Ir ao conteúdo

Motor elétrico 50Hz em rede 60Hz

Barsoti

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, quais as conseguências de se ligar uma furadeira que é especificada para uma rede de 50Hz, numa rede de 60Hz?

Sei que se for por um exemplo um relogio, nessas condições ele iria de alterar não marcando a hora correta, mas no caso de motores?? Que alterações irão acontecer?? Tensão? RPM maiores?? Queima do motor?? Etc..., espero que alguém possa ajudar!! Lembrando não tenho a opção de 60Hz, somente 50Hz!!

Um abraço a todos!!!

Postado

Olá a todos, quais as conseguências de se ligar uma furadeira que é especificada para uma rede de 50Hz, numa rede de 60Hz?

Sei que se for por um exemplo um relogio, nessas condições ele iria de alterar não marcando a hora correta, mas no caso de motores?? Que alterações irão acontecer?? Tensão? RPM maiores?? Queima do motor?? Etc..., espero que alguém possa ajudar!! Lembrando não tenho a opção de 60Hz, somente 50Hz!!

Um abraço a todos!!!

O que vai acontecer é uma RPM reduzida,uma vez que a frequência é maior consequentemente a impedância do motor vai aumentar reduzindo também também o torque.

Obs: Normalmente furadeiras manuais são construidas com motores do tipo universal, se a sua for assim, acredito que não havera problemas de queima do motor.

Postado

Depende do tipo de motor.

Se for universal pode ter apenas aumento da temperatura pois como a impedância dos enrolamentos é menor a corrente vai aumentar , ao passar de 60 Hzpara 50HZ. E claro pode destruir os enrolamentos

Se for motor AC ,alem do dito atrás, terá ainda redução de velocidade e consequente alterações de características meçânicas.

Pode tentar mas depende sempre da construção do motor e do circuito de controlo que tiver.

O melhor seria sempre rebobinar para a frequência nominal que tem 50 HZ

Postado

é...valeu....acho q é melhor comprar por aqui mesmo...kkk...porque acho que o motor não é universal(q entendi 50/60Hz?)...já falaram q é sô 50Hz (vem dá grécia).

Muito Obrigado pelas novas informações.

Um abraço a todos q me ajudaram.

Postado

Se for motor de ca ( asincrono )você perde 20% de potencia,se for rebobinar o mesmo e tiver dificuldades em calcular, coloque 20% a menos espiras por fase e aumente em 20% a seção do fio

Postado

Coléga, sendo um motor ca, se essa furadeira fosse minha eu não teria duvida de usa-la em 60hz,a unica coisa que vai acontecer é que você vai ter um rpm um pouco maior e talvez o motor dure um pouco menos,ou seja, use até estragar,e só depois mande rebobinar para 60 hertz

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!