Ir ao conteúdo

Interferência

Evandro

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Olá a todos !

Ultimamente tenho reparado que o acendedor de fogão (aquele do fogão mesmo) interfere no telefone e na TV, mas quando passou a chiar no som do meu micro eu fiquei intrigado se não está dando intererência no micro também e se isso é prejudicial ?

Não entendo o porquê desse "fenômeno", 3 paredes separam a cozinha do micro, a tensão é 110 no fogão.. forma um campo elétrico/magnético baixo..

Alguém me ajuda ?

Obrigado !

Postado

essa interferencia pode ser minimizada com um circuito de filtro....

a muito tempo atrás construi um q usava capacitores, e funcionava muito bem (usava num liquidifacador...)..

mas acontece que eu não achei mais esse ckt....

to postando ai um outro ckt, x]comentem o que vocês acham e enquento isso eu procuro o meu outro ckt de capacitores...ok???

ai vai o link:

http://www.feiradeciencias.com.br/sala03/03_09.asp

:-BEER

• Membro VIP
Postado

Olá a todos !

Ultimamente tenho reparado que o acendedor de fogão (aquele do fogão mesmo) interfere no telefone e na TV, mas quando passou a chiar no som do meu micro eu fiquei intrigado se não está dando intererência no micro também e se isso é prejudicial ?

Não entendo o porquê desse "fenômeno", 3 paredes separam a cozinha do micro, a tensão é 110 no fogão.. forma um campo elétrico/magnético baixo..

Alguém me ajuda ?

Obrigado !

A intereferencia não vem por efeito de campo, e sim ruido de chaveamento que vem pela rede elétrica.

O uso de filtros, como já foi dito, pode minimizar os efeitos, e o fato do telefone estar sofrendo interferencia quer dizer que tem algum segmento da instalação passando paralelo ou junto a rede elétrica, nisso seria bom dar uma olhada (ou se for telefone sem fio é pela fonte) pra evitar que ele sofra com as interferencias.

Postado

A intereferencia não vem por efeito de campo, e sim ruido de chaveamento que vem pela rede elétrica.

O uso de filtros, como já foi dito, pode minimizar os efeitos, e o fato do telefone estar sofrendo interferencia quer dizer que tem algum segmento da instalação passando paralelo ou junto a rede elétrica, nisso seria bom dar uma olhada (ou se for telefone sem fio é pela fonte) pra evitar que ele sofra com as interferencias.

Amigão, eu não concordo com sua questão! toda bubina da efeito de campo e esse efeito se propaga pelo ar como RADIO FRREQUÊNCIA. Toda TV, Telfones etc..., tem cristal, outras bubina q cáptão essa frequência!!!

e para eliminar esses ruidos só com filtros de linhas unifilares e um bom ATERRAMENTO! Valeu?! :-BEER

Postado

Amigão, eu não concordo com sua questão! toda bubina da efeito de campo e esse efeito se propaga pelo ar como RADIO FRREQUÊNCIA. Toda TV, Telfones etc..., tem cristal, outras bubina q cáptão essa frequência!!!

e para eliminar esses ruidos só com filtros de linhas unifilares e um bom ATERRAMENTO! Valeu?! :-BEER

No caso do liquidificador (Ele possui uma bobina), ele daria esse tipo de interferência que você citou ou seria apenas ruido na rede elétrica?

Porque se for o mesmo não deve ser interferência eletromagnêtica visto que o PC do nosso amigo Evandro está longe do fogão.

Abraços

• Membro VIP
Postado

Concordo que toda bobina gere um campo elétrico, mas no geral esses campos são muito fracos, e a emissão de eletromagnetismo é ridicula, qualquer parede ou barreira barra esse sinal na maior moleza. se fosse o caso qualquer alto-falante que tem uma bobina própria pra criar um enorme campo elétrico e magnético geraria interferencias fenomenais!

Motores elétricos e relés (no caso do fogão tem uma bobina e os relés) contaminam a rede elétrica de tal maneira que mesmo no 220 você teria essa interferencia. os ruidos só não passam de uma casa pra outra por causa da isolação dos medidores que acabam recebendo boa parte do tranco.

• Membro VIP
Postado

Campo magnético eu descartei pela tensão e frequência serem baixos.

A fiação 11 mil volts passa ali do lado, mas meu professor de física e meu irmão garantiram que não ultrapassa o concreto em doses boas.. anyway o PC tá longe.

O microondas dava interferência na TV, liquidificador também, hoje não mais.. :tantan:

Valeu pelo circuito vu tentar fazer.

obrigado ! :-BEER

Postado

Campo magnético eu descartei pela tensão e frequência serem baixos.

A fiação 11 mil volts passa ali do lado, mas meu professor de física e meu irmão garantiram que não ultrapassa o concreto em doses boas.. anyway o PC tá longe.

O microondas dava interferência na TV, liquidificador também, hoje não mais.. :tantan:

Valeu pelo circuito vu tentar fazer.

obrigado ! :-BEER

O que o Camaro falou é exatamente como esse tipo de interferência ocorre.

Só vou acrescentar algo, se ele me permitir:

Quando ocorre chaveamento repetitivo / utilização de carga indutiva de motores, são inseridos na fase/rede elétrica componentes de freqüências diferentes e/ou harmônicos que causam interferências nos eletrodomésticos, principalmente os que trabalham com RF (TV, rádio...).

As interferências ocorrem no telefone, provavelmente, porque ou o fio de telefone está passando juntos à fiação elétrica (como o Camaro disse) ou em algum eletroduto bem próximo.

Essa interferência na linha telefônica ocorre justamente por essas componentes de freqüência diferentes causarem perturbações no campo eletro-magnético formado nas fiações da rede, e essas perturbações contaminam a linha telefônica.

O próprio campo eletro-magnético da rede convencional contamina a linha, mas eu acredito que o telefone tenha filtros para ruidos de 60Hz, como esses filtros só funcionam para freqüências próximas de 60Hz, componentes contaminantes de maior freqüência causam interferências.

Quando eu digo campo eletro-magnético, eu me refiro ao campo gerado em torno de um fio, tal campo é de intensidade irrisória e só causa interfências/contaminação de curtíssimo alcance. Como é o caso de um fio telefônico ser passado no mesmo eletroduto da rede ou em um eletroduto bem próximo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...