Ir ao conteúdo

Como Identificar o filesystem? Tenho o Device

eversonpiza

Posts recomendados

Postado

Amigos,

Estou tentando monitorar a performance dos meus discos usando o iostat, mas não estou conseguindo identificar quais os filesystems. O iostat me mostra apenas no device.

Alguém sabe como posso fazer isso?

Obrigado,

Everson

• Membro VIP
Postado

cara, desculpe se eu nao tiver intendido nada e estiver falando besteira, mas você esta falando o sistema de arquivos das partições? (RaiserFS, EXT3, EXT2 e etc) é isso mesmo?

se for tem varias maneiras de você fazer isso, nao sei em qual distro você esta então indico o comando:

# cat /etc/fstab

aparecerá as informações sobre suas partições e o sistema de arquivos de cada uma...

desculpe mais uma vez se eu tiver falado besteira...

Falou cara te +!

Postado

Oi Taylon, obrigado pela ajuda, mas não é isso que preciso.

O que quero é dado o device achar o filesystem.

Exemplo de saida do iostat:

Device: rrqm/s wrqm/s r/s w/s rsec/s wsec/s rkB/s wkB/s avgrq-sz avgqu-sz await svctm %util

sda 1.74 10.88 1.07 4.01 28.57 119.27 14.28 59.63 29.07 0.12 23.11 0.82 0.41

Eu quero saber qual filesystem é o device sda.

No df ele mostra o filesystem, mas não o device, exemplo:

[oracle@ALXDB01 bioteste /db/exp_arch/datapump_tmp]$ df -h

Filesystem Size Used Avail Use% Mounted on

/dev/mapper/vg0-root 9.7G 728M 8.5G 8% /

/dev/sda1 99M 19M 75M 21% /boot

Entendeu o que preciso?

Quero saber isso pois pelo iostat eu vejo onde esta o gargalo, mas sem saber qual o filesystem fica difícil tomar alguma ação.

Obrigado,

Everson

Postado

Posso estar enganado, mas até onde eu sei/noitei, o iostat (e o hdparm) monitora apenas o disco como um todo, para descobrir se ele não é o gargalo na performance... Já o "df" visualiza o quanto seu disco está cheio ou não...

Dá uma olhada neste scriptinho (clique AQUI), talvez ele possa lhe ajudar, uma vez que desconheço benchmarks do tipo... Só por favor não rode do "/", monte a partição em outro local :jump:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...