Ir ao conteúdo

HD x "Raio-x"

guibre

Posts recomendados

Postado

Galera, eu sei que a minha dúvida é absurda, mas quero ter uma confirmação contra eventualidades.

É o seguinte: pretendo viajar em breve e levar comigo um HD para utilizá-lo no local onde estarei. Farei a viagem de avião (mesmo com essa bagunça) e muito provavelmente terei que passar o referido HD na máquina de "raio-x".

Há alguma possibilidade de ele ser danificado?

Postado

Pense o seguinte o HD poderia perder dados caso passasse por algum campo magnético forte o que não e o caso dos raios X, pode passar tranqüilo, você deve ter cuidado e para não permitir choques mecânicos que podem fazer o braço interno do mesmo arranhar a superfície do disco e causar algum problema, outro cuidado que deve ter e com a eletricidade estática, isso também pode causar problemas, basta para isso embrulhar em um desses plásticos antiestática.

Postado

guibre,

A porta com detetor de metais bem como o aparelho que fica na mão do vigilante geram campo magnético... tem que ser evitada... creio que o RAIO DEZ não vai afetar...

Postado

Galera, valeu pelos esclarecimentos.

Mas:

1. Esse plático "antiestático" é muito caro? Se for, há algum similar?

2. Por que a teminologia "Raio Dez"?

Postado

boa pergunta existe para vender?

esse plastico que lhe falei vem em embalagens de peças de informatica, nunca vi para vender, quem tem isso sobrando são tecnicos que trabalham com a informatica.

Postado

guibre,

hehehe... isso é coisa antiga... RAIO X = RAIO DEZ, devido o X em algarismos romanos representar DEZ em algarismos arábicos,,,

Geralmente as placas - mãe, HD, memórias, outras placas, vem protegidas por um saco plástico, cinzento, antiestático...

• Membro VIP
Postado

Só esclarencendo algumas coisas:

O X do raios-X (sempre raios, no plural) não tem nada a ver com o X, algarismo romano relacionado ao número 10. Ai vai um pedacinho da história sobre o nome dos raios-X:

intuiu então que deveria tratar-se de uma "nova espécie de raios", aos quais deu o nome de raios-X, por ser X o símbolo matemático que representa uma variável desconhecida.

E em relação aos raios-X danificarem o HD:

Provavelmente não terá problemas, um dos motivos e o citado acima, que o maior problema é a energia eletromagnética. Outra coisa é que a carcaça do HD funciona como se fosse uma blindagem, minimizando danos de forças externas no disco.

Postado

carvalhoso

Ai vai um pedacinho da história sobre o nome dos raios-10:

Trata-se de uma piada muito antiga, mostrando a ignorância do people quando surgiu esse negócio de raios de variável desconhecida... hehehe

Essa eu conheci quando era criança... faz muito, muito tempo mesmo...

Postado

Agradeço novamente os esclarecimentos!

Apenas uma curiosidade momentânea: os efeitos do "Raio-x" ou da "energia estática" variam se comparar um HD interno e um externo, certo?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!