Ir ao conteúdo

Sistema de segurança com dezenas de câmeras wireless (Ajuda por favor!)

Repgahroll

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, primeiramente gostaria de pedir desculpas pelo título do tópico se alguém achou inapropriado, e se eu coloquei ele no lugar errado, mas por favor, me ajudem!

É o seguinte, eu estou ajudando um amigo a implantar um sistema de segurança em um prédio, ele conhece sobre o assunto um pouco, mas é que agora complicou, pois queremos fazer um sistema com câmeras sem-fio, o prédio tem 18 andares, o que daria cerca de 65m de altura, o modelo de câmera que pretendo comprar tem alcance de 200m sem barreiras, acho que com barreiras, alcança 65m, mas o maior problema é que não fazemos muita ideia de como ligar 18 câmeras, ou talvez 36 em um PC por wireless e se isso é possível, a câmera possui transmissor de 1,2 GHz... Alguém pode dar uma mãozinha?

Obrigado adiantado.

Postado

Amigo, seja bem vindo ao fórum, e não se preocupe, o título está correto e no lugar adequado.

As melhores placas de captura que nós temos hoje e que você encontre por um preço não extremamente elevado são de 240 frames por segundo (eu PARTICULARMENTE prefiro a Geovision) e entrada para 16 Câmeras com áudio coloridas. Microcomputadores convencionais suportam até duas placas dessas, ou seja, você terá possibilidade de instalar eu coputador até 32 câmeras. Agora, o sistema sem fio é um problema diferente, é outra história. Acho muito difícil conseguir fazer esse sistema como está querendo com câmeras padrão de baixo-custo, pois operam na mesma frequência trocando no máximo o canal entre elas, mas todas funcionando entre 1,2 e 2,4GHZ, e isso causaria uma interferência terrível se mais de duas fossem instaladas em um mesmo recinto, imagine 16 ou 32!

Trabalho com sistemas de CFTV há algum tempo e recomendo que procure por sistemas sem fio profissinais, que tem o seguinte funcionamento: Unidades remotas, que são as câmeras, e um único receptor, que tem as saídas individuais de cada câmera, estas por sua vez serão ligadas à placa de captura do computador. Em cada câmera (eu imagino que elas transmitam o sinal de vídeo digital) você irá, através de um conjunto de 4 chavinhas, programar o CANAL que ela irá operar. Programe um canal diferente para cada câmera e certifique-se que o alcance delas é o suficiente para a instalação em todo o edifício.

Lembre-se que a gravação de vídeo em um computador consome um espaço gigantesco de HD, por sso eu recomendo, para 16 câmeras, usar um HD de no mínimo, 300GB, além de claro, um excelente processador, Pentium IV2,66GHZ para cima.

Qualquer nova dúvida, poste aí, espero ter ajudado!

Abraços.

Postado

Opa!

Obrigado pelas boas vindas!

Quanto à resposta, não era exatamente o que eu queria ouvir, mas você ajudou muito mesmo! :D

Pois é, eu pensava que essas câmeras funcionavam na faixa dos 1.2GHz, mas que desse para ajustar isso, como se tivesse uma margem de frequência em torno dos 1.2GHz, mas se elas trabalham com exatamente a mesma frequência e não tem como mudar isso, daí fica difícil mesmo...

Vou dar uma olhada sobre CFTV pra ver como é que funciona e principalmente se os custos não são muito altos, porque o que me chamou a atenção nesse sistema que eu queria fazer é o custo extremamente baixo dessas câmeras que eu pretendia comprar, pois como está o prédio alí, não tem como furar mais paredes e teria que puxar algumas centenas de metros de fio para fazer um sistema com fios, alí não tem jeito, fio nem pensar, fora que ficaria beeem caro pela quantidade de fios.

Bom, vou dar uma olhada em uns guias que eu encontrei na internet sobre CFTV e vou dar uma olhada também nos preços dos equipamentos, conforme for vou fazer isso mesmo.

Muito obrigado pela ajuda aí! Abração

Postado

Não era o que você gostaria de ouvir no sentido de que não respondi exatamente a sua dúvida ou desanimou com o tipo de coisa que tará que adquirir? Realmente, com essas câmeras de baixo custo você jamais vai conseguir fazer isso, infelizmente. Não ha ajuste nem receptor coletivo para elas. Sinceramente, se tivesse em sua situação, usaria sistemas com fio mesmo. Além de ser mais confiável, ficaria, mesmo com centenas de metros de fios, bem mais barato que um sistema sem-fio profissional. Eu recomendo, se o dinheiro for um fator importante, o uso de cabos coaxiais 75 ohms (R$1,00 o metro) Ok? Abraços!

Postado

Daniel, muito obrigado mesmo pela resposta, e o "não era exatamente o que eu queria ouvir" era no sentido de que vou ter que dar outro jeito, sua resposta tirou minhas dúvidas completamente, de certa forma não desanimei com a tecnologia sem-fio, apenas é aquilo que eu imaginava antes de ver essas câmeras super baratas, é que veio uma esperança a mais, mas como diz o ditado "quando a esmola é grande o santo desconfia", não ía dar certo mesmo, vou ficar com os cabos co-axiais mesmo, porém não desisti da tecnologia sem-fio, mas essa fica pra outra vez, é um tanto complicado fazer algo seguro, e não tenho muito tempo agora.

Obrigado amigão :D

Abraço

• 1 ano depois...
Postado
Não era o que você gostaria de ouvir no sentido de que não respondi exatamente a sua dúvida ou desanimou com o tipo de coisa que tará que adquirir? Realmente, com essas câmeras de baixo custo você jamais vai conseguir fazer isso, infelizmente. Não ha ajuste nem receptor coletivo para elas. Sinceramente, se tivesse em sua situação, usaria sistemas com fio mesmo. Além de ser mais confiável, ficaria, mesmo com centenas de metros de fios, bem mais barato que um sistema sem-fio profissional. Eu recomendo, se o dinheiro for um fator importante, o uso de cabos coaxiais 75 ohms (R$1,00 o metro) Ok? Abraços!

Amigo, desculpe a intromissão, sou novato pra variar, tive o mesmo problema, comprei uma placa pico 2000 com 4 cameras wireless, só consigo visualizar uma camera, a visualização é uma de cada vez, mas o que acontece é que só consigo ver uma única camera no canal e as outras ficam como se estivessem fora do ar, você pode me orientar?

Postado

sei que pode ser besteira, mas caso seja um produto de qualidade, ou pelo menos de uma boa fabricante, você pode ainda enviar o e-mail para ela para que eles te respondam e corrijam o problema.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!