Ir ao conteúdo

Receita de bolo para construir um controle remoto

gegel

Posts recomendados

Postado

Se você acha que ter um LCD na tampa do gabinete já é o máximo, imagine poder controlar seu PC com o controle remoto da TV, ou com o seu Palm? Você pode abrir e fechar programas, tocar musica, desligar, etc. e até mesmo usa-lo para controlar as luzes e eletrodomésticos da casa. E olha que não estamos falando do X10, mas sim de um programa gratuito e um receptor que com o uso de um pouco de sucata custa menos de R$ 5,00 segundo o autor.

A dica veio do Augusto campos do Linux.trix.net que mandou o link para o artigo (em Português), escrito pelo Rafael Vidal:

http://grad.icmc.usp.br/~rva/doc/lirc/index.html

As instruções são bem simples e podem ser seguidas por qualquer um com conhecimentos mínimos de eletrônica e Linux. No artigo tem também o link de uma versão Windows do programa e vários exemplos.

Ha, para usar o Palm como controle remoto você precisará utilizar o Palm Remote (Shareware) que pode ser encontrado em:

http://hp.vector.co.jp/authors/VA005810/remocon/premocce.htm

Postado

eu tenho um outro projeto q usa um pic, esse ai funciona realmente? c eu fizer um programa monitoranto a porta serial vai funcionar também? :-BEER

Postado

não posso dar certeza que o sistema é funcional, pois não o fiz. Mas os dados contidos na pagina sao reais então aquele esquema devera funcionar.

Postado

Olá Gegel,

Eu não sou dos melhores em eletrônica, mas gostei das dicas.

Eu tenho todos os materiais em casa, pra esses esquema ai.

Vou ver se consigo.

Ah, falando nisso. Por acaso sabe de algum esquema usando a IR Port das placas mãe.

Quase todas tem um conector IR hoje, será que existe algum software pra poder usar o IR da placa-mãe com o Controle remoto.??

Eu tenho um controle universal aqui, que deve ser legal pra esse propósito.

• 2 anos depois...
Postado

Oi, bom o que eu quero saber é um pouco diferente do tópico, gostaria de saber se alguem de vocês sabe onde encontro um programa para meu cel, um nokia 7250i, que sirva como controle universal, sei que tem esse programa pra palm mas não achei o pra cel...se alguem puder me ajudar agradeço....obrigado Alvanio

Postado

Esse site é uma versão traduzida do LIRC, lá você pode encontrar circuitos para porta serial, paralela e USB.

Eu conheço esse controlador X10 X10 usando o PIC 16F877A, pode automatizar a casa inteira :-BEER

• 2 semanas depois...
Postado

olá pessoal.

vi um tópico aí no clube sobre como fazer um controle remoto no pc.

comprei os componentes, fiz, mas não deu certo.

gostaria de saber qual a tensão dos componentes e qual receptor infravermelho

devo usar, pois fui comprar e o funcionário da loja disse que eu tenho que saber a tensão dos componentes.

e se possível em quais aparelhos eu encontro o receptor compátivel com o esquema.

agradeço antecipadamente.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...