Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VB Automatização Excel x Outlook


Posts recomendados

Turma,

Trabalho com algumas planilhas de acompanhamento e preciso enviar e-mail diariamente para os diversos segmentos da empresa.

Após muito suor, consegui capturar o outlook pelo excel para automatizar a rotina de envio dos e-mail's:

exibindo a barra de ferramentas de e-mail:

ActiveWorkbook.EnvelopeVisible = True

preenchendo os campos e enviando:

With ActiveSheet.MailEnvelope

.Introduction = ""

.Item.To = Sheets("Dados").Range("E" & posdados)

If posdados <> linerr Then

.Item.CC = Sheets("Dados").Range("D" & posdados) & ";gestor03"

Else

.Item.CC = Sheets("Dados").Range("D" & posdados)

End If

.Item.Subject = "Ocorrências pendentes - Ouvidoria"

.Item.Send

End With

Essa forma de envio (por programa distinto do outlook) faz com que ele aguarde 5 segundos para confirmar o envio de cada msg (segurança para evitar vírus de macro), só que mando dezenas por dia.

Então estudei mais um pouco e achei o código que envia e-mail pelo próprio outlook:

Dim objOL As New Outlook.Application

Dim objMail As MailItem

Set objOL = New Outlook.Application

Set objMail = objOL.CreateItem(olMailItem)

inclusive com os campos:

With objMail

.To = Sheets("Dados").Range("E" & posdados)

If posdados <> linerr Then

.CC = Sheets("Dados").Range("D" & posdados) ' & ";sr2642PE03"

Else

.CC = Sheets("Dados").Range("D" & posdados)

End If

.Subject = "Ocorrências SIOUV - Ouvidoria"

.BodyFormat = olFormatHTML

.Body = "AQUI ESTÁ O PROBLEMA!!!!!"

.Send

Set objMail = Nothing

Set objOL = Nothing

End With

Porém, como dá pra notar acima, não tô conseguindo levar a planilha do excel para o corpo do texto.

Ele só permite(até agora só consegui isso) texto sem formatação ou HTML. :muro:

Preciso enviar a planilha (não como anexo) da mesma forma que envio pelo excel, porém utilizando o outlook(pra evitar o contratempo dos 5 segundos).

Quem pode me ajudar?

Abraço a todos.

Pacheco.

P.S.

Consegui salvar o e-mail numa pasta temporária mas não consigo recuperá-lo pelo outlook, isso poderia ser uma solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

certo...você mandava pelo excel...e a planilha ia direto no corpo do email...não como anexo..certo?

agora tenho uma duvida....no corpo do email como aparecia o conteudo do Excel? como se fosse uma tabela normal...tipo as que são feitas no Word?

ou como o excel com recurso de edição de celulas etc.?

porque se for como é no Word provavelmente o corpo do email esteja em HTML...

se for como no Excel (com edição e td mais) o email tb está em HTML porém usando um controle ActiveX (o que eu não sei se é possível dentro do Outlook portanto isto é apenas uma "teoria")

de qualquer forma...acho q você vai precisar converter o seu documento em HTML...se quiser me mande um email com uma planilha de exemplo utilizando o 1º método que você descreveu...que aí eu posso verificar como é que a planilha aparece...meu email está no meu perfil aqui dó fórum...só entrar lá e clicar em "Enviar Email"

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

acho que estou com o mesmo problema que você.....

como faço para enviar o email que no corpo da mensagem vai uma planilha do excel tipo tabela,

com o programa de email outlook express?

com o microsoft outlook eu consigo.

se quiser te mando o código

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

estou com o mesmo problema....tentando enviar uma msg automatica do excel pelo Outlook 2003 e esta dando erro de execução...só consigo enviar se eu chamar o outlook com o comando: 'call shell ("outlook")' sem aspas externas...

ARYBYT, poderia me enviar este código pelo mail [email protected]??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!