Ir ao conteúdo

Como aumentar o tamanho da partição do linux?

Espartano

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Eu fiz uma instalação do Fedora Core 5, pra testar o linux. Gostei bastante, e agora quero aumentar dos 5gb que deixei pra uns 15 ou 20gb.

Só que eu não consegui fazer isso com o partition magic, queria saber como posso fazer?

Valeu!

Postado

você quer aumentar o root ("/") ? Isto não vai ser possivel, mas para solucionar faça um esquema novo de particionamento eg.:

/ 5GB

/home 7GB

/var 10GB

isto é só um exemplo mas é uma boa solução.

Postado

você quer aumentar o root ("/") ? Isto não vai ser possivel, mas para solucionar faça um esquema novo de particionamento eg.:

/ 5GB

/home 7GB

/var 10GB

isto é só um exemplo mas é uma boa solução.

10gb pra /var ? :huh:

aqui no meu pc a /var ocupa 149mb cerca de 1.2 % da minha partição root ( 12 gb)

então não vejo sentido nesse "novo esquema"

a minha dica seria:

para um HD de 20 GB:

/ = 10GB

/home = 10 GB

e assim por diante

Postado

Olá amigo,

Então, aí que está, eu tenho no momento cerca de 40 gigas livres, só que estão em NTFS, e sendo usados pelo Windows XP.

Como eu instalei o Fedora Core 5 apenas pra teste, achei que não ia usar muito, então guardei apenas 5gb pra ele. Só que agora eu passo mais tempo aqui do que no XP, inclusive já instalei uns programas P2P, aí deixo o micro ligado direto no Linux. Só que como estou instalando vários programas, o espaço está diminuindo, e eu gostaria de saber como faço pra aumentar o root (pegando, por exemplo, uns 10gb do espaço livre que tenho e passando pra cá).

Mas parece que não tem como fazer isso? Aí qual seria a alternativa pra aumentar meu espaço sem precisar instalar de novo?

E como fazer isso?

Valeu!!

Postado

cara tem uma solução...

Você pode pegar um LiveCD (ubuntu por exemplo)

carregar um livecd e no livecd usar o partcionador grafico (gparted)

pronto!

Postado

10gb pra /var ? :huh:

aqui no meu pc a /var ocupa 149mb cerca de 1.2 % da minha partição root ( 12 gb)

então não vejo sentido nesse "novo esquema"

a minha dica seria:

para um HD de 20 GB:

/ = 10GB

/home = 10 GB

e assim por diante

Como tinha falado, "é só um exemplo", aqui o meu /var tem um tamanho de 200gb dos quais 100 estão em uso ;)

Cada caso é um caso.

Postado

URII!!! 100 GB de uso :ahh::ahh::ahh::ahh:

:P

nunca pensei que alguem poderia alcançar 100 gb de /var :chicote:

so por curiosidade, o que ocupa tanto espaço da sua /var ?

Postado

URII!!! 100 GB de uso :ahh::ahh::ahh::ahh:

:P

nunca pensei que alguem poderia alcançar 100 gb de /var :chicote:

so por curiosidade, o que ocupa tanto espaço da sua /var ?

é um dos servidores na verdade, email, dados, paginas, ftp.

na proxima formatada vou separar isto por serviço

/var/web

/var/mail

/var/data

etc.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!