Ir ao conteúdo

A8NSLI Premium desligando pouco depois que inicia

qarcanjo

Posts recomendados

Postado

Oi gente, comprei há poucos dias uma A8NSLI premium na E-Hardware, e finalmente anteontem comecei a montar meu PC com o pouco tempo disponível.

Ontem de noite, quando finalmente fui tentar por o Windows, a placa simplesmente desligou.

A única coisa que eu havia feito diferente foi por um HD sata extra, e ligar os CDs, disquete e por uma rede wireless.

Tá, um bocado de coisa, e eu ainda tenho que debugar mais.

Sei que tirando um dos HDs, a placa dá o boot, mas depois de um tempo, meio que aleatoriamente o PC desliga.

Se eu ponho ele para religar após power loss, ao desligar assim ele não religa automático. Só clicando no botão power mesmo. Mas se desligo o estabilizador e religo, aí sim reinicia por power loss.

O setup não perde suas configurações.

Se há mais dispositivos ligados, é mais freqüênte. Mas está ocorrendo com apenas 1 hd, o floppy e um CD. Não consigo instalar o windows!

Vejam minha configuração:

Athlon x2 4200+ ADA4200DAA5BV

1Gb (2x512Mb) DDR 400 Corsair XMS platinum 2-3-3-6 (já estou rodando a 2.5-3-3-6 para garantir) em dual channel. (vendo pela fresta do dissipador, são Double Sided 16 chips, mas são aprovadas nos testes da Asus).

1HD Samsung 160Gb SATAII 7200rpm

1HD Samsung 120Gb ATA133 7200rpm

VGA ATI Radeon x700 (quebra galho) Asus

Rede Wireless PCI Dlink DWL-G520+ 54Mbps 10x

Gravador de CD LG

Gravador de DVD LG

Cooler Thermalright Ultra 90 com fan Vantec Stealth (processador ainda não chegou a 35C)

Asus A8NSLI Premium com dissipador passivo (chipset ainda não passou de 37C)

Fonte Seventeam ST 500BKV

Bom, a fonte é mais que suficiente, mas desde que comprei, achei estranhas as voltagens meio baixas. Na época, com um Sempron 3000+ s462, como não tive problemas no uso, pensei que fosse mais erro de leitura da placa mãe, e que com carga real para ela - PC mais forte - as voltagens fossem subir. Mas nessa nova ainda está com voltagens baixas. E estranhamente tenho visto o vcore oscilar entre 1.34 e até 1,45V, mas no geral mantendo-se em 1.36V

O 5V também oscila um pouquinho, e o 12V fica em 11.71 a 11.79.

Então tô desconfiado da fonte, e vou tentar minha outra fonte para ver se resolve. Ela sempre segurou como uma Seventeam ST420bkv mesmo...

Sei é que liguei o speech reporter, e ele só fala que deu boot com sucesso. Quando desliga, não fala nada. E o led de energia da placa-mãe permanece ligado o tempo todo. Não parece ser a fonte que se desliga.

Aí, será que é minha fonte que tá bichada mesmo? Ou será que eu esqueci de alguma configuração, ou meu processador não funcionará com memos double sided x16...

PS: não adianta por só uma memo, ou trocar por uma single sided 333Mhz spectek não.

Ambos os HDs têm o mesmo comportamento. Se põe os dois, o sistema quase nunca boota, e cai rápido. Se põe só um, o sistema fica funcionando por um tempo, depois boota. Não tem tempo certo, nem depende da hora que ligou.

Será que pode ser o regulador de tensão da placa mãe? Ainda não acionei garantia.

:help:

Postado

Bom, ninguém respondeu, mas mesmo assim vou deixar a minha própria contribuição...

Minha fonte tá bichada! Na ST420BKV de meu irmão o PC funcionou direito, e agora já estou rodando normalmente o Windows.

Problema solucionado. Agora verei a garantia de minha fonte, porque ainda tenho mais seis meses.

T+!

Moderadores, podem fechar o tópico!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...