Ir ao conteúdo

Duvida sobre RAID

Splinter

Posts recomendados

Postado

Olá!

Minha placa-mãe é a EPoX AF570+Ultra (AM2). Vou comprar um HD SATA2 160GB da Seagate ou Samsung (não sei qual o melhor).

Eu li os tópicos sobre RAID, mas ainda não entendi direito.

No site da EPoX diz que a placa suporta: "Six S-ATA II ports with up to 300MB/s from chipset with RAID 0,1,0+1,5 and Hot-Plug support by NVIDIA Mediashield"

Bom, eu vou comprar UM HD, nesse caso devo usar qual RAID? É obrigado usar?

Lembrando que eu gosto de economizar espaço. E raramente eu perco algum arquivo (crio duas partições uma de segurança).

No CD da minha placa-mãe tem três opções para criar o "RAID floppy". Conforma a imagem:

<div align="center">

</div>

Qual seria a certa e melhor, para instalar o Windows?

post-76065-13884942318474_thumb.png

Postado

Só prá lembrar, o RAID só pode ser montado com dois ou mais HDs.

Se você já tem um HD e vai comprar outro, aí sim, pode montar um sistema RAID.

Se procura por desempenho, monte um sistema RAID 0

Se procura por segurança dos dados, monte um RAID 0+1 (espelhamento)

Postado

Ok, valeu. Nesse caso posso esquecer o RAID.

-----------------

Então, Qual das três opções do CD da placa-mãe? Todas tem escrito "RAID BOOT FLOPPY". Acho que a mais provavel é a terceira.

Postado

Cara, vá fiz isso. Não diz nada.

Na parte de instalação do Windows Xp, fala para eu escolher uma das três.

Mas, se eu só tenho um HD, como vou usar RAID?

Postado

Provávelmente a opção de RAID deve está habilitada na bios (setup).

Entra no setuo, desabilite essa opção, já que você só tem um HD e lógico que não vai montar um sistema RAID, salve essa alteração feita no setup e saia.

Obs. Essas opções não são para aparecerem no início da instalação do sistema operacional.

Só desabilite a opção referente a RAID, deixe a opção de boot como está, para iniciar pelo CD ROM.

Resumindo: Esse problema todo está nas configurações do setup.

Postado

Há rapaz, agora que eu entendi, é que você ficou falando tanto em RAID que eu pensei que essas opções seria prá você montar um sistema RAID, mas na verdade, é para você criar um disquete contendo os drivers da controladora SATA da sua placa mãe para que o seu HD SATA seja reconhecido pelo WinXP e o referido SO possa ser instalado sem problemas em um HD SATA.

Eu não sei qual seria a opção correta, pois não vi o manual da sua placa mãe e não sei qual é o chip que controla o HD.

Na dúvida, crie os três disquete, um para cada opção e no início da instalação do WinXP quando for pedido os drivers da controladora SATA (drivers de terceiros), você coloca um dos disquetes e veja se a instalação prossegue, caso os drivers estiverem errados, não tem problema, o máximo que vai acontecer é na primeira reinicialização do micro o WinXP dizer que não encontrou nenhum HD instalado no micro, então é só você testar outro disquete, um deles será o certo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!