Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal bom dia .

Bom eu fiz o mesmo reparo no dx180r e o amplificador parece estar legal pelo menos nao esta aquecendo e tem a mesma tensão na saida que tenho no dx 150 porém nao liga nen faz o barulho no falante quando liga alguma  dica do que possa ser 

Santos o ritmo está funcionando, se estiver o defeito pode estar na pci osciladora, verifique.

Postado

Como todos os sons do órgão (teclados pedaleira e ritmo) estão bem baixinho confira:

a) o potenciômetro de volume se não está aberto,

B) a lâmpada (ou led) se está acesa

c) o LDR do pedal de volume se não está aberto ou em curto.

Fez os testes com os altofalantes?

Acho que já estamos "quase lá" ..... rsrsrs. Fica firme!

Sds.

Postado

as questões referentes ao ldr,luz e potenciômetro todas estão ok pois se eu faço a varia tanto no potenciômetro quanto no pedal de expressão  tenho variação do volume.

Sim o ritmo esta funcionando.

Bom acabei de ficar la horas vou descrever melhor o que funciona mas na condição bem baixinho.

O teclado de cima e o ritmo.

A pedaleira e o teclado debaixo não funciona.

Uma coisa estranha é que nesse modelo dx180r ele tem saída de fone e entrada para microfone, porém se eu coloco o fone na saída de fone nada porém se conecto na entrada de microfone ai sai som.

No caso a pci osciladora é a que tem o potenciômetro para afinação e a que manda tanto para o teclado debaixo como a pedaleira

Postado

as questões referentes ao ldr,luz e potenciômetro todas estão ok pois se eu faço a varia tanto no potenciômetro quanto no pedal de expressão  tenho variação do volume.

Sim o ritmo esta funcionando.

Bom acabei de ficar la horas vou descrever melhor o que funciona mas na condição bem baixinho.

O teclado de cima e o ritmo.

A pedaleira e o teclado debaixo não funciona.

Uma coisa estranha é que nesse modelo dx180r ele tem saída de fone e entrada para microfone, porém se eu coloco o fone na saída de fone nada porém se conecto na entrada de microfone ai sai som.

No caso a pci osciladora é a que tem o potenciômetro para afinação e a que manda tanto para o teclado debaixo como a pedaleira

Boa tarde, este defeito está na placa base melodia, veja qual é a pci que está sendo usada(nº), pois vou verificar se tenho o esquema? Verifique tambm o CI 3080 que faz o teclado superior, verificou se o ci m208 estão bons?

Postado

Santos,

Acho que eles erraram na identificação das entradas "PHONE" e "MICROFONE".

Com um fone de ouvido na entrada MIC você disse que ouve o som do teclado superior e ritmo? Esse som é normal, isto é, bem alto? ou é bem baixinho também?

Coloque um microfone na entrada PHONE e veja se o que você fala no microfone sai normal no falante do órgão. Se sim o amplificador está bom.

Sds.

Postado

Boa tarde, este defeito está na placa base melodia, veja qual é a pci que está sendo usada(nº), pois vou verificar se tenho o esquema? Verifique tambm o CI 3080 que faz o teclado superior, verificou se o ci m208 estão bons?

Sim os 208 tenho certeza pois ate troquei de lugar teclado de cima com o debaixo.

placa melodia e onde fica o suntem vibrato etc.

Santos,

Acho que eles erraram na identificação das entradas "PHONE" e "MICROFONE".

Com um fone de ouvido na entrada MIC você disse que ouve o som do teclado superior e ritmo? Esse som é normal, isto é, bem alto? ou é bem baixinho também?

Coloque um microfone na entrada PHONE e veja se o que você fala no microfone sai normal no falante do órgão. Se sim o amplificador está bom.

Sds.

posso dizer que normal mas nada como o orgao aqui de casa 

Postado

Boa tarde colegas....

Se alguém puder me mandar esquemas de órgãos para estudos eu fico muito grato.

Também estou precisando dos  Datasheets do M208B1 e 3080 . Achei lguma coisa na internet mas é muito básico,como apenas as descrições de entradas e saídas.

Grato e Deus abençoe à todos.

Amigo eu tenho o esquema do ci m50240,m50242,m082,m083 com o que pino faz, se precisar eu tiro uma foto e te envio.

O ci m208 tem no pino 7 a saída do "BASS", só que para usar esse ci precisa ser feito algumas modificação na pedaleira, pois a gambitt por falta desses cis m50242 e 50240, lançou alguns orgãos com essa modificação e é complicada fazer ou voce terá fazer uma plaquinha com o  gerador de 2MHZ, eu tenho oesquema dessa pci.

Essa pci é do ritmo da gambitt, troque o capacitor c1 de 1 micro farad, pois este capacitor é que comanda o pulso do downbeat do ritmo.

Luiz boa noite, esse m086 é um gerador de tom, ele gera as 12 notas e envia a um divisor de frequencia, o M151 é gerador e ao mesmo tempo um divisor e trabalha com baixo automatico de alguns orgãos Gambitt, como dx700,dx400,bx30,bx500.

Amigo , eu tenho o M151.... Pode me passar um email se desejar :  [email protected]

UM abraço.

Caros , para quem precisar de placa+fonte para órgãos me mandem um email ( [email protected]).

Tenho uma placa que serve para 90% dos órgãos em questão de reparo/praticidade.

Os componentes são básicos e baratos . A placa depois de montada fica bem satisfatória.

Um abraço......

Postado

Pessoal bom dia .

Tem alguma dica a respeito do problema que citei acima, pois conferi a tensão no pinos de alimentação do lm 3080 ta ok. mas tem algum ponto em especial na placa de melodia, pois continua o mesmo o som bem baixinho e so teclado de cima e ritmo que funciona.  Valeu to no aguardo pela vossa ajuda mas uma vez.

Postado

Troque o CI do teclado de cima pelo CI do teclado de baixo e veja se volta a funcionar.

Acho que 1 dos CIs M208 está com problema ou até os dois.

Nunca toque com os dedos nos pinos desse CI (M108 e M208) pois eles são muito sensíveis à estática do corpo humano.

Eu mesmo já queimei um só de tocar nos pinos.

Sds

Postado

Troque o CI do teclado de cima pelo CI do teclado de baixo e veja se volta a funcionar.

Acho que 1 dos CIs M208 está com problema ou até os dois.

Nunca toque com os dedos nos pinos desse CI (M108 e M208) pois eles são muito sensíveis à estática do corpo humano.

Eu mesmo já queimei um só de tocar nos pinos.

Sds

Valeu! nossa ja coloquei a a mao varias vezes  ate fiz a troca  mas agora vou ter que testar de novo vou pegar um aqui em em casa pra testar mas se tiver bom tem mais alguma dica 

Postado

fiz o teste não é o m208 agora  ta difícil continua só o ritmo bem baixinho e o teclado de cima

você colocou os CIs em outro órgão e funcionou normal o som?

você colocou o CI de outro órgão nesse e continuou com o som baixinho?

Se sim, então todos os M208 estão bons.

O falantes estão bons pois você já testou em outro órgão, confere?

O problema pode estar no sinal que entra no circuito de entrada da placa do amplificador até a saida do amplificador propriamente dita.

Lembro que nesse sistema temos o pedal de volume (LDR e lâmpada) que trabalha esse sinal e o potenciômetro de volume do painel que também trabalha esse sinal.

Que testes você fez no LDR, potenciômetro de volume? A lâmpada do pedal está ok?

Sds.Iriel

Postado

você colocou os CIs em outro órgão e funcionou normal o som?

você colocou o CI de outro órgão nesse e continuou com o som baixinho?

Se sim, então todos os M208 estão bons.

O falantes estão bons pois você já testou em outro órgão, confere?

O problema pode estar no sinal que entra no circuito de entrada da placa do amplificador até a saida do amplificador propriamente dita.

Lembro que nesse sistema temos o pedal de volume (LDR e lâmpada) que trabalha esse sinal e o potenciômetro de volume do painel que também trabalha esse sinal.

Que testes você fez no LDR, potenciômetro de volume? A lâmpada do pedal está ok?

Sds.Iriel

Coloquei outro ci no orgao e continuou baixinho. Bo esse amplificador e aquele cujo estava com problemas mas ai tinha um diodo 1n4148 invertido. porém ja troquei tudo do amplificador  e todos componentes estão ok.

No ldr só fiz a variação e oscilou legal mas tenho um novo aqui em casa poderia ate trocar para tirar a duvida total.

Teria como eu colocar uma outra fonte de entrada de áudio pra testar em definitivo esse amplificador. mas ai eu ia precisar de saber qual e a entrada né.  

Postado

Pelo que você nos disse esse órgão só tem 1 saida para fone de ouvido então não vai poder colocar outro sinal para testar o amplificador.

O que pode ser feito é montar um cabo P10 x P10 e colocar na saida do fone de ouvido do órgão e na entrada de um outro amplificador ou sistema de som ou caixa amplificada que você tenha em casa.

Aí você pode ver se o som do órgão sai com clareza em outro amplificador. Se sair som legal é sinal que toda a parte geradora de som e ritmo estará ok e que o defeito é realmente a etapa de amplificador.

Sds.

Iriel

Postado

Pelo que você nos disse esse órgão só tem 1 saida para fone de ouvido então não vai poder colocar outro sinal para testar o amplificador.

O que pode ser feito é montar um cabo P10 x P10 e colocar na saida do fone de ouvido do órgão e na entrada de um outro amplificador ou sistema de som ou caixa amplificada que você tenha em casa.

Aí você pode ver se o som do órgão sai com clareza em outro amplificador. Se sair som legal é sinal que toda a parte geradora de som e ritmo estará ok e que o defeito é realmente a etapa de amplificador.

Sds.

Iriel

No caso o que tinha so fone de ouvido era o que tem aqui em casa (dx150r) que estava com problema no amplificador igual a esse .

Mas esse (dx180r) tem entrada de microfone se eu conectar um microfone ele deveria sair o som   alto se  o amplificador estiver legal. 

Postado

Se tem entrada MIC então pode conectar um microfone que vai sair som.

Se for "AUX OUT" então é uma saída para amplificação externa.

Postado

No caso o que tinha so fone de ouvido era o que tem aqui em casa (dx150r) que estava com problema no amplificador igual a esse .

Mas esse (dx180r) tem entrada de microfone se eu conectar um microfone ele deveria sair o som   alto se  o amplificador estiver legal. 

você verificou  o clock do gerador, se tem o 2MHZ no pino 40 do M208.

Postado

pessoal sou de novo e ainda do dx180.

Bom fiz o teste com o microfone mais em vez de sair som no alto-falante saiu foi no micro fone baixinho também , ai eu troquei os transistores tip41 pra ver se melhorava mas ficou pior agora nem baixinho sai nada nada. 

Bom conferi o ldr ta fazendo a varia de resistência beleza e a lamada ta ok eu é que to no escura e perdido agora ate troquei os capacitores de filtro os de 2200mp pra ver mais nada . vou colocar as fotos tanto da placa quanto da parte do mcrofone

post-677058-0-67643400-1438911163_thumb.

post-677058-0-83510700-1438911196_thumb.

post-677058-0-86391700-1438911225_thumb.

Postado

Bom fiz o teste com o microfone mais em vez de sair som no alto-falante saiu foi no micro fone baixinho também , ai eu troquei os transistores tip41 pra ver se melhorava mas ficou pior agora nem baixinho sai nada nada. 

Bom conferi o ldr ta fazendo a varia de resistência beleza e a lamada ta ok eu é que to no escura e perdido agora ate troquei os capacitores de filtro os de 2200mp pra ver mais nada . vou colocar as fotos tanto da placa quanto da parte do mcrofone

você mediu os transistores, principalmente o T7, meça numa escala de 1K no multimetro analogico para verificar se não há fuga.

Postado

Esse conector do lado esquerdo abaixo é do sinal de audio que vem do órgão.

Ele entra aí na etapa de pre-amplificação e vai para a etapa de amplificação (TIP 41).

Limpe bem essa placa poisa poeira pode estar encobrindo alguma trilha ou perna de componente rompido.

Teste um a um esses componente. São simples e fáceis de testar no multiteste. São resistores, capacitores e transistores simples.

Verifique a continuidade das trilhas, desde o conector.

Pena que estando a distância não dá prá ajudar com mais precisão do que estarmos junto com a placa na mão.

Não desanime.

Iriel

Postado

Estou vendo que você trocou os dois resistores de fio de 0,33 Ohms de 5W, correto.

Postado

Esse conector do lado esquerdo abaixo é do sinal de audio que vem do órgão.

Ele entra aí na etapa de pre-amplificação e vai para a etapa de amplificação (TIP 41).

Limpe bem essa placa poisa poeira pode estar encobrindo alguma trilha ou perna de componente rompido.

Teste um a um esses componente. São simples e fáceis de testar no multiteste. São resistores, capacitores e transistores simples.

Verifique a continuidade das trilhas, desde o conector.

Pena que estando a distância não dá prá ajudar com mais precisão do que estarmos junto com a placa na mão.

Não desanime.

Iriel

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!