Ir ao conteúdo

Acetona como removedor de pasta termica resolve?

Posts recomendados

Postado

Olá...eu andei muito hoje tentando achar o tal do alcool isopropilico e não achei...depois fui saber que ele é facilmente encontrado em lojas de informatica.O problema que hoje é sábado e eu estava precisando instalar o cooler no meu chipset amanha, porém amanha é domingo e minha cidade pára, ou seja, nada aberto.Eu lí em alguns foruns que acetona tambem funciona, gostaria de saber se funciona, e o mais importante, se não danifica o chipset a curto e longo prazo!!Um abraço a todos!!

Abit Fatal1ty An8 Sli

2Gb corsair Platinum Heat Spreader xms

xfx GeForce 6800GS

AMD Athlon 64 3700+ núcleo San Diego

HD Seagate Barracuda 250Gb

etc!!

Postado

Cara, não tenho certeza, mas acho que não deve ser muito bom não. Pois a acetona queima. Acho que não é uma boa ideia não. Mas espera por mais respostas ai.

Abraços.

Postado

Olá...eu andei muito hoje tentando achar o tal do alcool isopropilico e não achei...depois fui saber que ele é facilmente encontrado em lojas de informatica.O problema que hoje é sábado e eu estava precisando instalar o cooler no meu chipset amanha, porém amanha é domingo e minha cidade pára, ou seja, nada aberto.Eu lí em alguns foruns que acetona tambem funciona, gostaria de saber se funciona, e o mais importante, se não danifica o chipset a curto e longo prazo!!Um abraço a todos!!

Abit Fatal1ty An8 Sli

2Gb corsair Platinum Heat Spreader xms

xfx GeForce 6800GS

AMD Athlon 64 3700+ núcleo San Diego

HD Seagate Barracuda 250Gb

etc!!

Eu comprei alcool isopropilico em loja de eletronicos. Em torno de R$ 5 o frasco de 100ml.

• Membro VIP
Postado

Já utilizei acetona para remover eslastômero (adesivo térmico) endurecido, tanto da

cpu quanto da base do dissipador, inclusive para remover o mesmo material de

dissipadores de chipset sem nunca haver ocorrido qualquer problema, mas o ideal

é usar o alcool isopropilico sempre que possível.

Boa sorte

adcarvalho

• Membro VIP
Postado

rodrigofss,

Usar o álcool isopropílico ao invés de etanol é por ele ter bem pouca água dissolvida nele.

Eu uso álcool ser-butílico que consegui com um professor meu, é a mesma coisa.

Mas aqui entra a toxicidade da coisa, e a restrição de comercialização pela polícia federal de alguns produtos..

Tanto que não sei se ainda vendem acetona no mercado. Sim, a última que minha mãe estava usando era composta de etanol e aroma de acetona entre outras coisas, por isso pode ser arriscado.

Acumular água => oxidação => dano ao componente.

Muito apolar (querosene, thiner..) dissolve a placa.. então cuidado.

• Membro VIP
Postado

andrey

Até o alcool anidro daria para usar como uma última recurso, mas o hidratado de jeito

nenhum, pois possui muita água e isso poderia comprometer os componentes muito

sensíveis existentes nos circuitos eletrônicos, principalmente a cpu.

Boa sorte e não faça uso do alcool comum (hidratado).

adcarvalho

Postado

Eu uso alcool isopropilico (comprei em uma farmacia de manipulaçao)

Pergunta: o q estraga o processador é entrar em contato com a agua.. ou é liga-lo quando ele tem agua?

• Membro VIP
Postado

Eu uso alcool isopropilico (comprei em uma farmacia de manipulaçao)

Pergunta: o q estraga o processador é entrar em contato com a agua.. ou é liga-lo quando ele tem agua?

Os 2..

O álcool não é neutro, a água também não (é levemente ácida), não creio que seja suficientemente condutivo pra um show pirotécnico, mas conduz.

E exatamente por não ser neutro que essa solução tem potencial oxidativo.. "enferruja" os componentes e aí babaus..

Nem água deionizada que uns alemães tentaram usar pra resfriar todo o conjunto deu muito certo, tiveram que usar óleo..

Pauro, passar sim, bem pouco, com um pano/papel, nada de lavar o processador..

• Membro VIP
Postado

tipo... eu tenho álcool etílico 100% (absoluto) em casa...

poderia usá-lo para esse tipo de limpeza??

Não !! (nada pessoal, só pra você não fazer besteira..)

Não existe álcool absoluto 100%, 99% é o máximo que você vai achar, a água do ar se dissocia no álcool, então sempre que você abre o vidro ele perde pureza.

(onde você conseguiu isso ?? A venda é restrita e custa caro pra kcilda isso..)

O iso-propílico tem bem menos chance de dissociar água, e quanto mais apolar for a estrutura menor será a chance de ter água.

Postado

Não !! (nada pessoal, só pra você não fazer besteira..)

Não existe álcool absoluto 100%, 99% é o máximo que você vai achar, a água do ar se dissocia no álcool, então sempre que você abre o vidro ele perde pureza.

(onde você conseguiu isso ?? A venda é restrita e custa caro pra kcilda isso..)

O iso-propílico tem bem menos chance de dissociar água, e quanto mais apolar for a estrutura menor será a chance de ter água.

eu consegui quando eu ajudava os professores no laboratório do colégio ^^

minha professora d quimica m deu um frasco ^^

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...