Ir ao conteúdo

Reatores Eletrônicos

dwatashi

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Boa Tarde,

Não tenho amplo conhecimento sobre os reatores, mas queria um esclarecimento.

Porque reatores eletrônicos "aparentemente" tem vida útil menor que um reator convencional?

(Tenho um convencional de partida rápida com uns 5 anos de uso... os eletrônicos não passam de 2 anos)

Troquei uma dúzia de reatores eletrônicos e por curiosidade quando abro eles, os capacitores estão todos estufados, alguns até com o conteúdo eletrolítico espalhado. (Claro que em alguns casos isto se deve pela marca, mas até alguns como da Intral ocorreu o mesmo problema, mas não necessariamente no mesmo local de instalação e tempo de uso. Apenas o mesmo defeito "visual")

Porque será que isto acontece? Alguém sabe?

Agora já tentei substituir o capacitor em um desses reatores, mas não adiantou muito porque ele queima um fusível. Logo acho que algo estaria em curto, como os diodos.

Obrigado a aqueles que puderem contribuir.

Postado

Olá, Dwatashi. Eu também tenho essa dúvida, mas não é difícil concluir. Vasculhando um fórum sobre máquina de lavar, acompanhei uma discusão sobre a queima de um transistor que normalmente acontecia quando terminava a garantia da máquina. Esse transistor fazia parte da placa de contole e, essa placa vinha coberta por uma resina que dificilmente saia com algum removedor. Isso para dificultar a manutenção por pessoas que entendesse de eletrônica, sendo assim, obrigado a levar a máquina ao "representante". Outra coisa que concluiram, sobre a queima do tal transistor, é que ele não vinha com nenhum dispositivo para dissipar o calor, contribuindo assim, com a sua "queima" prematura. Veja que essa é uma prática comum aqui no Brasil. Eu acredito que esse reator foi projetado para "durar"em média dois anos +/-. E salve-se quem puder.

Valeu? :aranha:

Postado

não é bem assim.

Trabalho na area e tem estes reatores que duram 5 anos, ate mais.