Ir ao conteúdo

Alcance da antena wireless

Andrezim

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

Não tenho muita experiência com Wireless, por isso gostaria de tirar uma dúvida simples...

Tenho um Roteador Wireless que possui uma antena de 2dbi. Apesar de dizer na caixa que ele tem um alcance indoor de 30 a 50m, ele só consegue funcionar com 15-20m, depois disso o sinal fica muito fraco. Acredito que seja por causa das paredes da casa onde instalei. A minha dúvida é: Se eu comprar uma antena de 9dbi e trocar pela original de 2dbi vou ganhar mais alcance, ou as paredes vão continuar fazendo a mesma barreira?

obrigado

Postado

Bom dia Andre,

Sem dúvida, trocar as antes de 2dBi por antes de 9dBi você teria um ganho de potência de transmissão de sinal e, conseqüentemente você teria uma maior alcance.

Quanto à intereferência na rede wireless as parede vão continuar provocando uma degradação do sinal, independente das antes que você estiver utilizando. Você pode consideradar praticamente "toda barreira física" com um provável agente que irá interferir ou reduzir o sinal da tua rede wireless! Por isso o alance de 15-20m ao invés de 30-50m.

IMPORTANTE: preste muita atenção no tipo de conector que você for utilizar, para não comprar antenas com encaixes diferentes! Se você disser a marca e modelo do teu roteador, posso ajudá-lo a identificar o tipo de conector, caso contrário, verifique tais informações no manual do equipamento.

• 3 anos depois...
Postado