Ir ao conteúdo

SATA II SAMSUNG 250 - Como melhorar desempenho?

SpyCop

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, preciso da ajuda de quem entende do assunto, pois preciso compartilhar opiniões.

Tenho uma placa ASUS A7N8X-E DELUXE, toda envenenada pra rodar jogos.

Tenho tudo TOP de linha, memória, VGA, processador, fonte, mouse, monitor.... enfim... foi um PC montado pra games, todo TOP de linha pra época em que foi montado, é claro.

Tenho um HD ATA 133 de 80 gigas MAXTOR, onde roda o Windows XP Pro SP2.

Para resolver o problema de espaço e para melhorar um pouco o desempenho, acabei de comprar um HD SAMSUNG SERIAL ATA II, 3,0 gb/s, de 250 gigas.

A instalação física está perfeita, jumpeei o HD novo para funcionar apenas à 1,5 gb/s pois minha placa-mãe é SATA 1.

Até aí tudo bem.

Mas tenho uma dúvida crucial, sobre como melhorar o desempenho com essa configuração.

Pensei no seguinte:

Devo instalar o Windows no hd SATA, ou devo deixá-lo no antigo mesmo?

Deixo o Windows no antigo e instalo os jogos no novo?

Na hora de jogar, o que seria melhor? 1: Rodar o Windows e o jogo a partir de um mesmo HD (o SATA, claro), ou 2: rodar o Windows de um HD e o jogo em outro?

Se a segunda opção for a melhor, em que HD eu coloco o jogo e em que hd eu coloco o Windows?

Qual das operações vai exigir mais do HD?

Dividir as tarefas entre os HDs vai melhorar o desempenho ou pode acabar atrasando?

É claro que se for colocar o Windows e os jogos num mesmo HD, vou colocar no SATA, e deixo o ATA 133 pra guardar arquivos apenas...

E pra me ajudar, saibam que os jogos que rodo, são grandes e pesados, e sempre jogo on-line:

Half-Life 2, CS: Source, Battlefield 2, Call of Duty 2... enfim, são todos jogos do tamanho de um DVD pelo menos, que exigem mais espaço e desempenho dos HDs...

Bom... me ajudem com isso por favor, estou nessa dúvida cruel...

Inicialmente iria rodar tudo no SATA, mas como o Windows XP está recém instalado e tá "redondo" no hd antigo, fico na dúvida em ter todo o trabalho de novo.

Aliás, já tentei instalar o Windows no hd SATA, mas como o Windows é burro demais, ele não reconhece na hora da instalação. E quando indico que vou instalar o dispositivo SCSI ou RAID, antes da instalação, ele me pede o DISQUETE de instalação, mas eu não tenho o DISQUETE, tenho os drivers em CD, claro. E não tenho drive de disquete pois isso é coisa pré-histórica, e agora o Windows XP me vem com essa novidade na instalação...

Agradeço a todos que tiveram paciência em me ler até aqui, e aguardo a ajuda de quem puder.

Obrigado.

SpyCop

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...