Ir ao conteúdo

Help DVD -> VOB -> AVI -> DVD

Posts recomendados

Postado

Amigos,

Ripei o DVD com o DVD Decrypter, gerei VOBs (720 x 480, mas que, de imagem,só usa 720 x 392...

ficam duas faixas pretas, uma em cima e outra embaixo, com 720 x 44 cada, verificadas em qualquer

player, WMP, Nero ShowTime, etc...)

Minutei e criei as legendas, usando o Subtitle Workshop.

Embuti as legendas com o VirtualDub, gerei AVI (codec XviD com uma única alteração de seus

defaults: "target quantizer = 1" para tentar manter a qualidade). Só que, ao assistir com os mesmos

players, lá estão as legendas, mas a qualidade sofreu uns poucos danos (poucos mas sofreu... e, o

pior, o filme fica "esticado", ou seja, a imagem passa a ocupar todos os 720 x 480 pixels. As

pessoas aparecem altas e magras...

Gostaria de manter o aspect ratio e a qualidade. Onde estou errando?

Resumo:

DVD -> (DVD Decrypter) -> VOB

VOB + legendas -> VirtulDub (XviD) -> AVI legendado ("esticado")

AVI legendado -> Sony DVD Architect -> DVD "esticado"

• Membro VIP
Postado

Caro colega,

Comecei a poucos dias com edição de filmes, utilizando inicialmente o VirtualDub por ser freeware, mas obtive também perda de qualidade. Talvez tenha faltado saber algum procedimento ou seja mesmo limitação do software, não sei. O que fiz foi começar a utilizar o SONY Vegas para edição dos filmes. Não me arrependi, consegui manter sempre a qualidade desde a captura até a edição. Só não sei quanto as legendas que você adicionou, não trabalhei ainda com legendas, mas o SONY Vegas trata bem ambos os formatos de vídeo (16:9 e 4:3), mantém a qualidade de vídeo e ainda possui inúmeros recursos de edição e efeitos.

Não esclareci sua dúvida principal (onde errou), mas garanto que com o SONY Vegas você não perde qualidade de vídeo.

Postado

Amigos,

Ripei o DVD com o DVD Decrypter, gerei VOBs (720 x 480, mas que, de imagem,só usa 720 x 392...

ficam duas faixas pretas, uma em cima e outra embaixo, com 720 x 44 cada, verificadas em qualquer

player, WMP, Nero ShowTime, etc...)

Minutei e criei as legendas, usando o Subtitle Workshop.

Embuti as legendas com o VirtualDub, gerei AVI (codec XviD com uma única alteração de seus

defaults: "target quantizer = 1" para tentar manter a qualidade). Só que, ao assistir com os mesmos

players, lá estão as legendas, mas a qualidade sofreu uns poucos danos (poucos mas sofreu... e, o

pior, o filme fica "esticado", ou seja, a imagem passa a ocupar todos os 720 x 480 pixels. As

pessoas aparecem altas e magras...

Gostaria de manter o aspect ratio e a qualidade. Onde estou errando?

Resumo:

DVD -> (DVD Decrypter) -> VOB

VOB + legendas -> VirtulDub (XviD) -> AVI legendado ("esticado")

AVI legendado -> Sony DVD Architect -> DVD "esticado"

Vou tentar resumir:

Vob é um arquivo do tipo mpeg2

Xvid (semelhante ao Dvix) é um arquivo AVI com alta compactação - Dá para compactar um filme como "Senhor dos Anéis - duas torres" em menos de 2 Gb.

Gravando o DVD, novamente a conversão em mpeg2.

Perda de qualidade+perda de qualidade+pedra de qualidade= filme ruim.

Quanto ao filme ficar esticado, podem ser 2 coisas, o modo como foi "ripado" o dvd ("pan","full", etc.) ou problemas (imcompatibilidade) entre "codecs".

[]s

Damin :joia:

Postado

rmlazzari,

Esqueci uma coisa, aliás o principal:

Na edição-não-linear, os aspectos acima descritos ("esticados" / "encolhidos") podem ocorrer na visualização das imagens, devido às diferenças de exibição de pixels. É importante manter o ajuste correto do formato dos pixels durante o projeto. Os programas de edição no entanto permitem que se estabeleçam ajustes automáticos para tratar estas diferentes situações, devendo ser informado o pixel aspect ratio do vídeo que está sendo editado. Esses valores podem ser alterados após a fase de captura das imagens, no entanto, sempre que a resolução tiver que ser aumentada (mudar de um modo com menos pixels (largura e/ou altura) para um com mais pixels, processo denominado upsample), o software terá que criar pixels intermediários (interpolação) o que fará piorará a qualidade da imagem. O mesmo não ocorre no processo inverso, denominado downsample.

[]s

Damin

Postado

Grato, Damin.

Tenho seguido diversos tutoriais, mas sem sucesso. Se você tiver os programas e parâmetros que devo usar para:

1) Ripar DVD

2) Converter VOB para AVI (para embutir as legendas e criar o menu... bem, isso senão tiver como simplesmente copiar, byte a byte, o VOB, acrescentando-lhe, porém, as legendas. Na verdade, só converto VOB para AVI porque o único programa que conheço para embutir legendas é o VirtualDub, que, por sua vez, só oferece, como output, um AVI)

3) Queimar DVD com o AVI (ou com VOBs, se tiver como).

Como tenho feito, depois de ripar o DVD, o VOB que é criado ainda mantém as proporções e qualidade. Sei disso pelo preview do próprio VirtualDub. Acontece que a saída do VirtualDub, obrigatoriamente um AVI, perde o aspect ratio e, dependendo do codec usado e dos parâmetros setados, perde em qualidade também. A perda da qualidade consigo driblar usando o codec da XviD com todas as suas opções default, menos:

Main Settings - Taget Quantizer. Mudo para 1

More - Quality preset (User defined) - More... - Motion - Motion precision - Motion Search Precision. Mudo para "6 - Ultra High". E, nessa mesma tela, defino que o "scan" das imagens seja VHQ Mode - "4 - Wide Search", que se use VHQ para os bframes ("Use VHQ for bframes too" ligado) e que se use a informação de cor para detectar movimento ("Use chroma motion" ligado).

Será que tá certo? Se sim, porque o AVI sempre fica "esticado"? Será que há como parametrizar o aspect ratio de saída? Porque o AVI não traz as mesmas tarjas de 720 x 44, uma em cima e outra embaixo, como ocorre no VOB? Porque o VirtualDub insiste em distrubuir os 392 pixels da entrada nos 480 pixels da saída?

Bem, não estou certo de que eu tenha entendido tão corretamente o padrão MPEG. Na verdade gostaria mesmo é de uma "receita de bolo" que garantisse qualidade e proporção, ou seja,

atual:

DVD -> (Gordian Knot / DVD Decrypter) -> VOB (720 x 480, mas com duas tarjas de 720 x 44 pretas, uma em cima e outra embaixo. No centro, compondo apenas as imagens, 720 x 392)

VOB + legendas -> (VirtualDub / XviD) -> AVI legendado (e, infelizmente, "esticado", ou seja, 720 x 480 de imagem, sem as tarjas originais)

AVI legendado + menu -> (Sony DVD Architect) -> DVD sem muita perda mas... "esticado" :(

desejdo:

DVD -> (Gordian Knot / DVD Decrypter) -> VOB

VOB + legendas + menu -> (?) -> DVD novo

Grato, Leonardo, vou tentar com o Sony Vegas. Mesmo assim ainda queria entender...

Postado

acho, ou seja, estou chutando descaradamente =D.. que se você quer fazer uma cópia 1:1 do dvd, ou seja, pegar um dvd, e copia-lo para outro dvd, não vejo necessidade de você criar um avi intermediário.. usa o dvdshrink ou melhor ainda o dvd-rebuilder... e faz a autoração com o dvdlab.

Será que tá certo? Se sim, porque o AVI sempre fica "esticado"? Será que há como parametrizar o aspect ratio de saída? Porque o AVI não traz as mesmas tarjas de 720 x 44, uma em cima e outra embaixo, como ocorre no VOB? Porque o VirtualDub insiste em distrubuir os 392 pixels da entrada nos 480 pixels da saída?

talvez suas configurações dentro do xvid estejam modificando a aspect ratio do filme.. se o filme for 16:9 (widescreen) entendo q você deva mudar na configuração do xvid o aspect ratio para 4:3 se o resultado final for ser exibido em uma tv normal, ou 16:9 se for em uma widescreen

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...