Ir ao conteúdo

XP vs Vista. Vale a pena o Vista ?

dansm2

Posts recomendados

Postado

Olá,

Estou para comprar o Windows Vista, e estou com muitas duvidas sobre ele.

1- Vale a pena trocar o XP Pro pelo Vista ?

2- Os jogos, rodam todos normalmente no Vista ?

E em quantos PCs eu consigo instalar um so Vista, sem ter problema de licença.

No meu PC, o que eu teria que colocar para melhorar e suportar o Vista, nao no minimo, mas bem. sem exageros tambem :D

P4 3,0 LGA 775

512mb

HD 80gb Sata

VGA onboard

Postado

E aí, beleza?

Então, eu estou rodando o Vista 32 bits há algum tempo, e não me arrependo de ter largado o XP. Tudo funciona normalmente, tem uma boa performance (troquei de micro recentemente, então não posso dizer se é melhor ou pior do que com o XP instalado), e é mais bonito (se bem que isso é o de menos).

Todos os jogos que eu testei rodaram normalmente, exceto um jogo (que eu nem lembro o nome agora). Os que funcionaram legal no Vista:

-Need for Speed Carbon,

-S.T.A.L.K.E.R.

-Halo 2

-tES: Oblivion

-Neverwinter Nights 2 (acho que tive algum problema com ele, mas não lembro. Quando sair a expansão volto a instalar).

Tem outros também, mas só lembro desses agora.

Até onde eu saiba, a licença pro Windows Vista é pra um PC só, igual ao XP (o meu já veio instalado no micro, e eu nem dei bola pra documentação dele, que está perdida em alguma caixa por aí).

Por fim, quanto ao seu PC, com certeza você precisará colocar mais 512 MB de RAM e uma placa de vídeo offboard, se não a coisa vai ficar complicada...

Desculpe a resposta longa.

:lol:

Postado

J0n3s, Obrigado pela explicação.

Eu realmente estava com mais duvida sobre os PCs, li em algum lugar que daria para instalar. No PC eu pensei de deixa-lo com 2gb e pegar uma 7900gt ou x1950pro.

Tenho como jogos. Nba Live 07 | CS | CZ | Madden 07 | NFSU2.

Obrigado

Postado

dansm2:

Eu estou rodando o Vista num Athlon X2 4200, com 1GB DDR2 667 e Geforce 7600 GT, então acho que, com 2 GB e umas das placas que você citou, você vai conseguir rodar o Vista tranquilamente. Não sei quanto aos jogos que você citou, mas a cho que rodam sim (você tem a opção de rodar em modo de compatibilidade, eu tive que fazer isso com o NFS Carbon no micro anterior - Semprom 3000+, 1GB RAM DDR 400, 6600 GT e Windows Vista Beta).

Homer:

Se você tem ou pretende comprar uma placa de vídeo compatível com DirectX 10 logo, então o Vista já é uma boa opção para games. Se comparar o Windows XP com o Vista, em DirectX 9, o XP é melhor, porque é mais antigo (= estável), mais leve e com melhores drivers (por enquanto). O Windows Vista é mais pesado, e eu estou só com 1 GB de RAM (vou comprar mais 1GB esse mês, e rodar em Dual Channel), então o Oblivion (único game que eu rodei em XP e no Vista) não tem uma melhora tão grande na performance, apesar de o meu PC atual ser muito melhor que o anterior.

Abraço!

Postado

Particularmente acho que o vista não vale a pena, muita incompatibilidade...recomendo o windows xp pro, até pra games acho muito melhor, vai ser mais leve, e não ocupará tanta memoria como o vista.

Abs...

Postado
Particularmente acho que o vista não vale a pena, muita incompatibilidade...recomendo o windows xp pro, até pra games acho muito melhor, vai ser mais leve, e não ocupará tanta memoria como o vista.

Abs...

É a mesma porcaria que acontecia quando o XP saiu... era uma choradeira geral pra quem tinha no pc o win 98... mas isso passa... só a gente comprar um pc mais porreta... hauhuahuahuauha

Mas deixando de lado a zoeira, eu instalei o Vista na minha "Semi-Humilde" configuração (também não é tão ruim assim... tem gente que ainda é feliz com MX 200 e PII 350MHz com 64MB ).

Rodei o CS Source, Far Cry, CS 1.6, TombRaider Anniversary.

Tive uma melhora significativa na performance instalando o ultimo driver de video disponivel pra minha placa (158.24 no momento), desativei também, dentro das propriedades avançadas, a aceleração á multi-monitores, deixando em "single monitor" (dica de um colega aqui do fórum).

O maior problema que senti, foi que ele come bastante memória ram mesmo... ideal no Vista é de 1,5GB pra cima.

Postado

Na minha configuração da assinatura... Vale a pena eu compra o Vista e instalar?

Ou é melhor deixar os dois em dual boot e usar XP pra jogar e Vista para as outras coisas???

Off topic.: Com o Vista e o XP instalado, eu consigo usar uma mesma partição

... Ex.: Tenho uma partição "C" com o XP, e a "D" com programas, Instalando o Vista na partição "E", eu consigo acessar a D?

Postado
Olá,

Estou para comprar o Windows Vista, e estou com muitas duvidas sobre ele.

No meu PC, o que eu teria que colocar para melhorar e suportar o Vista, nao no minimo, mas bem. sem exageros tambem :D

P4 3,0 LGA 775

512mb

HD 80gb Sata

VGA onboard

Olá amigo, respondendo a suas perguntas:

Depende, se voce tem uma máquina bem robusta, compensa sim. No meu caso, eu tenho o computador da assinatura e pra mim não compensou, pois o desempenho em jogos foi bem inferior.

Nem todos os jogos vão rodar. Mas a maioria sim. voce vai ter problema com jogos mais antigos. O desempenho dos jogos no Windows Vista ainda é bem inferior que no Windows XP ( no meu caso, o xp consegue cerca de 40% a mais de desempenho que o vista - olhar pc da assinatura)

Não sei te informar isto :huh:

No seu caso, pra ficar bom mesmo voce teria que trocar tudo e colocar uma placa de vídeo offboard para conseguir um desempenho semelhante ao que voce tem no xp.

___

O Vista é muito pesado e eu acho que ele só vai ser incorporado no mundo dos gamers daqui 1 ano e meio por ai (depois do SP1), como foi o caso do Windows XP.

Abraço

Postado
Na minha configuração da assinatura... Vale a pena eu compra o Vista e instalar?

Ou é melhor deixar os dois em dual boot e usar XP pra jogar e Vista para as outras coisas???

Off topic.: Com o Vista e o XP instalado, eu consigo usar uma mesma partição

... Ex.: Tenho uma partição "C" com o XP, e a "D" com programas, Instalando o Vista na partição "E", eu consigo acessar a D?

Olá don_dock, o windows vista vai funcionar bem legal na sua configuração, mas acredito que o desempenho em jogos vai ser um pouquinho inferior ao desempenho no xp, sem contar que no vista, alguns programas não funcionam muito bem e pode haver incompatibilidade de drivers.

Eu sugiro que você faça o que mensionou acima. Instale o Vista no "D" e comece a sentir o gostinho do novo sistema operacional. Nada e ninguem pra te falar se ficou bom do que você mesmo. Se você nao quiser comprar o windows vista, existe alguns lugares que disponibilizam cópias de avaliação e voce pode testar antes de gastar seu dinheirinho.

Outra coisa, quando voce instalar o vista na partição "D" por exemplo, automaticamente vai aparecer a opção de qual sistema operacional voce deseja iniciar: Windows XP ou Windows Vista, como no seu caso.

Se voce tiver alguma dúvida com relação ao Windows Vista, pode me add no msn: [email protected]

Abraço e boa sorte

Postado

Valeu pelas dicas tiao_cachaca.

Mais uma duvida, tem algum outro gerenciador de boot, parecido com o GRUB, que gerencie o Vista + XP... Um que "esconda" o DOS e deixe a escolha do sistema operacional mais amigavel....

A microsoft bem que podia ter caprichado mais nessa parte. kkk

Postado
Valeu pelas dicas tiao_cachaca.

Mais uma duvida, tem algum outro gerenciador de boot, parecido com o GRUB, que gerencie o Vista + XP... Um que "esconda" o DOS e deixe a escolha do sistema operacional mais amigavel....

A microsoft bem que podia ter caprichado mais nessa parte. kkk

Realmente poderia ter caprichado mais. A tela preta realmente é feia.

Eu não conheço outro gerenciador não, mas com certeza deve existir. Aqui no fórum mesmo deve ter falando. Tente dar uma procurada. Olhe no google tambem.

Abraço

Postado

Vou dizer a mesma coisa que falei em outro tópico...

No dia que o Windows Vista fizer tudo o que o Windows XP faz, e além disso possuir o mesmo desempenho, eu passo a preferir ele pelo seu bonito visual.

Enquanto isso não acontece, Windows XP na cabeça. Não quero que meu pc deixe de ter total desempenho com o Vista apenas pra ficar com com visual mais fashion.

Só larguei o Windows 98 de vez em 2004. Então não tenho pressa. O Windows "bunitinho" Vista pode esperar.

Postado

acabei de comprar um pc !!!!!!!!!!!

como moro no japao tenho condicoes de trocar todo ano o pc

peguei um core2 dual 2.4 6600 4.0mb tenho 2.024 memoria 800mhz

placa de video geforce 8600gts 256mb placa de som 640 hd etc

no meu caso nw vou ter problema em instalar o vista o que q eu estou preocupado é em rodar o emule é achar codecs para ver filmes da internet

vou ter problema ou nw?

abraços

Postado
Vou dizer a mesma coisa que falei em outro tópico...

No dia que o Windows Vista fizer tudo o que o Windows XP faz, e além disso possuir o mesmo desempenho, eu passo a preferir ele pelo seu bonito visual.

Enquanto isso não acontece, Windows XP na cabeça. Não quero que meu pc deixe de ter total desempenho com o Vista apenas pra ficar com com visual mais fashion.

Só larguei o Windows 98 de vez em 2004. Então não tenho pressa. O Windows "bunitinho" Vista pode esperar.

Concordo com você amigo. No meu caso eu migrei pro windows xp mais cedo que você, pois não usava muitos aplicativos antigos, tipo DOS (que no xp antes dava muito problema) Desde o início eu achei o windows xp bem melhor que o win98se, pois quase não dava tela azul e quase não travava, além de possuir o gerenciador de tarefas bem funcional.

No caso do vista, ainda ha bastante perda de qualidade e muitos programas "novos" não funcionam bem. Neste caso eu acho que compensa esperar um pouco mais pra migrar.

Abraço

acabei de comprar um pc !!!!!!!!!!!

como moro no japao tenho condicoes de trocar todo ano o pc

peguei um core2 dual 2.4 6600 4.0mb tenho 2.024 memoria 800mhz

placa de video GeForce 8600gts 256mb placa de som 640 hd etc

no meu caso nw vou ter problema em instalar o vista o que q eu estou preocupado é em rodar o emule é achar codecs para ver filmes da internet

vou ter problema ou nw?

abraços

Você é um privilegiado, amigo. Não é todo mundo que pode ter um computador TOP hoje em dia e usufruir dos aplicativos mais modernos sem perda de desempenho.

Falando sobre codecs para filmes, já existe um pacote bem funcional para o vista. Ainda nao tive problemas. Ele chama Advanced Vista Codec Package 4.4.5 e você encontra ele neste link:

http://baixaki.ig.com.br/download-redir.asp?url=exe%2E544v%5FscedoCatsiV%2F1%2F7554999511%2Felifdnes%2Fmoc%2Eswenateb%2Emurofelif%2F%2F%3Aptth

Eu particularmente não gosto do Media Player 11 e uso um player (que por sinal ja vem com alguns codecs (tipo 3gp, amr por exemplo) chamado GOM PLAYER. Este funciona muito bem no Windows Vista. Você encontra ele neste link: http://www.download.com/GOM-Media-Player/3000-2139-10551786.html?part=dl-GOMMediaP&subj=dl&tag=button

Abraço e espero ter ajudado.

Postado

Fui ontem a tarde na loja do meu tio, pegar o VISTA HOME PREMIUN, mas ele acabou me dando o Ultimate 64bit, vocês acham que fico com ele mesmo ou troco?

Ele é 64bit, irei ter muita incopatibilidade com programas? Qual diferença podemos notar na versão 32 para 64? E em jogos, 64 é melhor?

Ainda não instalei, irei fazer isso hoje a tarde quando chegar do trabalho, mas já estou com várias duvidas, e a principal é: Drivers... Tenho que baixar algum no site da ASUS? ou uso os que vieram no CD da placa mãe? E a placa de video, qual driver vocês me recomendam (XFX GeForce 7300GT)?

Valeu...

Postado
Fui ontem a tarde na loja do meu tio, pegar o VISTA HOME PREMIUN, mas ele acabou me dando o Ultimate 64bit, vocês acham que fico com ele mesmo ou troco?

Ele é 64bit, irei ter muita incopatibilidade com programas? Qual diferença podemos notar na versão 32 para 64? E em jogos, 64 é melhor?

Ainda não instalei, irei fazer isso hoje a tarde quando chegar do trabalho, mas já estou com várias duvidas, e a principal é: Drivers... Tenho que baixar algum no site da ASUS? ou uso os que vieram no CD da placa mãe? E a placa de video, qual driver vocês me recomendam (XFX GeForce 7300GT)?

Valeu...

Amigo, nunca trabalhei com o Vista64. Já ouvi falar que ele apresenta bem mais incompatibilidade, tanto com drivers quanto programas em relação ao vista 32.

Mas como disse e vou frizar: ouvi falar.

No caso, se você tiver como testar, não custa nada. Faça o teste.

Com relação a drivers, você provavelmente vai ter que baixar um mais novo, no site do fabricante (caso o proprio windows vista não detecte pra você).

Abraço e boa sorte

Postado
Amigo, nunca trabalhei com o Vista64. Já ouvi falar que ele apresenta bem mais incompatibilidade, tanto com drivers quanto programas em relação ao vista 32.

Mas como disse e vou frizar: ouvi falar.

No caso, se você tiver como testar, não custa nada. Faça o teste.

Com relação a drivers, você provavelmente vai ter que baixar um mais novo, no site do fabricante (caso o proprio windows vista não detecte pra você).

Abraço e boa sorte

Bom.. eu tenho o 32Bits em outro hd aqui... o ideal é baixar a versão mais recente do driver mesmo... eu tive uma melhora de uns 20% na performance em jogos com o driver mais novo :)

Postado
Bom.. eu tenho o 32Bits em outro hd aqui... o ideal é baixar a versão mais recente do driver mesmo... eu tive uma melhora de uns 20% na performance em jogos com o driver mais novo :)

Eu também tive este melhora, JediMaster007. Mas mesmo assim ainda continua inferior ao windows xp. Vamos ver se com o tempo as coisas vão só melhorando. eheh

Qual driver de viídeo você esta usando? O 158.24?

Abraço

Postado

JediMaster007 e Tiao_Cachaca, vocês dois possuem placa mãe da ASUS e placa de vídeo da GeForce assim como eu.

Então quais drivers vocês me recomendam?

Levando em consideração que possuo o Windows Vista Ultimate 64bit.

Postado
JediMaster007 e Tiao_Cachaca, vocês dois possuem placa mãe da ASUS e placa de vídeo da GeForce assim como eu.

Então quais drivers vocês me recomendam?

Levando em consideração que possuo o Windows Vista Ultimate 64bit.

don_dock, eu estou usando o mais recente, que é o 158.24. Até agora é o que eu obtive melhor desempenho.

Postado

É, pelo jeito Vista aqui vai esperar um tempinho... pelo menos ate o fim do ano fico com o XP.

Devo pegar uma 8600gts e 2gb de memoria

Abraços

Postado
Eu também tive este melhora, JediMaster007. Mas mesmo assim ainda continua inferior ao windows xp. Vamos ver se com o tempo as coisas vão só melhorando. eheh

Qual driver de viídeo você esta usando? O 158.24?

Abraço

Aham... ainda fica pior que o XP sim.

Eu também estou usando o 158.24 :D

você fez o esquema de desabilitar a aceleração a multimonitores? Eu fiz e deu mais uma melhorada também... lá nas opções avançadas, ai deixa em single monitor (aceleração 3d se não me engano... olha com calma que você acha lá :cool: )... é uma dica de um colega aqui do fórum mesmo.

Falou ai galera.

Postado

Essas dicas só funcionam em jogos ( a do monitor ) ou deixa o desktop mais rápido também...

Aqui o Vista ta mais rápido que o XP (no desktop), mas ainda não tentei jogar.

O unico driver que baixei foi o da Nvidia 158.24.

O resto reconheceu tudo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...