Ir ao conteúdo

pcchips M861G, não reconhece HD SATA

LuccaLeite

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Estou com um problema, espero que me ajudem a resolver, pois nem no site do fabricante encontrei a solução!

Usei o sistema de buscas aqui do fórum e também não encontrei a solução.

Um amigo pediu para formatar o PC dele, a placa mãe e uma M861G - (1.6a) e está com um HD IDE ATA ST3880811AS; entro no Windows normalmente (XP Pro SP2), mas no Setup, não reconhece o HD, simplesmente não aparece... (como pode isso?).

Sigo os procedimentos para a formatação, entro com o boot pelo CD/DVD, o windows começa a instalação e vai até "Para instalar o Windows pressione ENTER", neste momento aparece a mensagem "O programa de instalação não encontrou uma unidade de disco rígido instalada no computador".

Como não está instalado?

Não é a primeira instação, o windos está instalado neste HD - SATA ST380811AS...

Desculpem se postei no lugar errado, mas acredito que o problema seja na Placa Mãe, e caso esteja no lugar errado, peço por favor que movam para o lugar correto, ok!

Estarei no aguardo, ok pessoal!

Muito obrigado!

Abraços!

Postado

hiiii amigo, vocês estão mais ou menos enrolados... fui no site do fabricante e conferi (se não estiver errado, ela é soquete 754) e realmente esta placa não reconhece SATA, agora a versão 871 G reconhece. Parece que seu amigo vai ter que fazer uma upgrade. :(

Postado

hiiii amigo, vocês estão mais ou menos enrolados... fui no site do fabricante e conferi (se não estiver errado, ela é soquete 754) e realmente esta placa não reconhece SATA, agora a versão 871 G reconhece. Parece que seu amigo vai ter que fazer uma upgrade. :(

Olá amigo!

A placa M861G reconhece e aceita HD SATA, tanto que tem 2 conectores SATA, correto!

O HD está instalado e funcionando, e o problema aparece na hora de formatar, e preciso formatar o pc.

Verifiquei no manual da placa mãe e no manual do HD e encontreie executei os procedimentos abaixo:

No manual explica o procedimento para a instalação; ou seja, é necessário copiar do cd de instalação da placa mãe (M861G) para um disquete os seguintes arquivos:

VIAsraid.inf

VIAsraid.sys

VIAsraid.cat

Txtsetup.oem

VT8237

...deve-se inserir o disquete, o CD de instalação do Windows XP, e durante o procedimento de instalação, deve-se pressionar F6 (quando aparece rapidamente a mensagem "Pressione F6 para instalar SCSI ou RAID Driver de terceiros...."); a instalação será interrompida em determinado ponto e aparecerá uma mensagem dizendo que...

"Não foi possível determinar o tipo de um ou mais dispositivos de armazenamento em massa instalados no sistema ou você optou por especificar um adaptador manualmente.

*Para especificar adaptadores SCSI.... etc...... pressiona E (ou S)"

Aparece a mensagem: "Selecione o adaptador desejado na lista abaixo"... mantenho o que está selecionado que é VIA Serial ATA RAID Controller (Windows XP)

Aparece o seguinte erro:

"O arquivo \winxp\viasraid.sys causou um erro inesperado (18) na linha 2113 em d:xpsptm\base\boot\setup\oemdisk.c.

Pressione uma qualquer tecla para continuar"

aí voltam as opções novamente, e tenho de dar F3 para sair.

Já mudei o HD de conector, reiniciei a Bios para as configurações originais, e o CD de inslação do Windows é o XP SP2 Full original.

Se alguém puder me ajudar, fico desde já muito agradecido!

Postado

A minha placa é outra (KT600-A) mas tem a mesma ponte sul que a sua, então eu creio que o que valeu para mim deve valer, de algum modo, para você.

O Setup, essa ponte sul não mostra HD's SATA no setup aonde normalmente aparecem os dispositivos IDE. Isto é assim porque a controladora SATA do VT8237 não é um dispositivo IDE, mas sim um dispositivo "SCSI", ou seja, é como se fosse uma controladora a parte, ligada a um slot PCI.

Normalmente para acessar o "Setup" dessa controladora você tem que apertar a tecla TAB.

O disco com os drives para o WinXP, bom aqui o manual da minha placa fala algo um pouco diferente, ela manda copiar para o disquete todo o conteúdo de uma pasta (a da figura abaixo) e não apenas os arquivos contidos em uma delas.

Sempre usei todo o contudo e sempre funcionou na boa.

Outra coisa é um macete que aprendi apanhando, por isso prometi que ninguém mais iria precisar apanhar assim, pois passaria esse conhecimento de bom grado (quem sabe papai do céu olha pra mim?).

É o seguinte: Só coloque a pitomba do disquete no Drive quando o XP pedir e depois não tire até terminar a instalação. É que é comum agente já colocar o disquete no drive antes mesmo de apertar F6, muitas vezes antes mesmo de iniciar o computador, mas quando se faz isso o Programa de instalação do XP faz uma "leiturinha" do disquete e é essa "leiturinha" que mela tudo, dai o erro que você apontou. Vai por mim esse erro só dá por causa da bendita "leiturinha" do disquete que é feita antes de se apertar F6, então, como já disse, só coloque o disquete depois de apertar F6 e mesmo assim só quando o programa de instalação pedir e não tire mais, pois ele será consultado umas 2 ou 3 vezes.

inté+

Postado

Certíssimo amigo rgdl!!!

Fiz o procedimento exatamente como você descreveu, inclusive colocando o disquete somente quando o programa de instalação do XP pede, pois testei e coloquei antes, e realmente dá erro!

Tenho certeza que estas informações serão de grande utilidade para outros usuários, pois já vi este problema em vários fóruns e todos sem solução!

Suas informações foram preciosas amigo, muito obrigado!

Abraços pessoal!

Postado

A instalação foi perfeita, sem problemas; mas depois de tudo pronto, desliguei o computador e o estabilizador e ao ligar novamente o pc aparece a seguinte mensagem:

Scan devices, please wait...

e na seqüência a mensagem:

Hardware initiade failed, please check device!!!

The bios does not be installed. Press <G> to continue!

ou seja...

Escaneando dispositivos, favor aguardar...

A bios não está instalada. Aperte <G> para continuar!

Teclo <G> e na seqüência tenho de dar ctrl+alt+del para reiniciar, e somente aí entra no Windows!

Verifiquei a bateria e está em ordem...

O que estaria faltando?

Vou ficar no aguardo, ok pessoal!

Muito obrigado!

Postado

Seu HD é SATA II?? Se for tem que colocar o jumper no HD, pois do contrário o VT8237 hora vai reconhecer ora não vai(mais não vai do que vai).

Não descarte a possibilidade de seu HD estar com defeito, passei por uma situação semelhante com um HD Samsung modelo HD80HJ, que é SATA II. Funcionou beleza com o jumper por uns 3 meses, depois começou a travar e a não mais ser reconhecido pela KT600-A.

Pensei que fosse a placa-mãe e por pouco comprei uma Asus A7N8X-XE, mas ai quando a KT600-A parou de vez de reconhecê-lo, botei ele na minha EPoX, que o reconheceu (mas o boot nunca foi tão demorado), aproveitei e fiz um teste S.M.A.R.T. com o everest e o teste apontou que ele estava com defeito mesmo.

Menos mal, pois se tivesse comprado a outra placa-mãe iria ver que era o HD e teria que comprar outro HD do mesmo jeito. Agora ela (KT600-A) funciona perfeitamente com um Seagate SATA II de 160Gb devidamente jumpeado.

inté+

Postado

Já fiz este procedimento e não resolveu...

Será que vou ter de atualizar o BIOS?

O pior é que tá tudo perfeito, o windows tá redondinho...

Vou continuar no aguardo, ok pessoal!

Abraços!

Postado

Não querendo ser chato mas já sendo... vou insistir na possibilidade de seu HD estar morrendo, esse tipo de erro que você apontou só é comum quando o HD está ruim e não a placa-mãe.

Aliás, qual foi a razão de você formatar a máquina e instalar reinstalar o XP? Ela estava travando do nada?

inté+

• 10 meses depois...
  • 2 meses depois...
Postado
Já fiz este procedimento e não resolveu...

Será que vou ter de atualizar o BIOS?

O pior é que tá tudo perfeito, o windows tá redondinho...

Vou continuar no aguardo, ok pessoal!

Abraços!

Amigo, eu tenho a solução pra isso simples e fácil +antes de tudo teste em outra maquina o seu hd.

Postado
Amigo, eu tenho a solução pra isso simples e fácil +antes de tudo teste em outra maquina o seu hd.

1º Você deve gerar um disquete com os drivers, pegue os drivers da controladora SATA da VIA em www.viaarena.com + vou te passar o link pra tu não ficar perdido! http://www.viaarena.com/default.aspx?PageID=420&OSID=1&CatID=1180&SubCatID=143 Descompacte o arquivo e entra na pasta (VRAIDDrv) tu coloca um disket no teu comp e CLICK na opção DriverDiskprep escolhe teu sistema operacional. ele vai gerar o driver no disket coloca o driver e o cd do win, assim que tu der o boot tu ja vai Clikando na tecla F6 sem parar até aparecer uma opção, pra você carregar os drives sata tu indica aonde tá esse danado de driver (que ta no flopy) depois so é esperar a instalação do teu windows so tire o disket depois que o win estiver instalado perfeitamente! simples e fácil espero ter te ajudado qualquer duvida da um toc.

Postado

1º Você deve gerar um disquete com os drivers, pegue os drivers da controladora SATA da VIA em www.viaarena.com + vou te passar o link pra tu não ficar perdido! http://www.viaarena.com/default.aspx...0&SubCatID=143 Descompacte o arquivo e entra na pasta (VRAIDDrv) tu coloca um disket no teu comp e CLICK na opção DriverDiskprep escolhe teu sistema operacional. ele vai gerar o driver no disket coloca o driver e o cd do win, assim que tu der o boot tu ja vai Clikando na tecla F6 sem parar até aparecer uma opção, pra você carregar os drives sata tu indica aonde tá esse danado de driver (que ta no flopy) depois so é esperar a instalação do teu windows so tire o disket depois que o win estiver instalado perfeitamente! simples e fácil espero ter te ajudado qualquer duvida da um toc. OBS:NA BIOS 1 BOOT VAI SER O LEITOR E O SEGUNDO O FLOPY

• 2 meses depois...
Postado
A minha placa é outra (KT600-A) mas tem a mesma ponte sul que a sua, então eu creio que o que valeu para mim deve valer, de algum modo, para você.

O Setup, essa ponte sul não mostra HD's SATA no setup aonde normalmente aparecem os dispositivos IDE. Isto é assim porque a controladora SATA do VT8237 não é um dispositivo IDE, mas sim um dispositivo "SCSI", ou seja, é como se fosse uma controladora a parte, ligada a um slot PCI.

Normalmente para acessar o "Setup" dessa controladora você tem que apertar a tecla TAB.

O disco com os drives para o WinXP, bom aqui o manual da minha placa fala algo um pouco diferente, ela manda copiar para o disquete todo o conteúdo de uma pasta (a da figura abaixo) e não apenas os arquivos contidos em uma delas.

Sempre usei todo o contudo e sempre funcionou na boa.

Outra coisa é um macete que aprendi apanhando, por isso prometi que ninguém mais iria precisar apanhar assim, pois passaria esse conhecimento de bom grado (quem sabe papai do céu olha pra mim?).

É o seguinte: Só coloque a pitomba do disquete no Drive quando o XP pedir e depois não tire até terminar a instalação. É que é comum agente já colocar o disquete no drive antes mesmo de apertar F6, muitas vezes antes mesmo de iniciar o computador, mas quando se faz isso o Programa de instalação do XP faz uma "leiturinha" do disquete e é essa "leiturinha" que mela tudo, dai o erro que você apontou. Vai por mim esse erro só dá por causa da bendita "leiturinha" do disquete que é feita antes de se apertar F6, então, como já disse, só coloque o disquete depois de apertar F6 e mesmo assim só quando o programa de instalação pedir e não tire mais, pois ele será consultado umas 2 ou 3 vezes.

inté+

OI.....Qual seria essa pasta???

Postado
Olá amigo!

A placa M861G reconhece e aceita HD SATA, tanto que tem 2 conectores SATA, correto!

O HD está instalado e funcionando, e o problema aparece na hora de formatar, e preciso formatar o pc.

Verifiquei no manual da placa mãe e no manual do HD e encontreie executei os procedimentos abaixo:

No manual explica o procedimento para a instalação; ou seja, é necessário copiar do cd de instalação da placa mãe (M861G) para um disquete os seguintes arquivos:

VIAsraid.inf

VIAsraid.sys

VIAsraid.cat

Txtsetup.oem

VT8237

...deve-se inserir o disquete, o CD de instalação do Windows XP, e durante o procedimento de instalação, deve-se pressionar F6 (quando aparece rapidamente a mensagem "Pressione F6 para instalar SCSI ou RAID Driver de terceiros...."); a instalação será interrompida em determinado ponto e aparecerá uma mensagem dizendo que...

"Não foi possível determinar o tipo de um ou mais dispositivos de armazenamento em massa instalados no sistema ou você optou por especificar um adaptador manualmente.

*Para especificar adaptadores SCSI.... etc...... pressiona E (ou S)"

Aparece a mensagem: "Selecione o adaptador desejado na lista abaixo"... mantenho o que está selecionado que é VIA Serial ATA RAID Controller (Windows XP)

Aparece o seguinte erro:

"O arquivo \winxp\viasraid.sys causou um erro inesperado (18) na linha 2113 em d:xpsptm\base\boot\setup\oemdisk.c.

Pressione uma qualquer tecla para continuar"

aí voltam as opções novamente, e tenho de dar F3 para sair.

Já mudei o HD de conector, reiniciei a Bios para as configurações originais, e o CD de inslação do Windows é o XP SP2 Full original.

Se alguém puder me ajudar, fico desde já muito agradecido!

bOM EU BAIXEI NO SITE DA VIAARENA O CHIPSET VT8237, QUE é O CHIPSET DA M861G , E NO PROGRAMA POSSUE O MAKE DISK COM TODOS OS SISTEMAS OPERACIONAIS, é SO ECOLHER O QUE você ESTA USANDO E AVANÇAR PARA CRIAR O DISCO DE RECUPERAÇÃO.

COLOQUEI DUAS IMAGENS aqui ABAIXO, UMA COM O ÍCONE DO PROGRAMA E A SEGUNDA O PROPRIO PROGRAMA QUE JA VEM TUDO ISSO QUANDO você BAIXA DO SITE DA VIAARENA DE ACORDO COM O CHIPSET DA SUA PLACA MÃE, NO MEU CASO ( M861G VT 8237) CRIEI O BOOT P/ O XP COMO ESTA SELECIONADO NO PRIMEIRO CAMPO DEPOIS SELECIONEI O DRIVE QUE SERIA GRAVAVO O BOOT NO CASO O ( A:) DEPOIS AVANÇA E TA TUDO PRONTO.

COLOQUEI O DISKETE E FUNCIONOU PERFEITAMENTE.

ABRAÇOS A TODOS.

post-364152-13884947342013_thumb.jpg

post-364152-13884947342599_thumb.jpg

• mês depois...
Postado

ola amigos to com o mesmo problema mais ja fiz de tudo menos atualiza a bios ai vai minha explicaçao obrigado.

então to com uma hd ide no pc ...dai peguei uma sata 2 maxtor.

vou tira essa ide mas kando fui inst. o xp sp2 nela ele nao reconhece a HD nova.

dai na hora inst. apertei o f6 pra instala o driver da sata da placa-mãe so que da erro no disk.

deu erro q faltava um arquivo uma veis so q depeois eu coloquei dai fala kal wind q inst. dai colocou xp.

dai da um erro linha 18 erro no arquivo raidsys depois d(cd):algumas pastas \boot\oemdisk.c...

mas mesmo assim nao instalo também, mas ela ja ta jumpiada porque minha placa-mãe so aceita sata 1.

Pcchips m871g ja ouvi fala q ela reconhece mas tem q faze esse eskema do disquete.

ja ate fiz um cd do wind. com todos os drivers da placa-mãe direto no cd mas também nao deu.

ah kando eu entro com a ide no xp ela reconhece a sata 2 é so no setup da bios q ela n entra.

ser q tem que atualiza a bios também?

To achando q é o drive de diskete vou coloca outro pra ver...sera q da certo coloca pelo usb...

dai posso usa um pendrive também né...rsrsrs

ja viram algo assim?rrsr

obrigado.

• mês depois...
Postado
olá pessoal!

Estou com um problema, espero que me ajudem a resolver, pois nem no site do fabricante encontrei a solução!

Usei o sistema de buscas aqui do fórum e também não encontrei a solução.

Um amigo pediu para formatar o pc dele, a placa mãe e uma m861g - (1.6a) e está com um hd ide ata st3880811as; entro no windows normalmente (xp pro sp2), mas no setup, não reconhece o hd, simplesmente não aparece... (como pode isso?).

Sigo os procedimentos para a formatação, entro com o boot pelo cd/dvd, o windows começa a instalação e vai até "para instalar o windows pressione enter", neste momento aparece a mensagem "o programa de instalação não encontrou uma unidade de disco rígido instalada no computador".

Como não está instalado?

Não é a primeira instação, o windos está instalado neste hd - sata st380811as...

Desculpem se postei no lugar errado, mas acredito que o problema seja na placa mãe, e caso esteja no lugar errado, peço por favor que movam para o lugar correto, ok!

Estarei no aguardo, ok pessoal!

Muito obrigado!

Abraços!

primeiro você tem que ir no site da pcchips e baixa o viaraid ele tem em torno de 15 mb depois de paixar o viaraid você abre a pasta e encontra uma pasta chamada driverdisck dendro da pasta driverdisck você vai encontrar um arquivo chamado txtsetup.oem e ou arquivo chamado vt6420 e uma pasta chamada pipe e outra chamada sata estes arquivos você tem que copiar para um disquete. Ai quando você der o boot com o cd do windows xp logo no inici você aperta f6 ai quando quando o disquete for caredo escolha a opção windows xp e aperte enter ai ele vai reconhecer o hd e É so continuar com a instalação.ok ja o windows vista ja reconhece altomaticamente falou!!!!

• 2 semanas depois...
Postado

tive os mesmos problemas com essa placa, fiz disquete e nada...

o q resolveu foi:

instalei o xp em um hd ide, instalei os drivers do cd dentro do windows xp ja instalado e fiz um ghost pro hd sata... ai leu na boa... ele identifica o hd e pede pra reiniciar no primeiro boot com ele...

abç

Postado
ola amigos to com o mesmo problema mais ja fiz de tudo menos atualiza a bios ai vai minha explicaçao obrigado.

então to com uma hd ide no pc ...dai peguei uma sata 2 maxtor.

vou tira essa ide mas kando fui inst. o xp sp2 nela ele nao reconhece a HD nova.

dai na hora inst. apertei o f6 pra instala o driver da sata da placa-mãe so que da erro no disk.

deu erro q faltava um arquivo uma veis so q depeois eu coloquei dai fala kal wind q inst. dai colocou xp.

dai da um erro linha 18 erro no arquivo raidsys depois d(cd):algumas pastas \boot\oemdisk.c...

mas mesmo assim nao instalo também, mas ela ja ta jumpiada porque minha placa-mãe so aceita sata 1.

Pcchips m871g ja ouvi fala q ela reconhece mas tem q faze esse eskema do disquete.

ja ate fiz um cd do wind. com todos os drivers da placa-mãe direto no cd mas também nao deu.

ah kando eu entro com a ide no xp ela reconhece a sata 2 é so no setup da bios q ela n entra.

ser q tem que atualiza a bios também?

To achando q é o drive de diskete vou coloca outro pra ver...sera q da certo coloca pelo usb...

dai posso usa um pendrive também né...rsrsrs

ja viram algo assim?rrsr

obrigado.

Cara esse erro de linha 18 do arquivo raidsys ocorre simplesmente porque você deixou o disquete do drive quando ligou o PC, só isso. Não está acreditando que esse erro é provocado por um bobagem dessa? pois acredite amigo eu tenho uma kt600 (hoje aposentada) que usa a mesma ponte sul de sua Placa e apanhei muito até aprender isso.

Então faz o seguinte: liga o micro, dá o boot pelo cd e aperte F6, FAÇA TUDO ISSO COM O DISQUETE FORA DO DRIVE, quando o windows pedir para botar o disquete no drive A, ai sim você coloca o disquete, instale o diver do SATA raid e seja feliz.

inté+

• 4 semanas depois...
Postado

tecnicamente com usb e pen n instala.=por mim s consegui me fla como.win per tem que ser no modo txt no nlite e o disquete criado também deve conter o arquivo viasraid.sys e .inf sendo que n s deve colocar em pasta.

• mês depois...
  • 3 semanas depois...
Postado

olha to perdendo a paciencia com esse negocio, comprei um hd novinho samsung, já coloquei o jamper nele(como ensina no manual da samsung, pois ele é sata II) mas nao funciona por nada!

pra mim tb aparece a mensagem:

Hardware initiade failed, please check device!!!

The bios does not be installed. Press <G> to continue!

ja fiz o diskete como mostrado na figura pelo e-server, mas mesmo assim o windows não reconhece nenhum disco na hora da instalação...

minha placa mãe é outra(a8v-deluxe) mas tem essa mesma controladora vt8237, infelizmente...

essa droga de VT8237 desse ser um erro, um bug, um virus, um alienigina, menos uma controladora ò.ó

hmmm depois de muito procurar pelos foruns da vida, vi q tem 2 possibilidades:

- comprar uma controladora PCI (de 51 a 260 reais na net)

- mudar o firmware do HD usando um programa da samsung mesmo(ja tentei, não funciona também!)

nossa q zika ¬¬

update: vi q era so por o hd ligado no plug do RAID e não no plug SATA, aqui no forum mesmo, e funcionou! ele é totalmente reconhecido pela bios, pelo gerenciador de dispositivos deste windows em q estou, inclusive ja crie partições tudo mais... MAS o xp nao reconhece ele durante a instalação, ja tentei com dikette da via arena, da placa mãe, mas não tem jeito, ele nao é reconhecido durante a isntalação do windows -_-

to quase lá, depois 1 dia interio fuçando ele ta quase como deveria...

update2: desisto, vou ter q deixar o windows no hd ide e usar o sata como deposito de coisas... não ha como fazer nem o XP nem o vista reconhecerem ele na instalação =/

ja li centenas de topicos no forum, mas nao tem jeito mesmo... peace

• 1 ano depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...