Ir ao conteúdo

Linux não é sistema operacional

crmattos

Posts recomendados

Postado

Porque o linux não é considerado sistema operacional? O que é real time? Quais são os SO's que são real time?

Fiquei sabendo disso a puoco, por isso postei este, tentarei buscar mais info.

t+.

Postado

?!?!?! Linux não é sistema operacional ?!?!?! Gostaria de saber então o que é...

Simplificando bastante, o "real time" a que você se refere é a latência de uma tarefa no kernel do sistema operacional... por exemplo, uma interface de rede tem um buffer de recepçao... se esse buffer não for descarregado dentro de um período de tempo muito curto, a interface recebe mais dados e haverá um overflow, causando a perda de dados... em outro exemplo, um computador pode controlar um equipamento industrial, que se não for desligado automaticamente depois de um certo intervalo de tempo pode acontecer algum acidente... ou ainda, se você estiver escutando um mp3 em baixa prioridade e executar uma aplicaçao pesada, a música vai começar a "pular", justamente porque a latência foi longa o suficiente para o ouvido humano perceber... um sistema operacional real time, garante que as tarefas sejam executadas no prazo especificado...

O que acontece com o linux é que se uma tarefa de baixa prioridade está sendo executada e o kernel recebe uma nova tarefa de prioridade maior, o kernel vai esperar a tarefa de baixa prioridade encerrar e só então executar a tarefa de alta prioridade... em um sistema operacional "real time", a tarefa de baixa prioridade pode ser pausada para permitir a execuçao da tarefa de prioridade maior... por "tarefa" eu não me refiro à aplicaço"es, rodando no espaço do usuário... eu me refiro à instruço"es sendo executadas em kernel level...

O Linux não é um sistema operacional "real time", mas isso se refere a aspectos absolutamente técnicos, que na prática invalidam apenas alguns poucos tipos de aplicaço"es (com necessidade de latência de menos de 100 microssegundos)... se houver uma necessidade real de diminuir essa latência, existem patches que implementam diversas soluço"es para o problema, inclusive o "preemptive patch" foi incluído no kernel 2.5...

Os Unix comerciais e os BSD por exemplo, sao real time...

Postado

Obrigado PedroWerneck, excelente a sua explicação. É que eu li sobre o assunto e não compreendi porque o autor frizou que o linux não era sistema operacional.

Grato t+.

Postado

O que esse autor quis dizer com "Linux não é um sistema operacional" é que o que pode ser tecnicamente chamado de Linux é apenas o kernel... até aí tudo bem...  agora, se for isso e ele não deixar claro, ele está confundindo os leitores, de má fé talvez... seria interessante se você postasse um link aqui... fiquei muito interessado em ver o teor desse artigo...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...