Ir ao conteúdo

Samsung HD160JJ, windows não reconhece

Loony

Posts recomendados

Postado

Comprei hoje um HD HD160JJ da Samsung (SATA), novo (não formatei ainda).

Instalei ele tudo certo, a a BIOS reconheceu normalmente, mas o windows não acha ele de jeito nenhum!

A única coisa é que aparece na traybar uma mensagem que foi achado um dispositivo RAID, mas já tentei instalar ele por lá (pelo ícone que aparece no tray) mas não vai!!

To usando Windows XP c/ SP2, minha placa mãe é uma ASUS P4S800D, e já tenho 2 IDEs instalados, um primário de 40gb, da samsung também, e um secundário (slave) de 80gb da samsung também.

Por favor se alguém puder ajudar, estou precisando, pois quase perdi meu HD de 80gb onde estão 70gb de dados, mas apesar de eu ter conseguido recuperar ele, ainda está meio instável, e por isso quer fazer um cópia para este HD160JJ.

Agradeço a quem puder ajudar. :bye:

Postado

Veja se ele aparece no gerenciamento de disco do próprio WinXP, se sim, clique com o botão direito do mouse na letra dessa unidade e clique em FORMATO.

Obs. Para acessar o gernciamento de disco, clique com o botão direito do mouse em MEU COMPUTADOR e depois clique normalmente em GERENCIAR.

Uma coisa que eu achei estranho, foi em você ter dito que o Windows encontrou um dispositivo RAID, não sei se isso é normal nesse modelo de placa mãe, mas se tiver algum problema relacionado a isso, entre na bios (setup) e desabilite essa opção de RAID, deixe somente habilitada as opções ereferentes a SATA.

Postado

Ele está assim no gerenciador de dispositivo:

esse "Controlador de comunicação PCI simples" sempre esteve ai desde que eu tenho windows nesse pc.

esse "Controlador RAID" que apareceu após a instalação do HD

post-26030-13884932006074_thumb.gif

Postado

Estou postando aqui algumas fotos que bati do monitor durante o boot.

1) ali apertei DEL pra entrar na config da BIOS. O único lugar que tem alguma coisa de SATA na BIOS é nesta tela, ali onde destaquei. Ali está [enabled], só tem [enabled] e [disabled] mesmo...

2) fechei a config da BIOS, então ele deu boot de novo, e depois daquela tela onde aparece algumas informações (a primeira tela quando liga o pc), aparece essa tela aqui:

3) então apertei CTRL+S pra entrar na configuração, e me deparo com esta tela:

4) apertei R como indicado, e vejo a msg:

eu ainda não entendi o q SATA tem a ver com RAID...

post-26030-1388493200877_thumb.gif

post-26030-13884932008851_thumb.jpg

post-26030-13884932009035_thumb.jpg

post-26030-13884932009214_thumb.jpg

post-26030-13884932009398_thumb.jpg

Postado

Bom, vamos lá meu prezado.

Eu não disse gerenciador de dispositivos e sim; GERENCIAMENTO DE DISCO, veja na imagem abaixo:

Esse "Controlador de comunicação PCI simples" refere-se provavelmente aos drivers de modem que precisam ser atualizados.

Esse controlador RAID, provavelmente refere-se aos drivers da controladora SATA da sua placa mãe que não estão instalados corretamente.

post-14213-13884932011261_thumb.jpg

Postado

Outra dica que talvez ajude:

No CD que acompanha sua placa Mãe existe os drivers otimizados para trabalhar com IDE SATA ou PATA. Vale a pena você usar o CD e instala-los. Provavelmente resolva seu problema. Se você fizer o que o Libra disse e não deu certo, tente fazer novamente após instalar os drivers que acompanham a placa-mãe.

eu ainda não entendi o q SATA tem a ver com RAID...

RAID é um sistema de segurança para dados, que se utilizam de dois ou mais HDs ou um meio de se criar uma unidade virtual composta por vários discos individuais. Posso estar enganado, mas a tecnologia SATA só facilita quem pretende usar esse tipo de tecnologia. Tecnicamente falando, não tem nada a ver com o que você precisa fazer. :)

Se eu estiver enganado, por favor, me corrijam.

Postado

Ei, consegui resolver o problema!

Li o tópico do Libra com mais atenção e vi "RAID (...) refere-se aos drivers da controladora SATA da sua placa mãe"

Bom, se é da placa mãe, então deve ter no site da placa mãe algum driver. Eu já tinha procurado mas não tinha achado.

Então fui no tio google e digitei "P4S800D site:http://www.asus.com" e voila, achei o driver pro meu HD que está funcionando perfeitamente :)

Valeu pela ajuda de vocês aí ;)

• Membro VIP
Postado

CASO RESOLVIDO!

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso o mesmo deverá procurar um Moderador da área e solicitar o desbloqueio!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...