOS vai ser mole. (pra quem quer estes tipos de domínios ná máquina, é o mínimo exigido, conhecer o DOS, B)

Vai aparecer uma pergunta de qual sistema você quer se conectar:

(1) c:\windows

(2) d:\windows [d: é a letra na seu HD removível, pode ser, E:,F: ou outra qualquer)

Para quê isso tudo???

simplesmente para não fazer um serviço de porco, ou ficar no modo complicado como os colegar disseram acima...

Bem, existe um comando que é o BOOTCFG.

digite:

bootcfg help

vai aparecer o seguinte:

BOOTCFG -> Para a configuração de inicialização e recuperação do sistema.

/SCAN -> Examina todos os discos para localizar os sistemas operacionais instalados

/ADD -> Adiciona uma nova instalação à lista de inicialização

/DEFAULT -> determina qual instalação vai ser a padrão do sistema

/LIST -> lista os caminhos de inicalização que já contém em sua lista.

(esta lista se refere ao boot.ini)

comece pelo comando "bootcfg /scan" ,sem as aspas só para verificar se ele está reconhecendo os sistemas de cada HD.

Localizado corretamente, execute o comando "bootcfg /add" e ele vai te perguntar qual das duas que adicionar, óbviamente selecione a do seu HD que em grande parte dos casos é sempre a segunda, pois a primeire é a C:\windows e essa já estará lá.

Postado

Olá amigo, deu certo com o bootcfg! Só que eu por engano adicionei Duas opções pro mesmo windows, e não achei uma opção pra deletar, como faz?

Até porque ficou assim:

[1]Windows (E:\)

[2]Windows (E:\)

[3]Windows XP Professional Edition [C:\]

Eu queria apagar o [2] e o [3], o 2 porque é repetido e o 3 porque é defeituoso. Valeu!!

• 3 anos depois...
Postado

OLá, tenho doids HDs, quero deletar o windows XP, quero que o HD fique zerado como se fosse de loja, o que faço? é para instalar o windows em outro melhor.

• 2 anos depois...
Postado

Boa tarde.Eu formatei meu pc com win xp sp3 via boot.porém na hora em q cheguei na parte q tem a partição c: eu n exclui ela,só dei enter, e acho q reinstalou,fiz algo errado?tem problema?ou o certo é excluir a partição c: e criar ela novamente?obrigado.

Postado

Pow amigo, "ressucito um defunto" de anos, rsrs.

Indo ao caso, o problema de instalar um sistema por cima do outro é que vão ficar dois sistema na mesma partição, o que pode ocasionar instábilidade entre eles, já que os arquivos podem se misturar, pior ainda é que vai perder espaço, pois o sistema antigo vai continuar ocupando o HD, se tentar apagar o SO anterior ainda corre o risco de levar junto seu sistema atual. Resumindo, o melhor mesmo é sempre (fora excessões como no caso de recuparar arquivos e outras coisas) excluir a partição e criar uma nova, a menos que instale em uma partição sem nenhum outro sistema. Ok amigo.

Postado
Pow amigo, "ressucito um defunto" de anos, rsrs.

Indo ao caso, o problema de instalar um sistema por cima do outro é que vão ficar dois sistema na mesma partição, o que pode ocasionar instábilidade entre eles, já que os arquivos podem se misturar, pior ainda é que vai perder espaço, pois o sistema antigo vai continuar ocupando o HD, se tentar apagar o SO anterior ainda corre o risco de levar junto seu sistema atual. Resumindo, o melhor mesmo é sempre (fora excessões como no caso de recuparar arquivos e outras coisas) excluir a partição e criar uma nova, a menos que instale em uma partição sem nenhum outro sistema. Ok amigo.

Ok man,muito obrigado ajudou muito [=

Postado
OLá, tenho doids HDs, quero deletar o windows XP, quero que o HD fique zerado como se fosse de loja, o que faço? é para instalar o windows em outro melhor.

Zere o MBR que resolve rápido e fácil. Use este tutorial para lhe ajudar. Leia com atenção.

• 4 meses depois...
Postado

Bom dia! Instalei o Windows 8 no hd (1) 20GB.

Como era de se esperar ficou pequeno rapidinho!

Quero deixar nesse hd somente o SO (Windows 8), e usar outro hd para programas, arquivos temporários, lixeira, etc...

Mas quero que meu hd do SO (Windows 8), "sempre que desligar" volte exatamente a ser como quando eu deixei na ultima vez, (meus filhos são muito fuçadores, e acabam bagunçando tudo), como faço isso?

Alguém pode me ajudar?

• 4 semanas depois...
Postado
Bom dia! Instalei o Windows 8 no hd (1) 20GB.

Como era de se esperar ficou pequeno rapidinho!

Quero deixar nesse hd somente o SO (Windows 8), e usar outro hd para programas, arquivos temporários, lixeira, etc...

Mas quero que meu hd do SO (Windows 8), "sempre que desligar" volte exatamente a ser como quando eu deixei na ultima vez, (meus filhos são muito fuçadores, e acabam bagunçando tudo), como faço isso?

Alguém pode me ajudar?

Dá uma olhada NESSE PROGRAMA, ele faz exatamente o que você está querendo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!