Ir ao conteúdo

Implementar uma rede

pachah

Posts recomendados

Postado

Bom dia, estou com algumas duvidas para implementar uma rede aqui em casa,

então gostaria de contar com a ajuda de vocês nessa tarefa. É o seguinte:

Tenho dois computadores aqui em casa e queria coloca-los em rede para

compartilhar a internet. Minha internet é velox atarves de um modem

SS5200 E270 que gostaria tb de rotea-lo para nao ficar na dependencia de

ter um computador sempre ligado.

Parte fisica:

*Dois computadores com Windows Xp Pro sp2

*Switch de 8 portas

*Os dois computadores tem placa de rede onboard

Minha ideia:

Com o modem ja roteado, vou liga-lo diretamente ao switch e dai distribuir

a rede entre os dois computadores.

OBS// Os cabos estão todos no padrão 568b

Perguntas:

*Estou no caminho certo?

*Os cabos estão no padrão correto?

*Alguem pode me indicar algum tutorial para rotear meu modem? Pois eu ja achei

varios na net, mas eles sao meios confusos. O que eu achei mais correto foi esse:

"Como Transformar o E270 para Router"

by Jorge Elias

*Depois de roteado como configurar a rede?

Conto com a ajuda de vocês, e agradeço.

Postado

seguinte...na parte fisica já ta td beleza...

o padrão 568b na verdade n indica se o cabo é cross-over ou n...mas n se preocupe com isso...a maioria dos switches e roteadores hj em dia reconhece o tipo de cabo e se adapta a ele...

a sua ideia de ligação modem->switch->pc está correta...quanto a configuração se você der sorte o seu modem já deve possuir um servidor dhcp e quando você configurar ele como roteador ele irá automaticamente distribuir os IPs necessários para a sua rede....no pior dos casos você terá que anotar o IP do modem e definir manualmente os IPs nos pcs...para isso utilize o mesmo padrão de nro. IP que o seu modem possui..por exemplo se seu modem tem o IP 10.0.0.1 na maquinas coloque 10.0.0.X onde X é diferente de 0 e de 1 e deve ser unico para cada maquina...se o padrão for 192.168.0.1 coloque os ips na faixa 192.168.0.X, etc...

observe também a mascara do IP...e utilize a mesma em todos os lugares (roteador e pcs)...no gateway dos pcs coloque o IP do modem e em DNS primário dos pcs coloque também o IP do modem...e pronto...

para os computadores se enxergarem no ambiente de rede defina o mesmo grupo de trabalho para eles...para um computador poder acessar o outro certifique-se de que a conta de "Convidado" do windows XP esteja ativada...caso contrário será necessária ativá-la (ao menos com win98 acessando XP é necessário...XP com XP n sei)

e sobre como configurar o seu modem como roteador eu n tenho ideia..ahaeuheauae...tente olhar este tuto aqui http://www.abusar.org/manuais/c_strong_E270.html

acho q é isso...qlq duvida poste de novo ai...Falou!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...