Ir ao conteúdo

Placa Mãe Intel 430TX

Pauloavilaneto

Posts recomendados

Postado

Tenho muitas duvidas sobre a placa da Intel 430TX. Tenho uma placa mão Intel® 430TX Chipset Family, Memory controler 82430TX I/O controler PIIX4E, e quero melhorar o desempenho do meu PC. Possuo um processador Pentium 233Mhz, 128MB RAM PC-100 (usei o Dimm_ID) e a placa possui dois slots para PC-100. Não possui atualização de BIOS. Na Intel tem atualização de BIOS para AN430TX, CN430TX, LT430TX e a YM430TX pra download de atualização, mas como saber qual das 4 é a certa?

Quanto de memória posso colocar em cada slot? Fazendo atualização da BIOS é possível colocar 512Mb de RAM? Qual melhor sistema de Memória RAM (PC-100, PC-133) que ela suporta? Posso colocar PC-100e PC-133? Como sei se o clock dela está correto para usar PC-100 (tipo, se meu Pc está a 66Mhz ou 100Mhz etc, compatível com a RAM? O PC não trava, está funcionando bem, mas não suporta muita coisa rodando.

É possível rodar jogos 3D se eu colocar placa de vídeo PCI 128MB? A Placa Mãe aguenta? Qual melhor placa que posso colocar pra minha placa mãe? Pode ser uma VGA ATI Radeon RX300 Se 256 PCI Express - MSI?

Um grande abraço a equipe, valeu mesmo....

Paulo Avila

Postado

Paulo,

Por partes:

Sua placa mãe possui um chipset Intel, mas não significa que ela necessariamente foi fabricada pela Intel. Fica difícil adivinhar qual a bios é a certa. Usando programas como o everest, cpuid, etc, é possível identificar o fabricante e o modelo da placa-mãe. Assim fica mais fácil de localizar a bios.

Atualizar bios não faz um placa que suporta uma determinada quantidade de ram aceitar mais. Se tudo funciona ok, não há razão para atualizar a bios. Pelo que você descreveu essa placa deve suportar no máximo 512 de ram, sendo 2 pentes de 256MB, mas é necessário verificar. Você por um acaso não teria o manual dessa placa? Ficaria mais fácil. Provavelmente você pode usar qualquer uma (PC66, PC100 ou PC133) sem problemas.

Falo isso porque não tem problema usar um pente mais rápido numa velocidade mais lenta. Antigamente não haviam grandes problemas de compatibilidade quanto a isso.

O seu computador não suporta rodar muita coisa porque o processador está muito defasado. É um Pentium II certo? O de 233MHz foi um dos primeiros Pentiuns II, ou seja, já deve ter pelo menos 10 anos. Colocar mais ram não vai ajudar o computador ficar mais rápido no seu caso. Seria necessário trocar também o processador. Para ficar mais atual você deveria substituir a placa-mãe também.

Quanto a placa de video, não vale a pena hoje em dia comprar uma AGP, quanto mais uma PCI. Com o seu processador você não vai conseguir extrair o máximo de uma boa placa PCI, que vai ser bem cara. Um detalhe: PCI é bem diferente de PCI Express, que também é chamado de PCI-X ou PCI-Ex. Além do que, jogos 3D atuais tem requerimentos minímos bem mais pesados do que a sua máquina.

Sinceramente, eu não recomendo nenhum tipo de upgrade nesse micro, porque você vai gastar muito e ter muito pouco retorno. O que eu recomendo é que se a grana estiver muito curta, junta uma grana e depois compra outro micro.

Espero ter ajudado em algo e estou a disposicão caso precise de mais ajuda.

Abraços

Postado

Tenho muitas duvidas sobre a placa da Intel 430TX. Tenho uma placa mão Intel® 430TX Chipset Family, Memory controler 82430TX I/O controler PIIX4E, e quero melhorar o desempenho do meu PC. Possuo um processador Pentium 233Mhz, 128MB RAM PC-100 (usei o Dimm_ID) e a placa possui dois slots para PC-100. Não possui atualização de BIOS. Na Intel tem atualização de BIOS para AN430TX, CN430TX, LT430TX e a YM430TX pra download de atualização, mas como saber qual das 4 é a certa?

Quanto de memória posso colocar em cada slot? Fazendo atualização da BIOS é possível colocar 512Mb de RAM? Qual melhor sistema de Memória RAM (PC-100, PC-133) que ela suporta? Posso colocar PC-100e PC-133? Como sei se o clock dela está correto para usar PC-100 (tipo, se meu Pc está a 66Mhz ou 100Mhz etc, compatível com a RAM? O PC não trava, está funcionando bem, mas não suporta muita coisa rodando.

É possível rodar jogos 3D se eu colocar placa de vídeo PCI 128MB? A Placa Mãe aguenta? Qual melhor placa que posso colocar pra minha placa mãe? Pode ser uma VGA ATI Radeon RX300 Se 256 PCI Express - MSI?

Um grande abraço a equipe, valeu mesmo....

Paulo Avila

Achei a marca da placa mãe...

System Mainboard

Manufacturer : A-Trend

MP Support : No

Model : TX430B BIOS VER

BIOS ID : 09/15/97-i430TX-2A59IA29C-00

Chipset : Intel Triton 430TX Chipset

Agradeço a ajuda, mas quero comprar mais memória... 128Mb tá sendo pouco pra rodar bem o windows 98.. tá ocupando 90% da RAM. Isto é, já tenho 128Mb de RAM, mas to tendo problemas em colocar mais 128Mb em outro SLOT... O problema também é que as são marcas diferentes... a antiga PC-100 tem 8 chips, 128Mb de ram, enquanto a nova que comprei tem 8 de cada lado e 128Mb... a minha grande questão é a seguinte, o quanto de memória a placa mãe suporta... o que não sei dizer com segurança... e o que acha melhor? Comprar pentes Gêmeos, da mesma marca e modelo de 128Mb?

Postado

Paulo,

O que acontece com esse outro pente?

Você o instala e ele não reconhece? Só reconhece a metade?

Quanto ao fato do seu Win98 usar 90% da memória, isso é estranho.

Rodava meu 486 DX2 66 com 32 megas com Win98 fácil.

Acho que é bom você dar uma "escovada" no seu micro. Olha perto do relógio do Windows. Se tiver muitos icones, é sinal que ai pode estar o problema. Desisntalar algumas coisas, passar um antivirus, desfragmentar o disco e passar um scandisk são coisas que ajudam muito o windows a rodar mais rápido.

Para te ser sincero, eu te recomendo o seguinte: Faça uma lista de todos os programas que você realmente usa, mas somente os necessários. Evite dois programas para a mesma função, somente quando for realmente necessário. Depois, faça um backup dos seus dados, e deixe no disco somente o que você usa com mais freqüência. Se for possível, depois de fazer o backup, reinstale o windows. Se você tinha muitos programas instalados, é melhor, porque você ganha um registro limpinho e 100% eficaz.

Voltando a memória, explica passo a passo o que você fez e qual erro teve para podermos ajudar melhor.

Abraços,

Postado

Primeiramente, deixa eu postar o que o Sandra diagnosticou!

System Mainboard

Manufacturer : A-Trend

MP Support : No

Model : TX430B BIOS VER

BIOS ID : 09/15/97-i430TX-2A59IA29C-00

Chipset : Intel Triton 430TX Chipset

Memory Controller

Error Detection Method : 8-bit parity

Error Correction Capability : None

Number of Memory Slots : 6

Maximum Installable Memory : 192MB

Maximum Module Size : 32MB

Supported STD/FPM/(B)EDO Speeds : 70ns, 60ns

Supported SDRAM Speeds : PC66, PC100

Supported Memory Types : STD, FPM, EDO, SDRAM

Supported Memory Voltages : 5V

Physical/BIOS Memory Banks

A0 : Empty

A1 : Empty

A2 (RASL-2 RASL-3) : 64MB FPM single-bank

A3 (RASL-2 RASL-3) : 64MB FPM single-bank

A4 : Empty

A5 : Empty

System Chipset

Model : Intel Corporation 82439TX 430TX System Controller

Bus(es) : ISA PCI USB SMBus/i2c

L2 External Cache : 512kB pipeline-burst write-back

Front Side Bus Speed : 1x 66MHz (66MHz data rate)

Max FSB Speed / Max Memory Speed : 1x 66MHz / 1x 66MHz

Logical/Chipset Memory Banks

Bank 2 Setting : 128MB SDRAM 7-1-1-1R 6-2-2-2W

Speed : 1x 66MHz (66MHz data rate)

Multiplier : 1/1x

Power Down Mode : No

Fixed Hole Present : No

Memory Modules

Memory Module 2 : Smart Modular PDC16UV7284B103TS D730C029 128MB 8x(16Mx8) SDRAM PC133U-333-542 (CL3 upto 133MHz) (CL2 upto 100MHz)

Eu já tinha uma memória 128MB PC-100, que só tem 8 chips. Queria expandir. Comprei mais um pente PC-100 128Mb, só que esse tem 16 chips, 8 de cada lado (não percebi na hora da compra, só quando cheguei em casa). Quando coloco os dois pentes juntos nos slots, e inicio o PC, a leitura só vai até 64Mb. Mas se eu deixo um pente só no slot 1, ou o velho, ou o novo, tanto faz, o micro lê os 128Mb. Quer dizer, as memórias funcionam independentemente na capacidade máxima, mas não juntas.

Postado

Memory Controller

Error Detection Method : 8-bit parity

Error Correction Capability : None

Number of Memory Slots : 6

Maximum Installable Memory : 192MB

Maximum Module Size : 32MB

Supported STD/FPM/(B)EDO Speeds : 70ns, 60ns

Supported SDRAM Speeds : PC66, PC100

Supported Memory Types : STD, FPM, EDO, SDRAM

Supported Memory Voltages : 5V

Pelas informações do Sandra, o máximo de memória que você pode colocar é 192 MB, talvez por isso os dois pentes de 128 Mb não funcionam juntos. Testa com 128 + 64 que vai dar os exatos 192 MB.

:-BEER

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...