Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, baixei um programa que geral sinal MPX usando a placa de som do PC (a placa de som tem que ser de 24bit/192khz), para transformar meu transmissor de FM Mono em Stereo. Só que apenas fez a luz de Stereo no receptor acender, o som continuou Mono. Me falaram que é porque o transmissor tem que ter modulador Stereo, e o meu seria Mono. Então pergunto a vocês, o modulador do transmissor FM tem que ser Stereo para eu poder ligar qualquer gerador de Stereo (MPX)?

O nome do programa é StereoCoder 1.30 e esta disponivel pra download no site http://www.heinecke.nl/stereocoder_en.html

ninguém sabe?

• 1 ano depois...
Postado
ninguém sabe?

O seu transmissor não precisa ser stereo não. A função de gerar o sinal piloto de 19Khz, a subportadora de 38Khz é cumprida pelo stereocoder.

Só uma pergunta: como é que eu faço para controlar o volume da sub-portadora de 19Khz?

• mês depois...
Postado
O seu transmissor não precisa ser stereo não. A função de gerar o sinal piloto de 19Khz, a subportadora de 38Khz é cumprida pelo stereocoder.

Só uma pergunta: como é que eu faço para controlar o volume da sub-portadora de 19Khz?

Sou engenheiro em telecomunicações especializado em emissoras de Radio, é a primeira vez que utilizo o Clube, bem como foi dito o seu modulador (parte do transmissor) não precisa ser stereo, quem gera o sinal MPX é o gerador de estereo que entrega para o modulador do transmissor, a portadora de 19kHz deve ter 9% do total da modulação (90% de L+R, 9% de piloto, e 1% devido ao sinal residual da subportadora de 38kHz) ou seja não existe volume de 19kHz e sim uma intensidade determinada por norma (resolução 67 de 1998 da ANATEL, toda a banda base(MPX) não pode exceder a 75kHz de desvio do modulador o que causará interferencia nas emissoras adjacentes e inumeros espurios alem da perda de qualidade (distorção), para controlar estes niveis utilizamos os monitores de modulação, espero ter ajudado.

Sou engenheiro em telecomunicações especializado em emissoras de Radio, é a primeira vez que utilizo o Clube, bem como foi dito o seu modulador (parte do transmissor) não precisa ser stereo, quem gera o sinal MPX é o gerador de estereo que entrega para o modulador do transmissor, a portadora de 19kHz deve ter 9% do total da modulação (90% de L+R, 9% de piloto, e 1% devido ao sinal residual da subportadora de 38kHz) ou seja não existe volume de 19kHz e sim uma intensidade determinada por norma (resolução 67 de 1998 da ANATEL, toda a banda base(MPX) não pode exceder a 75kHz de desvio do modulador o que causará interferencia nas emissoras adjacentes e inumeros espurios alem da perda de qualidade (distorção), para controlar estes niveis utilizamos os monitores de modulação, espero ter ajudado.

Verifiquei o software que voce falou e cheguei a seguinte conclusão:

A sua placa de audio deve estar respondendo um pouco acima de 19kHz o que deixa passar o sinal piloto, mas não responde a parte destinada ao sinal de L-R que vai de 23kHz a 53kHz, sinal necessario para a demodulação dos canais L e R (L+R +(L-R)= 2L) e (L+R -(L-R)= 2R) ou seja não tendo a parcela (L-R) o sinal resultante sempre será L+R (sinal mono).

• Curtir 1
  • 11 meses depois...
Postado

A sua placa de audio deve estar respondendo um pouco acima de 19kHz o que deixa passar o sinal piloto, mas não responde a parte destinada ao sinal de L-R que vai de 23kHz a 53kHz, sinal necessario para a demodulação dos canais L e R (L+R +(L-R)= 2L) e (L+R -(L-R)= 2R) ou seja não tendo a parcela (L-R) o sinal resultante sempre será L+R (sinal mono).

Olá Saviosts, Boa Noite! Também tive o seu mesmo raciocíno, do fato da placa de som não ter banda passante até os 53khz. Mas já resolvi o problema para controlar os níves da subportadora de 19khz.

E quanto a geração do stereo rogerazambuja, eu utilizei o CI BA1404, que é um transmissor de fm stereo, eu isolei a parte de RF dele e montei apenas a etapa de audio, recolhendo a sub portadora de 19khz e 38Khz, controlando ambas um trimpot individual para cada frequencia, e em seguida as duas são misturadas e aplicadas na entrada de um pré amplificador, e após este a entrada do transmissor. A qualidade do audio e a separação dos canis é muito boa.

Espero ter ajudado.

• 5 semanas depois...
Postado

Por acaso achei esse tópico novamente. Comprei um PC novo (da assinatura), e na placa-mãe ASUS P5Q-E tem uma placa de som onboard com capacidade para 192Khz. Lembrei que eu tinha um transmissor FM aqui e o software para gerar Stereo, mencionado acima. Testei agora a pouco e funcionou muito bem, o som fica muito bom.

Os mesmos desevolvedores desse software, desenvolveram também um software para transmistir RDS (Radio Data System). Vou testar, só por curiosidade.

• 7 anos depois...
Postado

Bom Dia, Srs.

Sou técnico de áudio especializado em radiodifusão AM e FM. Eu uso, e recomendo aos meus clientes que não gaste com processadores de áudios físicos caríssimos, geradores de stereo e RDS, eu uso Stereo Tool, nem o melhor e mais caro Orban, consegue um áudio tão perfeito.  

• Curtir 1
  • 5 meses depois...
Postado

Me desculpem reabrir um topico ja antigo, mas gostaria de sanar algumas duvidas @Franco Coimbra, qual seria o hardware ideal para rodar o software stereo tool com todos os recusrsos, sem correr ricos de travamentos e esvaziamento de buffer? E quanto à placa der som, tenho uma Delta 192 (ja é antiga) será q daria conta do recado para trabalhar stereo e RDS? Grato

Luiz

• 1 ano depois...
Postado
Em 12/08/2009 às 00:39, Raian2 disse:

Olá Saviosts, Boa Noite! Também tive o seu mesmo raciocíno, do fato da placa de som não ter banda passante até os 53khz. Mas já resolvi o problema para controlar os níves da subportadora de 19khz.

E quanto a geração do stereo rogerazambuja, eu utilizei o CI BA1404, que é um transmissor de fm stereo, eu isolei a parte de RF dele e montei apenas a etapa de audio, recolhendo a sub portadora de 19khz e 38Khz, controlando ambas um trimpot individual para cada frequencia, e em seguida as duas são misturadas e aplicadas na entrada de um pré amplificador, e após este a entrada do transmissor. A qualidade do audio e a separação dos canis é muito boa.

Espero ter ajudado.

adicionado 0 minutos depois

Boa tarde, alguém me pode dizer o motivo de um processador mpx desligar sozinho e ligar tambem sozinho cerca de um minuto depois ?

• 1 ano depois...
Postado

Olá pessoal, estou a procura de um sistema de baixo custo para RDS, quero criar um produto que venha a atender uma rádio universitária, será um trabalho de mestrado, no qual preciso de muito conteúdo teórico sobre o assunto de RDS, tenho o transmissor de FM, mais o gerador de estéreo com MPX em um único hardware. É possível gerar apenas o RDS por software? Preciso de hardware como Arduino e etc.? É possível dinamizar o RDS para ficar passado os nomes das músicas do Zara Radio? Obrigado!

adicionado 15 minutos depois

Existe algum software RDS gratuito, estou estudando os dois a segui, porém são pagos. https://www.diffusionsoftware.com/products.php e https://www.stereotool.com/ 

• 1 ano depois...
Postado
Em 07/09/2008 às 15:47, saviosts disse:

Tem como o Sr. me tirar uma duvida? Esse softewere informa que emite sinal rds direto para o transmissor, eu estou com vontade de colocar um desse para rodar em uma radio FM, eu so não consegui entender como vou fazer para ligar a Saida L e R da placa de som na entrada MPX do transmissor, o Sr consegue me explicar? porque a entrada mpx do transmissor é BNC e um e terra e outro sinal, devo ligar a Saida L e R juntas na entrada de sinal MPX?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...