Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Orgão eletrônico


goldvec

Posts recomendados

Sou novo aqui e estou muito precisando de ajuda minha  esposa tem um órgão minami sm 33 que parou de sair som das teclas e da pedaleira , só sai som dos instrumentos pre definidos , já contatei 3 técnicos que não demonstraram interesse em concerta-lo , será que alguém ai pode me dá uma dica do que pode está acontecendo ele parou de repente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lufla,

Seja bem vindo ao fórum.

Qual seu conhecimento de eletrônica?

Esse fórum tem 22 paginas de defeito de órgãos. Peço a você que tire um tempinho para ler as mensagens pois alguma delas poderá ter a sua resposta.

Sei que é trabalhoso mas vai valer a pena. você irá aprender a consertar outros probleminhas que venham a ocorrer.

No seu caso como funcionam os presets, possivelmente um mal contato nos conectores das placas. você já verificou?

Cuidado ao mexer nos circuitos integrados das placas pois podem queimar com a eletricidade estática do seu corpo.

Escreva-nos o que conseguir.

Abraços e bom trabalho.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José Barbosa o ritmo está funcionando direito. os dois teclados  estão sem som, a pedaleira está funcionando o led do down beat não está travado , já fiz tudo que o Iriel mandou desconectei e conectei novamente os conectores da placa mais nada mudou , vou postar uma foto da placa para ver se fica mais fácil achar uma solução . Respondendo sua pergunta moro em Ferraz de Vasconcelos , SP 

01 - Cópia.JPG

02 - Cópia.JPG

03 - Cópia.JPG

04 - Cópia.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lufla,

Antes de mais nada e com urgência coloque um pedaço de fita isolante tampando esse "vidrinho" desse CI da placa, ok?

Esse CI é uma memória gravada na fábrica e caso apague essa programação o órgão não funciona mais, até que seja gravado novamente na fábrica.

 

Vamos para a segunda parte das verificações: você entende um pouco de eletrônica?

Medir as tensões nos CIs reguladores de tensão da fonte, geralmente são 7812 ou 7912. São 3 pinos. Um é o terra, outro é a tensão de entrada (em torno de 20V) e o ultimo é a tensão de saída (12V).

 

Se possível fotografe a fonte e mande as fotos.

Abraços.

Iriel

Lufla,

Conte como ocorreu esse problema. O histórico ajuda bastante na avaliação. Alguém mexeu? Houve alguma descarga elétrica na região? quando você desliga o órgão deixa ele com o plugue na parede? O órgão tem Estabilizador? Como é a tensão elétrica na sua casa? Flutua bastante? O órgão não foi atacado por rato ou por baratas? Etc.... Abra o coração rsrsrsrs.

 

Mais um detalhe....

Se os Presets, ritmos e os volumes funcionam pouca coisa está sobrando para dar defeito..... exceto o circuito específico do "CANCEL".

Analise embaixo do painel onde fica fixado o barramento desse conjunto de botões dos Presets.

Ao apertar o botão do CANCEL, para cancelar os sons dos Presets, existe uma lamina de cobre do tamanho de todas as chaves e que faz o acionamento ou desacionamento das demais chaves. Veja se essa lâmina por acaso não está fora do lugar ou por algum motivo a mola que faz o retorno não está sem efeito.

 

Abraços.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Lufla disse:

José Barbosa o ritmo está funcionando direito. os dois teclados  estão sem som, a pedaleira está funcionando o led do down beat não está travado , já fiz tudo que o Iriel mandou desconectei e conectei novamente os conectores da placa mais nada mudou , vou postar uma foto da placa para ver se fica mais fácil achar uma solução . Respondendo sua pergunta moro em Ferraz de Vasconcelos , SP 

01 - Cópia.JPG

02 - Cópia.JPG

03 - Cópia.JPG

04 - Cópia.JPG

 

Em 27/03/2016 às 22:31, Jose Barbosa de Araujo disse:

@silvo12 Silvio você terá que trocar a chaves da pedaleira, pois consertei um sábado e tive que trocar as 13 chaves da pedaleira para não ter problemas futuro, aqui em SP custa em torno de 2,00 reais cada.

 

 

@Lufla Pode ser a memória que esteja com defeito ou o 8255 que é a saída dos teclados, essa memória você tem que comprar uma com gravação, como a Minami não existe mais, terá que recorrer aos técnicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Iriel boa noite pra começar esse CI que tem essa janelinha de vidro uma determinada pessoa me falou que tinha testado e estava queimado coisa que não acreditei e pedi a um tecnico que desse uma olhada pra mim e ele falou que não está queimada não tem uma perninha dele que está quebrada mais ele disse que o pedaço está la dentro e é possível dá uma solda o que eu você acha dessa explicação, é válida? Quanto a medir a tensão vou fazer amanhã , veja se é essa fotos que você quer.  

05 - Cópia.JPG

06 - Cópia.JPG

18 minutos atrás, Jose Barbosa de Araujo disse:

 

 

@Lufla Pode ser a memória que esteja com defeito ou o 8255 que é a saída dos teclados, essa memória você tem que comprar uma com gravação, como a Minami não existe mais, terá que recorrer aos técnicos.

Você conhece alguém que tenha essa memoria ? teve um técnico que já tinha me dito que ela estava queimada porém é uma pessoa que não quero mais ter contato com ele veja se consegue me ajudar, por favor 

25 minutos atrás, Jose Barbosa de Araujo disse:

 

 

@Lufla Pode ser a memória que esteja com defeito ou o 8255 que é a saída dos teclados, essa memória você tem que comprar uma com gravação, como a Minami não existe mais, terá que recorrer aos técnicos.

Esse defeito começou da seguinte maneira as teclas falhavam e ficavam pipocando o som depois foi diminuindo o volume e sumiu de vez ai as vezes quando apertava varias teclas de uma vez o som saía mais ficava só um pouco depois sumia de novo por fim parou de sair som de uma vez por todas só tem som nos ritmos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Iriel disse:

Lufla,

Antes de mais nada e com urgência coloque um pedaço de fita isolante tampando esse "vidrinho" desse CI da placa, ok?

Esse CI é uma memória gravada na fábrica e caso apague essa programação o órgão não funciona mais, até que seja gravado novamente na fábrica.

 

Vamos para a segunda parte das verificações: você entende um pouco de eletrônica?

Medir as tensões nos CIs reguladores de tensão da fonte, geralmente são 7812 ou 7912. São 3 pinos. Um é o terra, outro é a tensão de entrada (em torno de 20V) e o ultimo é a tensão de saída (12V).

 

Se possível fotografe a fonte e mande as fotos.

Abraços.

Iriel

Lufla,

Conte como ocorreu esse problema. O histórico ajuda bastante na avaliação. Alguém mexeu? Houve alguma descarga elétrica na região? quando você desliga o órgão deixa ele com o plugue na parede? O órgão tem Estabilizador? Como é a tensão elétrica na sua casa? Flutua bastante? O órgão não foi atacado por rato ou por baratas? Etc.... Abra o coração rsrsrsrs.

 

Mais um detalhe....

Se os Presets, ritmos e os volumes funcionam pouca coisa está sobrando para dar defeito..... exceto o circuito específico do "CANCEL".

Analise embaixo do painel onde fica fixado o barramento desse conjunto de botões dos Presets.

Ao apertar o botão do CANCEL, para cancelar os sons dos Presets, existe uma lamina de cobre do tamanho de todas as chaves e que faz o acionamento ou desacionamento das demais chaves. Veja se essa lâmina por acaso não está fora do lugar ou por algum motivo a mola que faz o retorno não está sem efeito.

 

Abraços.

Iriel

Sim veio um técnico que mexeu sim porém de acordo com informações ele não merece total confiança por isso não quero mais que ele mexa, não houve descarga, não sempre tirava o plug da tomada , não não tem estabilizador , a tensão aqui em casa não flutua não , não temos ratos nem baratas , pronto já abri meu coração rsrsrsrs .Esse defeito começou da seguinte maneira as teclas falhavam e ficavam pipocando o som depois foi diminuindo o volume e sumiu de vez ai as vezes quando apertava varias teclas de uma vez o som saía mais ficava baixo e travado para parar tnha que desligar o orgão e ligar de novo por fim parou de sair som de uma vez por todas só tem som dos ritmos pre determinados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lufla,

Fotos muito boas, bem iluminadas. Pena que não consigo dar zoom para ver a identificação dos componentes. Mesmo assim vamos lá!

A foto da fonte é essa mesmo.Os reguladores estão no lado esquerdo da placa, mais acima, junto a borda. São aqueles "3 mosqueteiros" soldados "de costa" ....rsrsrsrs....  na placa, ok? Um deles tem um radiador de calor. Um dos CIs fornece os 5V para os ritmos e os outros dois fornecem +12 V e -12V (dependendo do projeto da placa) para os demais circuitos do órgão. 

Caso essas tensões entejam ok então teremos de nos focar na placa-mãe mesmo.

 

Vamos por parte:

1- Esqueci de dizer.....sabe como se apaga essa memória? Com luz!!!..... imagina o risco que você está correndo a cada foto batida..... devido ao flash..... rsrsrsrs

2- Apareceu outra memória na sua segunda postagem tb com o visor desprotegido. Fita isolante nela! ..... rsrsrsrs

3- Essas memórias são igual a fita cassete virgem. São bem baratinhas de comprar pois não tem nada gravado, em compensação depois de gravadas são de fundamental importância. O Barbosa lembrou bem a questão da MINAMI ter fechado, infelizmente muita coisa se perdeu. Mesmo assim sugiro fazer um contato com a TOKAI (MINAMI com outro nome) http://www.tokai.com.br/, relatar o seu problema e ver o que eles podem fazer. Mesmo sabendo que eles não se responsabilizam mais por peças antigas, mas de repente ainda usam essas memórias em algum outro equipamento.... "perguntar não ofende" rsrsrsrs

4- Caso as tensões da fonte estejam ok então é necessário focar na placa-mãe. 

4.1- Medir as tensões de alimentação em todos os CIs da placa. Veja tb esses Amplificadores operacionais que aparecem mais a direita da placa-mãe me parece ser o 4558 ou 1458 de 4 pinos (ele usa tensão negativa e positiva).

4.2- Conferir o aterramento de cada CI com o terra da placa.

4.3- No Z80 medir a frequencia de clock que se não me engano é de 2MHz. Sem esse clock nada funciona.

4.4- Fazer uma verificação visual rigorosa nas trilhas dessa placa. Isso elimina a possibilidade de trilha interrompida.

4.5- Memória ou CI com perninha quebrada não dá problema? Só se o toquinho de perna estiver fazendo contato firme no encaixe do soquete ou se estiver soldado na placa. Caso contrário é ponto de atenção sim, ok?

4.6- Pode parecer um pouco trabalhoso.... poderia listar para nós a referência de cada CI da placa-mãe? Assim poderei auxilia-lo na identificação dos pinos de alimentação as tesões e terra, ok?

4.7- Experiência própria: Já teve casos que resolvi trocando o 6116, o 4552, o Z80 CPU (se for compar compre somente o "CPU", ok? pois outro não serve). Estou deixando por ultimo o 5232 pois considero ser bastante difícil 2 teclados e pedaleira deixarem de funcionar ao mesmo tempo.... vamos deixar esses por ultimo.... em caso de troca, ok? A não ser que tenha uma graninha sobrando.....rsrsrsrs.

 

Ufa, acho que já é um bom começo....

 

Ah, não esqueça de ver o lance da fita de cobre no conjunto dos botões que falei no outro post, ok?

 

Talvez o Barbosa tenha mais dicas.

 

Abraços e bom trabalho.

Sds.

Iriel

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Iriel Iriel boa noite, consertei muitos orgãos Sm 33 e SM44 na garantia quando eu era da assistência técnica da Minami, peguei diversos defeitos que apanhei muito para consertar , o CI 8255 em alguns casos davam pau e outros a própria memória perdia as informações e que você media ela aparentava que estava boa, más tinha perdido as informações, eu tenho essas memória gravadas e poderia auxiliar o nosso amigo em questão.

@Jose Barbosa de Araujo Me esqueci que se orgão resetar, terá que fazer um teste com o CI 74ls04 e o Z80.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/06/2016 às 11:21, Iriel disse:

Lufla,

O Barbosa tem as memórias gravadas. Menos um problema, ok?

Os CIs 74LS04,  Z80CPU e o 6116 são CIs baratos. É mais rápido trocar e se o defeito estiver num deles já fica resolvido, concorda?

Sds.

Iriel

Oi amigo boa noite estive um pouco atarefados esses dias não tive oportunidade de fazer o que você me pediu mais amanhã sem falta vou medir tudo e posto aqui , desde já te agradeç a força que você e o Barbosa estão me dando. Posso te fazer uma pergunta? você responde se quiser ( Você e o Barbosa são evangélicos ?) não que isso mude alguma coisa mais é só uma curiosidade minha você responde se quiser.

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lufla,

Seguem os pinos dos CIs para verificação das tensões:

- Z80CPU: Pino 11> 5V; Pino 29>terra; Pino 6: entrada de clock; Esse clock vem do cristal cuja frequência está escrita no corpo dele.

- 74LS04: Pino 7> Vcc; Pino 14> terra; 

- 4558 ou 1458: Pino 8> (+)Vcc; Pino 4>(-)Vcc; 

- LM324N: Pino 4> +Vcc; Pino 11> terra; 

- 8255: Pino 26> Vcc; Pino 7> terra;

- 6116: Pino 24> Vcc; Pino 12> terra; 

- 7812: Pino 1> Tensão de entrada; Pino 2 > terra; Pino 3: Tensão de saída.

- 7912: Pino 1> terra; Pino 2 > Tensão de entrada; Pino 3: Tensão de saída.

Já é um bom começo.... rsrsrsrs

Sou evangélico e congrego na CCB.

Sds.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/06/2016 às 10:41, Iriel disse:

Lufla,

Seguem os pinos dos CIs para verificação das tensões:

- Z80CPU: Pino 11> 5V; Pino 29>terra; Pino 6: entrada de clock; Esse clock vem do cristal cuja frequência está escrita no corpo dele.

- 74LS04: Pino 7> Vcc; Pino 14> terra; 

- 4558 ou 1458: Pino 8> (+)Vcc; Pino 4>(-)Vcc; 

- LM324N: Pino 4> +Vcc; Pino 11> terra; 

- 8255: Pino 26> Vcc; Pino 7> terra;

- 6116: Pino 24> Vcc; Pino 12> terra; 

- 7812: Pino 1> Tensão de entrada; Pino 2 > terra; Pino 3: Tensão de saída.

- 7912: Pino 1> terra; Pino 2 > Tensão de entrada; Pino 3: Tensão de saída.

Já é um bom começo.... rsrsrsrs

Sou evangélico e congrego na CCB.

Sds.

Iriel

Iriel apdd não pude fazer os procedimentos que você falou pois estou um pouco enfermo mais se Deus quiser amanhã estarei melhor e farei e postarei os resultados. Que Deus te abençoe por este trabalho maravilhoso que você faz pois tenho certeza que não existe coisa mais gratificante do que agente ajudar e se doar um pouco para aqueles que precisam. CCB CAMBIRI

Em 05/06/2016 às 21:46, Jose Barbosa de Araujo disse:

@Lufla Sim, sou evangélico e congrego na Igreja Presbiteriana Renovada de Osasco, SP.

Barbosa o que disse ao Iriel também digo a você  Que Deus te abençoe por este trabalho maravilhoso que você faz pois tenho certeza que não existe coisa mais gratificante do que agente ajudar e se doar um pouco para aqueles que precisam.Eu também por Graça e misericórdia de Deus sou evangélico congrego na CCB do Cambiri em Ferraz de Vasconcelos, e graças a Deus sou um abençoado pois sempre que preciso o Senhor coloca os seus anjos em meu caminho como agora colocou você e o Iriel para me ajudar, não fiz ainda as medições que ele pediu pois estou acamado mais amanhã vou tentar fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lufla,

Na tentativa de ajudar nós estamos cada vez mais aprofundando em aspectos de falhas eletrônicas. Mesmo assim não deixe de fazer as verificações de rotina, tipo medir continuidade dos cabos e trilhas nas placas, conectores soltos, etc... pois o problema poderá estar justamente num assunto simples e bem básico, ok?

Sds.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá a todos...

 

Estou com um orgão minami mod: md 7070 que comprei pifado para me divertir um pouco.

Sempre quis ter um, acho muito bonito o som destes instrumentos...(arranho um pouco teclados..rsr) 

 

Inicialmente troquei o CI STK080 estava em curto, e já aproveitei e troquei os reguladores de tensão também.

 

O instrumento passou a funcionar boa parte de suas funções, mas falta umas coisas:

 

Ex: O teclado superior tem uns potenciômetros que não atuam.

Verifiquei com um osciloscópio (e com um amplificador externo) que as frequências (oitavas)  geradas pela placa-mãe (quando pressionado uma tecla, claro)  não estão todas presentes na entrada da placa onde estão os potenciômetros do teclado superior (teclado inferior está tudo ok..)  

 

Preciso da ajuda dos amigos com umas dicas:

 

Como tem quatro fios blindados indo para a entrada da placa dos potenciômetros, então teríamos que ter quatro frequências (ou seja: Quatro oitavas) né? 

 

Ex: 10 khz... 5 khz... 2,5 khz... 1,25 khz ..É isto?

Agradeço antecipadamente a ajuda dos amigos...

 

 

SAM_0976.JPG

SAM_0977.JPG

SAM_0978.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rfmarc Boa noite, entre no Mercado Livre, digite o modelo do teclado e a marca e terá essa pci para comprar ou  assistência técnica da Yamaha, pois esse modelo é fora de linha

adicionado 4 minutos depois

@Neuton Rodrigues  Neuton esse defeito está na pci da base melodia, pois tem cis 1458 que são pré amplificador para as flautas, pois estou acostumado em consertar esses modelos que usam essa pci, verifique também os o impresso, pois costumam abrir.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos...

 

Por favor, solicito aos amigos técnicos que tiverem o esquema deste órgão me enviar ou postar aqui (se possível). É o modelo MD 7070 minami.

Meu objetivo é consertar este instrumento que é meu xodó (me alivia nas horas de tristezas..rsr) ... Não sou técnico de órgãos, meu segmento é amplificadores de potência.

É (como sabemos) um instrumento antigo já a muito tempo a fábrica não existe mais, não se encontra na net nada sobre seu circuito eletrônico... Estou quebrando a cabeça sem o esquema...

 

Acredito na solidariedade dos amigos, longe de egoismo ou coisa parecida.

 

Como sou recíproco me coloco a disposição também dos amigos para informações sobre montagem de amplificadores que é o meu forte...

 

Abrço!

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Neuton Rodrigues Eu também nunca trabalhei com esses equipamentos, mas te dou uma dica, como é antigo, verifique as trilhas perto dos capacitores eletrolíticos, com o tempo, mesmo sem uso, ele, podem vazar e corroer as trilhas próximas a eles...

Faça uma verificação geral nele nesse sentido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!