Ir ao conteúdo

OverClock numa XFX 7600 GS!

kleber1979

Posts recomendados

Postado

E quanto a memoria a minha se ponho em 950 com alguns minutos de uso surgem artefatos... 940 vai sossegado...

Deve ser temperatuda mesmo, pois na minha acontece isso tb, só q quando coloco em 920. Uso em 900 e vai beleza. Como a sua tem os dissipadores, acho q é o limite mesmo esses 940.

Abraço

Postado

Tô com um modelo que tem 400/700 e por enquanto ainda não tentei fazer qualquer tipo de over nela.

No entanto, vi uns modelos que possuem 400/700 e um monte de gente numa pancada de fóruns usando 500/900. Mas acho que para usar esses clocks é necessário usar um cooler. A minha só tá mesmo com a refrigeração passiva de fábrica, sendo que no slot de baixo tem um blower Fox-2 da Evercool. Minhas temperaturas estão em 43 °C idle e 53 °C full. Acho que um cooler da Zalman é um pouco demais para uma placa assim, de modo que tô pensando num outro da Evercool, acho que é o você-RF, todo em cobre e com dissipadores para as memórias.

E aí, alguma sugestão?

Postado

Tô com um modelo que tem 400/700 e por enquanto ainda não tentei fazer qualquer tipo de over nela.

No entanto, vi uns modelos que possuem 400/700 e um monte de gente numa pancada de fóruns usando 500/900. Mas acho que para usar esses clocks é necessário usar um cooler. A minha só tá mesmo com a refrigeração passiva de fábrica, sendo que no slot de baixo tem um blower Fox-2 da Evercool. Minhas temperaturas estão em 43 °C idle e 53 °C full. Acho que um cooler da Zalman é um pouco demais para uma placa assim, de modo que tô pensando num outro da Evercool, acho que é o você-RF, todo em cobre e com dissipadores para as memórias.

E aí, alguma sugestão?

Postado

E aí, alguma sugestão?

"CYCLONE EVERCOOL você RF"

Pode usar sem medo.

A não ser q você queira pagar os olhos da cara num zalman.

Postado

E aí, alguma sugestão?

Pode ir sossegado de evercool q o coolerzinho é guerreiro.... eu mesmo só uso o zalman porque já tinha ( usava em uma 6600)...

Os evercool sao a melhor opcao c/b sem sombra de duvida...

[]'s

Postado

Eu tô usando 500/900, pois não notei melhora significativa no overclock da GPU acima disso e se colocar uns 920 nas memos começa a dar artefatos. Meu modelo é default 700 nas memos, mas a memória é de 2,5ns.

Quase não esquenta essa VGA. Coloquei um Evercool Cyclone e em full não passa dos 48°C.

Postado

O ganho foi significativo mesmo na memória. Em alguns games chegou a dobrar o nº de fps. Já na GPU o ganho foi pouco, cerca de uns 4 ou 5 fps, mas se for juntar memo e GPU, compensa sim.

Nem é necessário trocar o dissipador, pois mesmo em over o máximo q cheguei foi a 66°C. Coloquei o cooler Cyclone só por "frescura" e com ele o máximo q chegou foi 50°C no NFSMW.

Postado

Segundo os meus cálculos, a 7600GS rodando com memórias de 700 MHz tem taxa de transferência de 11,2 GB/s. A versão com 800 MHz teria 12,8 GB/s. Finalmente, a versão de 900 MHz tem 14,4 GB/s.

A fórmula é bastante simples: Clock da memória (700, 800 ou 900) multiplicado pela taxa de transferência (sempre de 128 bits). Isso dá a resposta em bits, daí é só dividir por 8 para obter o número em bytes e depois transformar os milhares usando as grandezas físicas, nesse caso, Giga.

O negócio é que vamos precisar de uma geladeira para subir a 7600GS para GT, que tem 560/1400. Haja overclock!

É Speed_Racer, acho que os overs nas memórias são mesmo mais produtivos do que na GPU... Mas hein, você não me explicou como faço para identificar as memórias. Dependendo dos ns delas sei que vou poder levar meu over mais longe ou não. E aí, como identificá-las?

Postado

O negócio é que vamos precisar de uma geladeira para subir a 7600GS para GT, que tem 560/1400. Haja overclock!

Pois é, mas na GPU o problema não é temperatura, pois consigo colocar sem problemas em 560 sem esquentar, mas é só jogar um pouco e o PC trava. Deve ser por falta de energia. Fica estável a 540, mas como não notei diferença de 500 pra 540, deixei em 500 mesmo.

Já nas memórias, o problema é mesmo temperatura, pois quando coloco em 920MHz, jogo uns 5-6 minutos sem problemas, mas aos poucos começar a aparecer os artefatos. Mesmo com os dissipadores q vieram juntos com o cooler Cyclone não vai mais. Aliás, acho q eles não são muito bons, pois a fita parece não ser térmica e eles são de alumínio mesmo. Tive q colocar 3 dissipadores em cada fileira de 4 memórias, pois o tamanho deles são muito grandes e o espaço não dá. Então em algumas memórias ficou um espacinho sem dissipador. Vou comprar aqueles azuis da Zalman pra testar.

É Speed_Racer, acho que os overs nas memórias são mesmo mais produtivos do que na GPU... Mas hein, você não me explicou como faço para identificar as memórias. Dependendo dos ns delas sei que vou poder levar meu over mais longe ou não. E aí, como identificá-las?

Tb acho q na memória é mais eficaz. Em todas as minhas VGAs isso se mostrou assim.

Pra identificar os ns das memórias, basta ver o último nº q está escrito no código da memória. No meu caso é 25, ou seja, 2,5ns. Daí divida 1000 por este nº, então 1000/2,5 = 400, sendo assim 400x2 = 800MHz. Entendeu legal? Não sei se pra todas é assim.

Postado

Postar minhas experiencias com essa placa também.

A minha é uma 400/700MHz também, e o max que deixei ela sem problema de travamento foi 580/974MHz, a memória dava alguns pequenos artefatos que hora davam hora não, o core cheguei a colocar 585 e 590, mas dai já acontecia umas travadas.

Testei rodando o 3dmark01, 03 e 05 um seguido do outro.

A refrigeração dela são 2 coolers de 8x8cm com dissipador original. Jogando ar nela, não os fixei diretamente no dissipador.

Diariamente uso em 530/920MHz que foi o clock que o próprio driver forneceu.

Postado

Speed-Racer: entendi a explicação, em breve pretendo desmontar meu dissipador e conferir issso, de modo a fazer um overclock adequado.

SX-Akira: explica aí como ficaram os coolers e a sua placa. Do jeito que você falou entendi que os coolers estão fixados na lateral do gabinete ou em outro lugar, jamais em cima do dissipador.

Minha nova dúvida cruel é a seguinte:

Comprar um Evercool você-RF (é barato e fácil de encontrar), que empurra quase 8 CFM e é legal porque tem dissipadores para as memórias.

Ou...

Manter meu blower Evercool Fox-2, que fica logo abaixo da placa de vídeo (pena que ele ocupa 2 slots). Ele tem a desvantagem de ser barulhento, gerando em torno de 30 dBA, mas em compensação empurra 60 CFM (!!!).

Conclusão provisória:

Acho que pelo fluxo de ar, é melhor manter o Fox-2, até porque o dissipador passivo da placa de vídeo tem um cano de cobre por dentro, debaixo daquela parte preta.

Postado

SX-Akira: explica aí como ficaram os coolers e a sua placa. Do jeito que você falou entendi que os coolers estão fixados na lateral do gabinete ou em outro lugar, jamais em cima do dissipador.

Exatamente, tem um na lateral, e um no "chão" do gabinete.

Postado

E qual o sentido do fluxo de ar neles? Ambos jogando para dentro com a fonte e o ventilador traseiro agindo como exaustores?

No meu computador tô usando da seguinte forma:

2 ventiladores frontais de 80mm no sentido refrigeração (o ar passa pelos dois HDs e vai, imagino, para o blower Fox-2, que fica logo abaixo da placa de vídeo.

Ah sim, minha PV fica numa posição "baixa" porque a placa mãe tem slot AGP e PCI-E, sendo que este último é mais embaixo.

A parte superior do fluxo de ar (claro que há interação entre o de cima e o de baixo) tá da seguinte forma: janela lateral de 80mm com filtro e sem duto fornece ar para o processador. A exaustão é feita por um ventilador traseiro de 120mm, mais o da fonte e mais um de 80mm no teto do gabinete.

Isso deixa minhas temperaturas assim:

Interna do gabinete: 28-30-32 °C (depende do dia e depende se eu tô jogando)

Processador: 33 °C em idle, algo em torno de 45-50 °C em full (e lembrem que ele é um Pentium Prescott, estou feliz com essas temperaturas)

Vídeo: 43 °C idle e uns 50 °C em full.

Acho que vou conseguir um over razoável e ainda frio.

Postado

E qual o sentido do fluxo de ar neles? Ambos jogando para dentro com a fonte e o ventilador traseiro agindo como exaustores?

Sim, isso mesmo, os dois jogando ar para dentro somando + 2 coolers frontais do mesmo modo que você descreveu o seu, um cooler de 12x12 como exaustor e a da fonte que é 12x12cm também.

Estava interessado em comprar um cooler pra ela, mas quando vi no mercado livre, o vendedor disse para um usuário de 7600GS Pci-e que aquele evercool cyclone não era compativel fiquei com o pé atrás.

Postado

Pois é Akira, no site da Evercool e na embalagem do produto a 7600GS não está listada como compatível. Mas tem gente aqui no fórum falando que tá usando numa boa, também fiquei com o pé atrás.

Postado

Sim, isso mesmo, os dois jogando ar para dentro somando + 2 coolers frontais do mesmo modo que você descreveu o seu, um cooler de 12x12 como exaustor e a da fonte que é 12x12cm também.

Estava interessado em comprar um cooler pra ela, mas quando vi no mercado livre, o vendedor disse para um usuário de 7600GS Pci-e que aquele evercool cyclone não era compativel fiquei com o pé atrás.

Pois é Akira, no site da Evercool e na embalagem do produto a 7600GS não está listada como compatível. Mas tem gente aqui no fórum falando que tá usando numa boa, também fiquei com o pé atrás.

É... O usuário q ele viu no mercado livre sou eu!!!

O vendedor na época me disse q esse cooler EVERCOOL CYCLONE você-RF

não era compatível com as 7600gs silent cool :blink:

Só q o coitado estava mau informado...

Perguntei a outro vendedor q só vende coolers em SAMPA ( ótima loja )

e ele me disse q dava .

Comprei instalei e fiquei muito satisfeito com o cooler. Com arctic silver 5 a temp caiu quase 20º

É só você usar o s extensores q vem com o cooler q dá certinho na furação da pv.

ABRAÇO

Postado

É... O usuário q ele viu no mercado livre sou eu!!!

O vendedor na época me disse q esse cooler EVERCOOL CYCLONE você-RF

não era compatível com as 7600gs silent cool :blink:

Só q o coitado estava mau informado...

Perguntei a outro vendedor q só vende coolers em SAMPA ( ótima loja )

e ele me disse q dava .

Comprei instalei e fiquei muito satisfeito com o cooler. Com arctic silver 5 a temp caiu quase 20º

É só você usar o s extensores q vem com o cooler q dá certinho na furação da pv.

ABRAÇO

Haha, que surpresa naõ?

Bom saber disso, cooler com precinho camarada + dissipadores.

A quanto tempo você tem ele? Tive um modelo antes desse evercool, aquele mais simples sem dissipadores para memória, o cooler em si era bom, mas não duro 1 ano e começo a fazer ruídos terriveis.

Postado

A única desvantagem do Evercool Cyclone é q os dissipadores pras memórias são muito largos, (2cmX2cm) e na minha 7600GS não deu pra instalar todos, tive q colocar 3 pra cada fileira de 4 memórias, então algumas memórias ficaram com certa área aberta. Mas o dissipador e o cooler pra GPU são excelentes. aqui baixou 20°C em Full, valeu muito à pena.

Tô comprando agora uns dissipadores pras memórias q sejam um pouco menores.

Postado

Verdade, os dissipadores pra memo são um pouco grandes. Tanto q nem os usei na placa , aproveitei eles

numa 9700 pro q tenho aqui, mas também não deu pra usar todos pelo tamanho grande, mas tá valendo, não confio muito nesses dissipadores mesmo!

• 2 semanas depois...
Postado

Pessoal, possuo uma XFX 7600GS PCI-E (400/700) e não consigo ir muito longe no overclock.

Pelo que andei lendo a XFX 7600GS normal e a XFX 7600GS Extreme são exatamente a mesma placa, com apenas a diferença da segunda vir overclockada de fábrica.

Consigo atingir no máximo 422 Mhz no GPU e 430 Mhz (860 Mhz) nas memórias, sem problemas. Subindo o GPU acima disso ele trava quando vou fazer um teste no Aquamark por exemplo. E as memórias até funcionam acima disso, mas em um determinado momento eu recebo a famosa tela azul de despejo de memória.

Minha fonte é uma Akasa PaxPower de 460w, acredito que não seja falta de energia o problema.

Quanto a temperatura meu gabinete é bem ventilado, com vários fans, inclusive posicionei um fan ventilando diretamente na direção da 7600GS, em idle ela fica em torno de 47 graus e em full vai até uns 58, isso já com overclock.

Que problema posso estar enfrentando ? Drivers já testei alguns diferentes. Já tentei overclock tanto pelo Coolbits quanto pelo RiveTuner, ambos vão até o mesmo ponto. Por que pelo que vejo o pessoal aqui consegue overclocks maiores.

Postado

Pois é cara, não sei o que pode ser, mas na minha consigo 500/900 tranquilo, pelo RivaTuner, com todos os drivers atualizados.

tua xfx 7600gs era 400/700 em stock ?

tu alterou tensão do core ou das memórias pra chegar a 500/900 ? alterou bios ?

tu usa os ultimos drivers da nvidia ?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!