Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensores de temperatura com problema?


BLENDER

Posts recomendados

Assim que ligo meu computador, ao olhar a temperatura da CPU na BIOS, o valor informado é de aproximadamente 51°C. Passados cerca de 3 minutos, a temperatura já está na casa dos 61°C.

Como pode a temperatura da CPU estar tão alta logo no início? E, supondo-se que este valor esteja correto, como é possível a temperatura atingir 61°C com o processador praticamente inoperante (apenas na BIOS)?

Eu resolvi instalar o software MotherBoard Monitor, para tentar monitorar melhor as temperaturas. O software encontrou vários sensores mas alguns não funcionam, alguns mostram temperaturas acima dos 120°C (resolvi desconsiderar estes), outros dão valores mais sóbrios, na base dos 35°C, 43°C. Não consegui identificar de quê são esses sensores, qual é da CPU, qual é da Placa, etc.

Um sensor particularmente me chamou a atenção, suspeito que este seja o sensor da CPU. Quando executo uma tarefa que exige bastante a CPU, a temperatura mostrada por ele sobe rapidamente de 41°C ~ 42°C para 62°C ~ 67°C.

Tudo o que foi relatado acima é normal ou há problemas?

Se alguém poder me ajudar, agradeço.

Motherboard: P4V8X-X

CPU: P4 2.4 Northwood

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim que ligo meu computador, ao olhar a temperatura da CPU na BIOS, o valor informado é de aproximadamente 51°C. Passados cerca de 3 minutos, a temperatura já está na casa dos 61°C.

Como pode a temperatura da CPU estar tão alta logo no início? E, supondo-se que este valor esteja correto, como é possível a temperatura atingir 61°C com o processador praticamente inoperante (apenas na BIOS)?

Eu resolvi instalar o software MotherBoard Monitor, para tentar monitorar melhor as temperaturas. O software encontrou vários sensores mas alguns não funcionam, alguns mostram temperaturas acima dos 120°C (resolvi desconsiderar estes), outros dão valores mais sóbrios, na base dos 35°C, 43°C. Não consegui identificar de quê são esses sensores, qual é da CPU, qual é da Placa, etc.

Um sensor particularmente me chamou a atenção, suspeito que este seja o sensor da CPU. Quando executo uma tarefa que exige bastante a CPU, a temperatura mostrada por ele sobe rapidamente de 41°C ~ 42°C para 62°C ~ 67°C.

Tudo o que foi relatado acima é normal ou há problemas?

Se alguém poder me ajudar, agradeço.

Motherboard: P4V8X-X

CPU: P4 2.4 Northwood

Os sensores que estão dando temperaturas de 120º podem ser o núcleo do processador ou quem sabe outra peça, provavelmente este está com problemas.

O seu processador parece estar quente e isso não é normal. Vários fatores podem causar super aquecimento, mas pode ser simplesmente um bug no sensor... Leia aqui um tutorial sobre superaquecimento.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...