Ir ao conteúdo

qual o melhor jeito de particionar...?No meu caso

JPSTELLA

Posts recomendados

Postado

Galera, to com uma duvida sobre particionamento.

tenho um HD sata2 250gb

qual a melhor forma de particionar ele contando que uso muita memoria virtual(estou com pouca ram), guardo arquivos muito grandes media de 4gb por arquivo.

atualmente esta configurado asim:

28gb para o windows x64 + programas leves

50GB para programas pesados e jogos

2gb para memoria virtual ( li em algum lugar que é bom deixar swap em outra partiçao para não fragmentar muito o hd)

10gb para algum outro Sistema operacional provavelmente o vista

e o resto para armazenar meus arquivos, imagens dvd....

a duvida é a seguinte:

quando eu instalo um jogo/programa em uma partiçao diferente da do windows. eu perco desempenho ao executalo? pois esta lendo outra partiçao...

essa e a memoria virtual. melhor padrão ou em partiçao diferente...??

qual o melhor jeito de particionar...???

• Membro VIP
Postado

Não existe uma regra única para distribuição das partições no HD.

Isto vai do usuário, mas algumas dicas possíveis são:

1. Criar uma partição para o sistema operacional. (No seu caso 28GB - Ok)

2. Criar uma partição para a memória virtual (swap). (Eu pessoalmente acho que 2GB é pouco. Crio um disco com 5GB FAT32, caso você pense em usar até 2GB de RAM não precisa depois usar nenhum outro programa para redimensionar. Vale lembrar que no FAT32 o arquivo de paginação máximo fica sendo de 4GB. E sim, realmente deixar ele em uma partição exclusiva diminui a fragmentação deste arquivo grande)

3. Criar a partição ou reservar o espaço para o outro sistema operacional.

4. Partição para Documentos.

A vantagem de particionar o HD para o S.O. e documentos é clara. Caso ocorra algum problema com o S.O. você não precisa se preocupar em fazer backup de documentos e tal.

Sempre tente criar o Swap no início do disco onde é mais rápido e deixar o final para os documentos onde é mais lento. (Caso você tenha outro HD, utilizar o Swap no início dele pode ser mais interessante pois você ganha com o I/O independente. Mas o disco também deve ser compatível, por exemplo mesmo que tenha um HD de 10GB, mas 5400 RPM e ATA66 ele não vai oferecer muitas vantagens sobre o disco SATA por exemplo.)

Respondendo as perguntas:

a. quando eu instalo um jogo/programa em uma partiçao diferente da do windows. eu perco desempenho ao executalo? pois esta lendo outra partiçao...

-> Não existe perda de desempenho, claro que se você puder colocar os arquivos de programas no início do disco vai se beneficiar do I/O maior do HD.

b. essa e a memoria virtual. melhor padrão ou em partiçao diferente...??

-> Em partição diferente, pelo menos diminui a fragmentação. Agora, se você puder deixe um valor fixo alto, eu utilizo 4GB de Memória Virtual tendo 1GB de RAM. A vantagem desta configuração é um arquivo de swap menos fragmentado e também maior velocidade do sistema. Toda vez que o Windows configura este arquivo dinamicamente, deixa o sistema ocupado por um tempo.

Postado

dwatashi

obrigado mesmo por sua resposta, me ajudou muito.

tirando outra duvida...

no meu caso eu fiz o particionamento pelo boot do windows...

como eu vou saber se a partiçao esta no inicio do disco?

pela ordem de partiçoes criadas? primeiro da lista, inicio do disco?

Porque usar Fat32? mais rápido? não perde espaço?

obrigado, feliz ano novo!!! :bandeira:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!