Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com um calculo.


Takutanuva

Posts recomendados

Eu pressiso de ajuda com uma conta para meu MMORPG, pois não tenho nem ideia de como faze-la.....

O jogo é baseado em tiles, e pressiso saber por que tiles uma flexa, ou uma lança, vai passar quando for arremessada.... Por exemplo, o jogador esta na posição 4 X e 5 Y, e o alvo esta em 10 X e 6 Y....

Os valores que posso usar são as posições X e Y do "atirador", do alvo, e o angulo da flexa\lança......

Alguem pode me ajudar? Por favor, pressiso muito de ajuda nisso.... Desde já agradeço....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É ruby? Da para brincar com os iterators, tente:


def teste(xAtirador, yAtirador, xAlvo, yAlvo)
    xDiff = (xAtirador - xAlvo).to_f
    yDiff = (yAtirador - yAlvo).to_f
    tDiv = (xDiff.abs > yDiff.abs)? xDiff.abs : yDiff.abs
    if tDiv != 0
        xDiff /= tDiv
        yDiff /= tDiv
    end if
    while tDiv >= 0
        tDiv -= 1
        yield(xAtirador.round, yAtirador.round)
        xAtirador -= xDiff
        yAtirador -= yDiff
    end
end
teste(10, 26, 10, 26){|x, y| print "(", x, "; ", y, ")\r\n"}

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é bem isso que eu pressiso....

Bem, o que eu pressisaria saber por que tiles a flexa passaria, com a sua conta não mostra todos, e bem, como posso explicar... O calculo que o paint e outros programas usam para criar uma linha seria o ideal. Fazer uma linha do meio do tile do atirador até o meio do tile do alvo. Os tiles por onde a linha passa são marcados numa array... (os tiles tem 32x32)... Bem, se alguem tiver o calculo para fazer uma linha (de preferência em ruby ^^) poste aqui, pois se eu tiver todos os pixeis da "linha", eu posso me virar para marcar os tiles.... Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Correção, no código acima ficou um "end if" onde não deveria, segue o corrigido:


def teste(xAtirador, yAtirador, xAlvo, yAlvo)
    xDiff = (xAtirador - xAlvo).to_f
    yDiff = (yAtirador - yAlvo).to_f
    tDiv = (xDiff.abs > yDiff.abs)? xDiff.abs : yDiff.abs
    if tDiv != 0
        xDiff /= tDiv
        yDiff /= tDiv
    end
    while tDiv >= 0
        tDiv -= 1
        yield(xAtirador.round, yAtirador.round)
        xAtirador -= xDiff
        yAtirador -= yDiff
    end
end
teste(10, 26, 10, 26){|x, y| print "(", x, "; ", y, ")\r\n"}

Bem, o que eu pressisaria saber por que tiles a flexa passaria, com a sua conta não mostra todos, e bem, como posso explicar... O calculo que o paint e outros programas usam para criar uma linha seria o ideal. Fazer uma linha do meio do tile do atirador até o meio do tile do alvo. Os tiles por onde a linha passa são marcados numa array...

É isso que o script acima faz... E tambem o calculo que o Paint e outros fazem.

No exemplo que você deu acima a saida ficaria:


(4; 5)
(5; 5)
(6; 5)
(7; 6)
(8; 6)
(9; 6)
(10; 6)

Que são os pontos por onde a flecha passa até chegar ao alvo, no exemplo coloquei um print, mas tambem é possível joga-los numa array ou executar algum código util.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A menos que você precise saber os pixels para desenhar a flecha recomendo que você use os tiles como unidade.

Eu tentei fazer isso, tem uma pequena variação nos tiles...

Por isso vou fazer por pixeis e depois transformar em tiles de novo, essa conversão vai ser um calculo simples, fácil de fazer. ^^

Novamente, eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!