Ir ao conteúdo

Desespero com 486

Clemente Silva

Posts recomendados

Postado

bem... eu tinha um 486 com cd-rom e tudo mais (hehe) e um p3 550mhz. Um belo dia meu cd-rom do p3 parou de funcionar, então troquei com o 486 para poder usar cd-rom no p3 até comprar um novo. Quando fui recolocar o cd-rom no 486, o computador não reconheceu o drive. Não é problema de sisop pois o hd está formatado, o problema ocorre logo depois da leitura da memória, quando o computador reconhece os hds e outros drives.

Já troquei cabos flat, já tentei usar hd+cd no mesmo cabo flat, em cabos diferentes, já tentei usar a IDE da placa de som e nada... já tentei ir na bios para verificar alguma configuração errada e nada.

alguem pode me ajudaR??????????????????????

• Membro VIP
Postado

he he he... você acha que depois de experimentar um P3, seu CD-ROM vai querer voltar pra um 486??? (brincadeira).

Esse seu 486 tá com qual Windows? você por acaso mudou algum jumper do CD-ROM?

você tem algum disquete dos drivers desse CD-ROM?

Acho que você vai ter que fazer uma instalação pelo DOS com o disquete desse CD-ROM.

Só pra citar, eu tinha um que era o contrário, funcionava no meu antigo 486 e não queria funcionar num P3 700 que eu tinha.

Postado

O problema não é com sistema operacional!

Ele não é reconhecido antes de dar o boot!!!

O computador liga, lê a memória e quando ele vai reconhecer os hds e outros drives antes de iniciar o sisop ele dá erro.

Não tem nada a ver com sisop ou formatação ou drivers... é coisa de hardware mesmo.

Os jumpers estão certos: estou usando 2 cabos flat (1 p/ hd e outro p/ cd-rom) então os jumpers estão como master nos dois (hd e cd-rom).

Já estou ficando louco... não sei mais o que fazer... tentei instalar o linux por outro computador (transplantando o hd) mas o linux tem que ser instalado na máquina em que vai rodar, senão dá erro na inicialização. Por isso preciso desesperadamente que funcione esse cd-rom!!! :\

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por redfox@29 Julho 2003,15:54

Os jumpers estão certos: estou usando 2 cabos flat (1 p/ hd e outro p/ cd-rom) então os jumpers estão como master nos dois (hd e cd-rom).

Me corrija alguém se eu estiver enganado, mas acho que pra colocar os dois como master, você deve usar apenas um flat, ligando primeiro o HD (primary master) e na ponta o CD-ROM (secondary master), mas não sei com 486 vai funcionar assim.

Com dois flats, acho que você deve colocar o CD-ROM como slave.

qualquer. coisa estamos aí...

cwbs

Postado

numa placa mãe existem 2 IDEs: um primário e um d]secundário. Cada IDE permite que sejam conectados 2 periféricos: um como master e um como slave.

Na primeira IDE:

- Primary Master (IDE0)

- Primary Slave (IDE1)

Na segunda IDE:

- Secondary Master (IDE2)

- Secondary Slave (IDE3)

Pode-se também instalar mais portas IDEs através de placas.

Mas meu problema não é esse. Deve ser alguma incompatibilidade de hardware ou outra coisa que até agora ninguém conseguiu dar uma luz.

• 3 semanas depois...
Postado

caro colega,

independente de como está o jumper do cd-rom coloque ele em um flat-cable sozinhona IDE2. Depois de isso feito entre no setup e coloque tudo em AUTO no local onde reconhece os dispositivos de armazenamento.

assim deve funcionar.

e para funcionar no dos você deve saber que precisa de um disquete com a instalação do drive né! qual quer coisa entre em contato!!!!

abraço espero te ajudado!

e vamos parar de julgar ao outros pela maquina q usam pois eu duvido muito q 50% de vocês tem mesmo a maquina que dizem ter!!!!!

Postado

eu estou com o mesmo problema, o meu 486 não reconhece o cd

rom, mas eu estou sem windows, mas eu acho que o meu

problema é a bios ela é de 94 da ami, e por ser velha ela

não reconhece o cd rom, eu já tentei de tudo, no setup tem

uma opcao que se chama boot sequency o normal é C,A , o

problema é que não tem D    

eu acho que a solucao é istalar o cdrom pelo DOS mas eu

não tenho o driver, alguem sabe onde eu posso achar um

driver

Postado

Eu tive um problema parecido, mas com um HD.

O problema não era o HD, nem os cabos, nem jumpers.

O problema mesmo, foi manipulação errada. Um dos pinos da conexão IDE na placa-mãe afundou quando o cabo IDE foi conectado.

Só fui perceber o problema depois de quebrar a cabeça uns 3 dias. Uma nova soldagem resolveu o problema. Como se trata de um veterano 486, pode ser que esta tenha sido a causa...

Postado

redfox,

Seu problema é simples de resolver.

O CD-ROM que você esta devolvendo p/ 486, deve ser um CD-ROM antigo, certo ? Tipo um de 8 ou 24 X, estou certo ?

Se for este o caso, pegue um CD-ROM mais moderno, de 48, 52 ou 60X e coloque no 486, pronto....Vai reconhecer na boa.

Depois do Windows instalado, pode colocar o CD-ROM antigo que o Windows se encarrega de reconhece-lo normalmente.

Isto ocorre porque a arquitetura dos drivers de CD-ROM mais antigos, são problemáticas mesmo p/ reconhecer após a máquina ser formatada, ao passo de que CD-ROM´s mais modernos, possuem tecnologia mais avançada, acredito que seja devido aos mais novos terem algum tipo de tecnologia de Hardware ligada a facilidade do Plug and Play, ou algo semelhante.

Boa sorte

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!