Ir ao conteúdo

Tutorial: Monitorando temperatura da placa de vídeo nos programs Atitool e Ati Tray Tools..

Tyellbee

Posts recomendados

Postado

Olá.

Eu sempre usei o ATI Tools pois pra mim é o melhor programa para placas da ATI. Eu tinha uma 9600XT BBI e conseguia monitorar a temperatura normalmente através do ATI Tray Tools.

Agora peguei uma HD3850 e o monitor de temperatura do ATI Tray Tools não funciona com essa placa. Tentei o Riva Tuner para ver a temperatura e também não funcionou.

Comecei a pensar que minha placa não tinha sensor de temperatura ou este estava com defeito. Então instalei o Catalyst Control Center e pra minha surpresa, através dele, consegui ver a temperatura da minha VGA. Usei o GPU-Z e nele também consegui ver a temperatura.

Cheguei à conclusão de que minha placa tem o sensor de temperatura, estou correto nisso??? Pois se não tivesse o sensor, nem o Catalyst Control Center, nem o GPU-Z conseguiriam mostrar a temperatura da VGA, estou certo? Posso confiar nisso?

Será que o ATI Tray Tools não está dando suporte a estas novas placas da ATI. A minha HD3850 é da Sapphire.

Se alguém puder me dar uma dica agradeço muito.

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
Olá.

Eu sempre usei o ATI Tools pois pra mim é o melhor programa para placas da ATI. Eu tinha uma 9600XT BBI e conseguia monitorar a temperatura normalmente através do ATI Tray Tools.

Agora peguei uma HD3850 e o monitor de temperatura do ATI Tray Tools não funciona com essa placa. Tentei o Riva Tuner para ver a temperatura e também não funcionou.

Comecei a pensar que minha placa não tinha sensor de temperatura ou este estava com defeito. Então instalei o Catalyst Control Center e pra minha surpresa, através dele, consegui ver a temperatura da minha VGA. Usei o GPU-Z e nele também consegui ver a temperatura.

Cheguei à conclusão de que minha placa tem o sensor de temperatura, estou correto nisso??? Pois se não tivesse o sensor, nem o Catalyst Control Center, nem o GPU-Z conseguiriam mostrar a temperatura da VGA, estou certo? Posso confiar nisso?

Será que o ATI Tray Tools não está dando suporte a estas novas placas da ATI. A minha HD3850 é da Sapphire.

Se alguém puder me dar uma dica agradeço muito.

Sim, sua placa tem o sensor de temperatura, pode ser sim a versão do Ati Tray Tools não tendo suporte ainda às HD3850, você pode tentar a ultima versão beta do Ati Tray Tools pra ver se funciona com sua placa.

• 2 meses depois...
Postado

Olá. instalei aqui o ATT e o ATITool, porém, tive pequenos problemas com os 2... o ATITool assim q eu executo aparece q "esse programa encontrou um erro e precisa ser fechado"... e o ATT funciona, mas não sei porque cargas d'água não consigo habilitar a temperatura no system tray... Já habilitei o Enable Hardware Monitoring, mas a opção de GPU Temperature/Show in System Tray fica apagada, impossibilitada de ativar...

O que fazer???

• Membro VIP
Postado
Olá. instalei aqui o ATT e o ATITool, porém, tive pequenos problemas com os 2... o ATITool assim q eu executo aparece q "esse programa encontrou um erro e precisa ser fechado"... e o ATT funciona, mas não sei porque cargas d'água não consigo habilitar a temperatura no system tray... Já habilitei o Enable Hardware Monitoring, mas a opção de GPU Temperature/Show in System Tray fica apagada, impossibilitada de ativar...

O que fazer???

Ta com a ultima versão beta instalada?

http://cid-a50350ea7a969f0c.skydrive.live.com/self.aspx/Public/attsetup.exe

Postado

opa!!

recentemente no tópico da hd4850 eu aprendi a monitorar consumo de memória,cpu,etc enquanto jogo com o ati tray tools...

só que estava reparando..o ati tray tools "abaixa" meus clock's quando eu executo ele!

porque isso acontece?fica tudo no mínimo e se eu cliclar em defaults nada acontece

será que posso simplesmente aumentar os clocks no programa para o padrão da placa??

algúem sabe como resolver?

• Membro VIP
Postado
Não, instalei a última versão antes do beta (1.3.6.1042)... não deveria funcionar??

O suporte para as HD4000 é a partir da versão beta, o Ray Adams (que desenvolve o ATT) recebeu recenttemente duas HD4850 e lançou esta versão por enquanto beta com suporte para as HD4000, a versão final que tem na página principal do Guru3D não tinha ainda suporte pra elas, instala esta versão beta e vê se funciona.

Postado
O suporte para as HD4000 é a partir da versão beta, o Ray Adams (que desenvolve o ATT) recebeu recenttemente duas HD4850 e lançou esta versão por enquanto beta com suporte para as HD4000, a versão final que tem na página principal do Guru3D não tinha ainda suporte pra elas, instala esta versão beta e vê se funciona.

Vou testar de noite e posto o resultado. Valeu!

Ah, e será que o ATITool q tá fechando tb ainda não é compatível com as HD4000??

• Membro VIP
Postado
Vou testar de noite e posto o resultado. Valeu!

Ah, e será que o ATITool q tá fechando tb ainda não é compatível com as HD4000??

O Atitool ainda não tem suporte às HD4000 nem no beta, então é por isso que deve estar fechando sim.

• Membro VIP
Postado
opa!!

recentemente no tópico da hd4850 eu aprendi a monitorar consumo de memória,cpu,etc enquanto jogo com o ati tray tools...

só que estava reparando..o ati tray tools "abaixa" meus clock's quando eu executo ele!

porque isso acontece?fica tudo no mínimo e se eu cliclar em defaults nada acontece

será que posso simplesmente aumentar os clocks no programa para o padrão da placa??

algúem sabe como resolver?

Mas quando você está jogando, está em 3D, os clocks estão normais?

Postado
Mas quando você está jogando, está em 3D, os clocks estão normais?

não..continuam baixos

é logo depois de executar o ati tray tools

quando eu olho antes no catalyst os clock's estão normais,mas se eu executar o ati tray tools esses clock's abaixam para o mínimo e se eu voltar no catalyst vejo lá que eles também estão no mínimo

• Membro VIP
Postado
não..continuam baixos

é logo depois de executar o ati tray tools

quando eu olho antes no catalyst os clock's estão normais,mas se eu executar o ati tray tools esses clock's abaixam para o mínimo e se eu voltar no catalyst vejo lá que eles também estão no mínimo

Poderia ver se o ATT está desativando o Ati Hotkey Poller, que faz a mudança de clock 2D/3D... Mas vou dar uma olhada se tem por acaso este "bug" nesta versão beta, como é uma versão beta é possível que tenham alguns bugs e se tiver alguém deve ter postado no Guru3D...

Postado
Poderia ver se o ATT não está desativando o Ati Hotkey Poller, que faz a mudança de clock 2D/3D... Mas vou dar uma olhada se tem por acaso este "bug" nesta versão beta, como é uma versão beta é possível que tenham alguns bugs e se tiver alguém deve ter postado no Guru3D...

não não...eu instalei a outra versão também e acontece o mesmo...

:(

• Membro VIP
Postado
não não...eu instalei a outra versão também e acontece o mesmo...

:(

Então eu veria se o ATT nao esta desativando o ATI Hotkey Poller mesmo, seria uma explicação.

Postado

Realmente a versão beta mostra a temperatura no tray... valeu!

Porém me parece que está dando conflito com o CCC... ontem o CCC fechou sozinho depois q rodei o ATT... hj vou fazer mais testes pra ver.

Postado
Então eu veria se o ATT nao esta desativando o ATI Hotkey Poller mesmo, seria uma explicação.

se pelo ATT eu simplesmante "setar" os clock's normais da placa,aumentar a velocidade do fan salvando em um perfil e colocando para carregar com o windows posso ter problemas?

eu tenho medo dessa informação de clock's que o att me mostra ...pode estar "mascarada" se eu aumentar os clock para o valor específico da placa tenho medo de na verdade estar fazendo um over...

• Membro VIP
Postado
como consigo verificar isso??

Na primeira vez que você deve ter executado o ATT deve ter aparecido esta mensagem:

chapter0103tn4.th.png

The "ATI HotKey Poller" is currently running. If you want to make use of ATI Tray Tools' low-level overclocking this service needs to be deactivated, while it must be present in background to use ATI Overdrive 3 overclocking. Do you want to disable the "ATI HotKey Poller" now?
Fonte

Lembra se você escolheu sim ou não? De qualque maneira, tem como mudar o que você escolheu, mas eu não uso placa de ATI faz um bom tempo, desde que comprei esta 8600GTS quando elas recém foram lançadas, então não lembro mais o caminho específico, teria que dar uma explorada pelo programa. Mas vou dar uma pesquisada também se descubro. Poderia desisntalar e instalar de novo o ATT pra ver se a pergunta aparece de novo.

se pelo ATT eu simplesmante "setar" os clock's normais da placa,aumentar a velocidade do fan salvando em um perfil e colocando para carregar com o windows posso ter problemas?

eu tenho medo dessa informação de clock's que o att me mostra ...pode estar "mascarada" se eu aumentar os clock para o valor específico da placa tenho medo de na verdade estar fazendo um over...

É melhor não fazer você o overclock não, porque além de aumentar os clocks ele muda as voltagens ao fazer a mudança dos clocks 2D/3D.

Postado
Na primeira vez que você deve ter executado o ATT deve ter aparecido esta mensagem:

chapter0103tn4.th.png

Fonte

Lembra se você escolheu sim ou não? De qualque maneira, tem como mudar o que você escolheu, mas eu não uso placa de ATI faz um bom tempo, desde que comprei esta 8600GTS quando elas recém foram lançadas, então não lembro mais o caminho específico, teria que dar uma explorada pelo programa. Mas vou dar uma pesquisada também se descubro. Poderia desisntalar e instalar de novo o ATT pra ver se a pergunta aparece de novo.

É melhor não fazer você o overclock não, porque além de aumentar os clocks ele muda as voltagens ao fazer a mudança dos clocks 2D/3D.

pois é rapaz....

tentei de tudo aqui viu...

deu certo não

habilitei,desabilitei o hotkey poller...instalei,reinstalei.....

uaahuhuahuha

to desistindo já

mais alguma ideia??

• Membro VIP
Postado
Estou com uma placa de vídeo ATI RADEON 9600 PRO (128MB), e instalei o ATI Tray Tools percebi uma coisa muita estranha , o FVM (Free Video Memory) sempre fica 128 MB as vezes cai pra 124 MB, ou seja eu to rodando counter-strike e ele não ta usando nada de memoria da placa de vídeo...deveria usar não deveria??? o que há de errado/??
Se for o antigo CS, em OpenGL, isso pode acontecer. O ATT pega informação através do DirectX, e as vezes pode não funcionar com o OpenGL segundo o própro Ray Adam's, criador e que desenvolve o ATT.
  • 4 semanas depois...
Postado

Olá, eu tenho uma ATI Radeon x1650 Pro 256 mb DDR2 AGP... li em posts anteriores que tem gente q consegue identificar a temperatura da mesma, mas aqui com o ATITools não apareceu a opção de verificar a temperatura... esse sensor da placa deve ser conectado manualmente? Ou é só conectar a placa no slot agp q já era pra monitorar se tivesse o sensor...

Tem um jogo específico que reinicia meu computador do nada... e ele nem é o mais pesado q tenho aqui... não consigo entender o motivo... então gostaria de ver se a placa ta esquentando muito.. sei lá

Valeu!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...