Ir ao conteúdo

UBUNTU

D. Nukem

Posts recomendados

Postado

Estou pra instalar o ubuntu aqui e não sei como se dará o boot, no ubuntu ou no windows xp? Gostaria que ficasse direto no windows, mas leio que assim que instalar o ubuntu vai aperecer os dois? como faz pra entrar direto no windows e depois pra entrar no ubuntu apertar tipo F8?

Postado

Olha o boot vai ser por um gerenciador de boot, ou o LILO ou o GRUB.

Vai ter os sistemas listados, assim como no Windows quando temos 2 instalados e tem aquele menu do Windows XP ou 2000.

Ai nele você pode escolher qual sistema quer iniciar, como por padrão o Linux vai estar em primeiro na lista, o que você pode fazer é mudar a ordem, deixando o Windows primeiro e o Linux depois.

Tem um outro jeito que não sei bem se daria certo, é mudar qual é a partição ativa no seu HD, e cada hora que você fosse querer um sistema ia mudar, mas isso iria encher o s..... então acho melhor o gerenciador mesmo.

Postado

Olha o boot vai ser por um gerenciador de boot, ou o LILO ou o GRUB.

Vai ter os sistemas listados, assim como no Windows quando temos 2 instalados e tem aquele menu do Windows XP ou 2000.

Ai nele você pode escolher qual sistema quer iniciar, como por padrão o Linux vai estar em primeiro na lista, o que você pode fazer é mudar a ordem, deixando o Windows primeiro e o Linux depois.

Tá e como faço isso, já que terei o ubuntu e pelo que me parece ele usa o grub? Pelo que entendo terei que fazer isso no linux, é que provavelmete o ubuntu não vai reconhecer meu modem , e meu medo é que eu fico sem acesso a internet, caso eu não consiga acessar o Xp, pra buscar os drives, eu preciso saber antes se eu instyalar o ubuntu6.06 como terei acesso ao Xp. Se pederes me explicar como faço, se devo apertar del, ou F8 , F5 etc. Não achei isso na Faq do ubuntu.

Postado

fica tranquilo meu caro amigo Gaúcho.online (espero que você seja gremista. se for colorado tomara que seu micro queime ao instalar o ubuntu). O Ubuntu instala automagicamente o GRUB no seu MBR, e detecta automagicamente sua partição Windows.

então, na hora de ligar o micro, vai aparecer uma listinha com o Ubuntu, Ubuntu Safe Mode e lá embaixo o Windows XP. Depois disso, caso você queira, pelo próprio Ubuntu tem como alterar o GRUB pra que o Windows seja o primeiro da lista (assim, se você ligar o micro e sair do recinto, quando expirar o tempo ele entra direto no Windows.)

Postado
Depois disso, caso você queira, pelo próprio Ubuntu tem como alterar o GRUB pra que o Windows seja o primeiro da lista (assim, se você ligar o micro e sair do recinto, quando expirar o tempo ele entra direto no Windows.)

Mas onde faço isso?

E pra finalizar, no partition magic , crio uma unidade logica ou primaria? E os drives? Tudo aqui é onbord(som, modem e memoria grafica)da pc chips m863g, quando usei o live cd, não consegui reduzir a resolução pra 800x600, ficava preto, e só consegui ficar em 1024x768.

Valeu!!!

E sou Campeão Do Mundo!!!! Imortal Tricolor!!!

Gremistão de uruguaiana!!!

Postado

ok, para editar o grub, fa;a o seguinte num terminal (isso depois do sistema instalado):

- backup do arquivo de configuração:

sudo cp /boot/grub/menu.lst /boot/grub/menu.lst_backup

- abra-o com um editor de texto

sudo gedit /boot/grub/menu.lst

- ai é só trocar a seguinte linha

default 0

- por

default X_sequence

quanto a particoes, o ideal é fazer 1 primaria e uma swap, pelo menos. só q os hds ide tem um limite de 4 particoes primarias, então se você já tem 4 primarias, tem q fazer uma extendida e uma logica dentro dela.

quanto aos drives, a grande maioria é detectada automaticamente pelo Ubuntu. A maior parte das opções de configuração podem ser alteradas depois do sistema instalado.

Postado

Veleu Supermouse, mas com o partition magic, vou apenas criar a partição, depois vou formatar e instalar com o gparted!!! que pelo que sei é bem intuitivo!!!!

Vale, pelo menos pra mim esclarecido!!!!!

• 11 meses depois...
Postado

você poderia me dizer se a solução para : "Deixar o Windows como primeiro da lista para ser bootado caso a contagem termine" funciona no Kunbutu?

Em caso negativo, como eu deveria fazer?

• 11 meses depois...
Postado

Você deve ter 1 HD particionado ou então 2 HDs.

Para particionar o HD você deve usar programas próprios caso já tenha o XP instalado, eu sugiro o "qtparted". O Vista já vem com particionador.De preferência, particione antes de instalar o XP(com "fdisk").

INSTALE O XP ANTES, se possível. Aí é só colocar o cd do Ubuntu(ou outro) e instalar na outra partição ou no outro HD. Ele já deixa o Grub(dual-boot) pronto pra usar, e você escolhe o SO que quer utilizar.

Espero que tenho ajudado.

Abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...