Ir ao conteúdo

Novato total em linux pede ajuda

Espartano

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal! :-BEER

Há tempos que quero usar o Linux, mas nunca tinha dado certo. Agora instalei o Fedora Core 5, gostei da aparência, da velocidade e da facilidade.

Tenho uma pequena noção de algumas diferenças do Linux e do Windows XP, e gosto de usar o terminal porque comecei a usar PCs usando o DOS.

Só que eu queria saber algumas coisinhas que estão me incomodando, por exemplo:

1 - Como colocar novos atalhos na barra Aplicações? Por exemplo, eu baixei o k3b pelo YUM, aí criei um atalho (lançador) no desktop. Aí eu queria passar o atalho pra Aplicações - Som e Vídeo, por exemplo.

2 - Como montar as outras unidades? Tenho 4 partições (uma pro XP, uma pro linux, uma pra arquivos e outra pra arquivos especiais). A partição do XP tá em fat32, o resto em NTFS, que o Linux não lê. Mas o FAT32 ele lê, e eu quero fazer downloads do linux irem direto pra partição do XP. Como fazer, no caso? Eu vou em /mnt mas não tem nada lá.

3 - Não consigo utilizar direito o Make e o Make Install, só vi dicas pra outras distros, não pro Fedora...tipo eu tenho um arquivo .TAR.GZ, mas quando faço o make xxxx.tar.gz ele fala "Sem regra para processar o arquivo. Pare"

Bom tinha mais coisas mas por enquanto é só isso que eu lembro! Ou, vocês recomendam algum livro bom pra iniciantes em linux? Um que tenha o sistema de diretórios, alguns comandos básicos (e até mais avançados), alguns conceitos etc? Eu comprei um Universidade Linux, mas não gostei muito, não é o que eu estava pensando que era.

Valeu galera!!! Espero que eu aprenda a usar o Linux, pois o XP já cansou hhehehe!

Postado

ola amigo!

1-Se eu mexer eu sei mas agora eu no no win...(se você marcar o fedora instala o k3b na instalação)

2- se entendi direito a sua pergunta você quer acessar as particoes ntfs, certo?

pois então, você tem q baixar um arquivo parecido com este: "kernel-module-ntfs-2.6.15-1.2054_FC5-2.1.26-0.rr.10.0.i686.rpm"

tente este: site:baixar arquivo

é ir na tabela e baixar o rpm. (no meu fedora eu baixei o 10.0)

execute o comando no Terminal(como root):

rpm -ivh nomedoarquivo.rpm

va na pasta /mnt e crie uma pasta la, por exemplo "win" ficando /mnt/win

agora edite o arquivo /etc/fstab (como root) e acrescente as seguintes linhas:

/dev/hda1 /mnt/win auto defaults 0 0

Detalhe: aqui "hda1" é a sua partiçao ntfs e "mnt/win" é a pasta onde a partiçao sera montada:

já que voce tem duas part. ntfs tente acrescentar mais uma linha igual aquela substituindo a sua partiçao e a pasta de montagem.

reinicie o pc:

Detalhe: só poderá ser acessada como root, voce pode utilizar o Gerenciador de Arquivo( Modo Super-Usuario).

caso não saiba onde fica: ->Ferrramentas do Sistema -> Mais Ferramentas do Sistema -> Gerenciador de Arquivo( Modo Super-Usuario).

caso der errado provavelmente é a linha que você acrescentou q esta errada(experimente subst. "hda1" por "hda2" ou "hda3" ate dar certo.

3- tente descompactar o arquivo pelo konqueror e dentro da pasta dar estes comandos:

./configure

make

make install

Espero ter ajudado!

(os meus maiores problemas no fedora foram o ntfs e o mp3 mas felizmente consegui resolver)

Postado

Olá amigo!

Então, eu tentei fazer como você disse sobre as partições NFTS, mas parece que não deu certo. Ele continua falando que o sistem de arquivos é NFTS e não monta! O que será que eu fiz errado?

Obs - eu editei o fstab e coloquei pra montar automaticamente a partição do Windows XP, (que é fat32) e deu certo!

Valeu!

Postado

Olá amigo!

Então, eu tentei fazer como você disse sobre as partições NFTS, mas parece que não deu certo. Ele continua falando que o sistem de arquivos é NFTS e não monta! O que será que eu fiz errado?

Obs - eu editei o fstab e coloquei pra montar automaticamente a partição do Windows XP, (que é fat32) e deu certo!

Valeu!

Onde aparece isso, é na tela de boot :blink:

Se aparece mensagen na tela de boot é o fstab q ta errado.

Pode parecer sem sentido mas no fim da linha q você acrescentou aparece "0." esperimente apagar este ponto.

num sei se o que falei é bestera mas pra mim deu certo.

você colocou o caminho do seu hd certo :blink:

Se você usa gnome num instala usando o "clique duplo" tem que ser pelo terminal senao num funciona.

Postado

Então, no momento eu estou no XP (estou gravando DVDs), mas logo mais vou ver o que eu fiz errado...estou achando que é mais provável que instalei errado o programa, porque eu fiz do mesmo jeito também pra ler uma partição FAT32 já no boot e deu certo.

Depois posto aqui o que aconteceu! Valeu!

Postado

Vamos aproveitar e eliminar algumas coisas. Você poderia postar o conteudo do seu fstab bem como a configuraçõa de suas partições, assim poeriamos ter uma noção mais exata do problema! Uma outra opção postar o resultado do comando dmseg, mas esse é muito longo! Acho que só com o fstab já deve ser o suficiente!

Postado

Bom vamos lá...estou no fedora agora e estou verificando.

Então, está assim no fstab:

/dev/hda5 /mnt/windows auto defaults 0 0

/dev/hda1 /mnt/primario auto defaults 0 0

/dev/hdb1 /mnt/secundario auto defaults 0 0

O Hda5 é o Windows XP, que está em FAT32 e lê sem problemas. O hda1 e o hdb1 é que estão em ntfs, e que eu quero que leia. Agora o comando do dmseg eu não sei como faço? Eu fui no terminal e digitei dmseg mas falou que não encontrou o comando.

Em todo caso, estou achando que é mais provavel que eu tenha errado na instalação arquivo kernel-module-ntfs. Como saber ao certo?

Valeu!

Postado

Hehe, na realidade quem esta errado sou eu, não era dmseg e sim dmesg. Desculpe ai! Algumas coisas que talvez possam ajudar. Nas linhas do /dev/hda1 e /dev/hdb1, tenta trocar a coluna onde se lê "auto" para "ntfs", o reconhecimento do sistema de arquivos deveria ser automático mas às vezes pode não estar funcionando bem. Onde se lê "dafaults" coloque separando por vírgulas um "users,noauto,noexec,ro". Uma descrição mais detalahda pode ser encontrada aqui , có coloquei esses parâmetros pois já funcionaram comigo! Espero que ajudem.

A propósito, deve haver algum engano nessa sua configuração, pois se entendi bem o seu XP está instalado na primeira partição extendida (/dev/hda5), o que seria impossível já que o windows só pode ser instalado em partições primárias. Você tem certeza que as duas parições em NTFS são a primeira partição de cada um dos discos? Um jeito bom de descobrir o que pode estar errado é com o "gparted" (ou QTparted, o qeu vier na sua distro) que é um particionador gráfico do linux, talvez ajude!

Qualquer coisa é só postar ai!

Postado

Olá amigo! Obrigado pelas dicas! Coloquei lá e vou reiniciar agora pra ver como ficou! Conferi pelo gparted e é hda5 o windows mesmo! Não sei por que também hehe! O hda1 e o hdb1 são as partições NTFS.

Vou reiniciar agora, depois dou um edit pra falar se deu certo ou não.

Valeu!

Postado

Então, quando puder vou dar uma pesquisada nessa história de windows e partiçõa extendida, vou ver se encontro outros relatos. Quanto aos hda1 e hdb1, se tudo der errado, bota a saida do comando "muont -t ntfs /dev/hda1 /mnt/primario"

Postado

Pode ser que esta partição FAT32 não é a partição do sistema e sim uma partição para transferência e depósito de arquivos pessoais. Deste modo ele tem uma área de "swap" entre o Linux e o Windows. Bom, é o que eu acho ser o mais provável.

Falou

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!