Ir ao conteúdo

Reatores Eletrônicos

dwatashi

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Boa Tarde,

Não tenho amplo conhecimento sobre os reatores, mas queria um esclarecimento.

Porque reatores eletrônicos "aparentemente" tem vida útil menor que um reator convencional?

(Tenho um convencional de partida rápida com uns 5 anos de uso... os eletrônicos não passam de 2 anos)

Troquei uma dúzia de reatores eletrônicos e por curiosidade quando abro eles, os capacitores estão todos estufados, alguns até com o conteúdo eletrolítico espalhado. (Claro que em alguns casos isto se deve pela marca, mas até alguns como da Intral ocorreu o mesmo problema, mas não necessariamente no mesmo local de instalação e tempo de uso. Apenas o mesmo defeito "visual")

Porque será que isto acontece? Alguém sabe?

Agora já tentei substituir o capacitor em um desses reatores, mas não adiantou muito porque ele queima um fusível. Logo acho que algo estaria em curto, como os diodos.

Obrigado a aqueles que puderem contribuir.

Postado

Olá, Dwatashi. Eu também tenho essa dúvida, mas não é difícil concluir. Vasculhando um fórum sobre máquina de lavar, acompanhei uma discusão sobre a queima de um transistor que normalmente acontecia quando terminava a garantia da máquina. Esse transistor fazia parte da placa de contole e, essa placa vinha coberta por uma resina que dificilmente saia com algum removedor. Isso para dificultar a manutenção por pessoas que entendesse de eletrônica, sendo assim, obrigado a levar a máquina ao "representante". Outra coisa que concluiram, sobre a queima do tal transistor, é que ele não vinha com nenhum dispositivo para dissipar o calor, contribuindo assim, com a sua "queima" prematura. Veja que essa é uma prática comum aqui no Brasil. Eu acredito que esse reator foi projetado para "durar"em média dois anos +/-. E salve-se quem puder.

Valeu? :aranha:

Postado

não é bem assim.

Trabalho na area e tem estes reatores que duram 5 anos, ate mais.

Antigamente a uns 5anos eles eram melhor produzidos, hoje em dia

so tem o minimo nescessario.(Veja a diferença abrindo um philips).

A maioria das queimas sao por umidade ou descarga eletrica (raio).

neste caso sao muito sensiveis a pequenas descargas. ai que ta a MMMM.

normalmente so queima o fusistor (0,47R) menos comum os 02 TR,

ai vai os Diodos juntos.

os TR podem ser substituidos pelos das lampadas eletronicas velhas (25Wou+)

que nunca queimam, que tambem tem os capaciotres 10m400V(1).

Vai depender so da nescessidade pois o bicho é muito barato.

Paschoal L. Muniz Fº, de uma placa como esta que você fala (brastemp)

ate agora não achei nada para derreter o epoxi mas tiro

algunas pçs na maretada mesmo. :crazy:

• Membro VIP
Postado

Como citei inicialmente, realmente alguns reatores demoram mais para queimar, mas a pergunta é porque este comportamento ocorre?

Não acredito que seja descarga elétrica porque existem outros equipamentos ligados a rede como fax, micros, geladeira e nenhum deles queimou apenas o bendito reator. :P

• Membro VIP
Postado

Os reatores tradicionais nada mais são que conjuntos de bobinas, projeto bem simples, porém pesado e de eficiencia menor.

Os eletronicos já possuem grandes numeros de componentes se comparados aos antigos, onde entram muito mais variaveis e locais de possiveis problemas

• Membro VIP
Postado

Tudo bem que o reator eletrônico é mais eficiente.

Mas do que adianta ter maior eficiência se ele estraga mais rápido?

Por exemplo em um letreiro, onde tem uns 15 metros. Eu não tenho oportunidade de ficar subindo lá constantemente, logo mesmo que um reator eletrônico seja mais eficiente, não posso colocar lá porque ele tem mais peças e pode estragar mais rápido?

Quero saber porque estraga?

Postado

Como eu disse anteriormente, os philips são mais bem projetados.

Eles tem em media o dobro de componentes ( +pç para queimar?)

não sao peças de proteção e filtros.

A freqüência do oscilador gera tensoes de pico ate 1200Vdc

Alem do comentado (umidade e descarga) creio eu K com meus pensamentos e pelo jeitao dos queimados me parece que as trilhas :tantan: sao muito

proximas para as tensoes, pipocos entre elas acontecem com muita freqüência.

Na chacarra troquei pelos antigaos (bobinas), e pifou na primeira

chuva como os outros. :crazy:

Agora porque exatamente queimam tanto?

pra nós (tecnicos) faturar uai. :hehehe:

• 2 semanas depois...
Postado
Paschoal L. Muniz Fº, de uma placa como esta que você fala (brastemp)

ate agora não achei nada para derreter o epoxi mas tiro

algunas pçs na maretada mesmo.

A mesma placa queimou de novo. E com pouco uso... O "consertador" não incluiu dissipador de calor nos transistores. Já que existe a resina, não consigo eu mesmo trocá-los nem adicionar uma solução térmica.

É o mesmo caso do qeu o amigo comentou acima: alguns produtos eram bem construídos no passado. Hoje, ao que parece, a vida útil está programada.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!