Ir ao conteúdo

Converter 5V para 12V

Filipe.Miguel.Daniel

Posts recomendados

Postado

Boas...

No projecto que eu estou a desenvolver vou utilizar uma Porta de Aquisição de dados - NI USB-6008. Essa porta apenas têm uma saida de 5V e eu preciso de fazer controlo de alguns dispositivos, como fans e resistências de aquecimento que trabalham com valores de tensão mais altos.

Para isso irei utilizar relés que faram a separação da parte de controlo da de actuação.

O meu problema é que esses relés apenas funcionam com tensões de 12V ou 24V (mas no meu caso apenas utilizarei de 12V), e a porta apenas envia uma tensão de 5V. Sendo assim eu preciso de converter esses 5V para 12V, mas não estou a conseguir... pensei numa montagem de transistores, mas não consegui achar nenhuma. :wacko:

Agradecia a vossa ajuda na resolução deste problema.

Muito obrigado. :D

Postado

Boas...

No projecto que eu estou a desenvolver vou utilizar uma Porta de Aquisição de dados - NI USB-6008. Essa porta apenas têm uma saida de 5V e eu preciso de fazer controlo de alguns dispositivos, como fans e resistências de aquecimento que trabalham com valores de tensão mais altos.

Para isso irei utilizar relés que faram a separação da parte de controlo da de actuação.

O meu problema é que esses relés apenas funcionam com tensões de 12V ou 24V (mas no meu caso apenas utilizarei de 12V), e a porta apenas envia uma tensão de 5V. Sendo assim eu preciso de converter esses 5V para 12V, mas não estou a conseguir... pensei numa montagem de transistores, mas não consegui achar nenhuma. :wacko:

você quer usar a porta para acionar essas cargas, é isso ?

Já vou adiantando que será mais prático você utilizar uma outra fonte pra esse fim que já forneça 12V.

desculpa a pergunta, mas você estuda eletrônica, faz algum curso relacionado?

Postado

você quer usar a porta para acionar essas cargas, é isso ?

Já vou adiantando que será mais prático você utilizar uma outra fonte pra esse fim que já forneça 12V.

desculpa a pergunta, mas você estuda eletrônica, faz algum curso relacionado?

Sim, eu pretendo fazer o controlo da estufa no computador em LabView, e depois consoante o programa, a porta ou enviará 0V ou 5V para acionar os actuadores.

Em relação á fonte... eu já tenho uma fonte de 12V mas preciso que quando a minha porta envie 5V active os 12V para o relé activar e posteriormente activar também o actuador.

Eu estudo electronica sim... estou a fazer 1 curso de 3 anos... e estou no ultimo ano em que tenho de fazer este projecto. :P

Postado
...Em relação á fonte... eu já tenho uma fonte de 12V mas preciso que quando a minha porta envie 5V active os 12V para o relé activar e posteriormente activar também o actuador...

Então voce pode colocar um ULN2003 entre a sua porta e o relé.

Como o ULN2003 é coletor aberto tem que ser ligado da saída do ULN para os 12V.

Quando a entrada do ULN for 5v a saída será ov atuando o relé.

Quando a entrada do ULN for 0v a saída será 12v desligando o relé.

ABRAÇOS!

post-78018-13884932509369_thumb.jpg

Postado

Então voce pode colocar um ULN2003 entre a sua porta e o relé.

Como o ULN2003 é coletor aberto tem que ser ligado da saída do ULN para os 12V.

Quando a entrada do ULN for 5v a saída será ov atuando o relé.

Quando a entrada do ULN for 0v a saída será 12v desligando o relé.

ABRAÇOS!

Boas...

Para isso então o relé tem de ser normalmente aberto. :D

Apenas mais uma questão... eu estive a observar um datasheet e a saida pode ir até 50V... ou seja não percebi como a regulamos, no caso para 12V.

Muito obrigado pela ajuda. :palmas:

Postado

Boas...

Use circuitos de isolamento como o MOC3031 ou MOC3041.

• 2 anos depois...
Postado

opa

to precisando de uma ajuda também...

Preciso que minha saida do pic acione 12V em um motor tipo brushless...

ja li bastante a respeito sobre pontes em H etc... mas nao consegui colocar em pratica (proteus na verdade), eu li sobre o uln 2003 e ate comprei mas o problema é que ele suporta somente 500mA e preciso de 2A.

O que posso fazer?

agradeço desde já

• 2 semanas depois...
Postado

olha estou com problema quase identico .quero aproveitar a saida da porta logica do meu pc que é de 5v para transforma-lo em 12v .assim com um soft que um amigo vai criar posso falar com o meu pc ele me da os 5v para conseguir abrir a porta do meu quarto só com a minha voz isto estando a utilizar uma fechadura 12v gostaria que me ajuda-sem

com uma esquema simples como posso faze-lo

fico grato desde ja

um abraço

• Membro VIP
Postado
olha estou com problema quase identico .quero aproveitar a saida da porta logica do meu pc que é de 5v para transforma-lo em 12v .assim com um soft que um amigo vai criar posso falar com o meu pc ele me da os 5v para conseguir abrir a porta do meu quarto só com a minha voz isto estando a utilizar uma fechadura 12v gostaria que me ajuda-sem

com uma esquema simples como posso faze-lo

fico grato desde ja

um abraço

Transformar 5V de uma porta lógica em 12V não é possível, pois a corrente desses 5V é muito baixa. Resumindo, é 5V de nível lógico '1' e não 5V de alimentação.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...